Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

É POSSÍVEL SER ECOLOGISTA, DEFENDER O MEIO AMBIENTE E COMER CARNE AO MESMO TEMPO?

Comprar produtos orgânicos, poupar água e energia. Reciclagem, compra local etc.
Ainda existe uma escolha que muitas vezes é esquecida.
É UMA DAS ESCOLHAS MAIS PRÁTICAS E ÉTICAS QUE VC PODE TOMAR.
Essa escolha poderosa pode ser feita por todos nós, todos os dias com O GARFO.
Com a manutenção da criação animal industrial, utilizamos recursos naturais e agrícolas preciosos para a produção de vários tipos de carnes, frios, ovos e laticínios. Nesse processo, não apenas desperdiçamos nutrientes como: proteínas, carboidratos, fibras e vitaminas, mas deixamos um rastro de destruição com a poluição do ar e das águas e a devastação dos ricos ecossistemas florestais. Trata-se de uma cultura de extremo desperdício de recursos naturais que o planeta não poderá suportar por muito tempo. Metade das florestas tropicais do planeta foi queimada e substituída por pastos para gado de corte. Em alguns casos as queimadas de florestas são feitas para depois haver a produção intensiva de soja. Em outras palavras: para alimentar um carnivoro é necessário um terreno 20 vezes maior do que para alimentar um vegetariano puro.
A quantidade de água potável também esta diminuindo drasticamente como o aumento da criação animal, precisamente no momento que os analistas chamam a atenção para o problema da escassez de água – possivelmente o problema ambiental número um deste novo século. Para produzir ½ kg de carne são necessários 9.463 litros de água, ao passo que para produzir a mesma quantidade de trigo, apenas 94 litros são utilizados.
Para produzir 3,5 l de leite de vaca são necessários 2800 litros de água.
PELO SIMPLES FATO DE FAZER ESCOLHAS VEGANAS VC PODE POUPAR MAIS DE 5 MILHÕES DE LITROS AO ANO.
Além disso a indústria da carne polui a água mais do que todas as indústrias de outros ramos juntas, uma vez que os animais criados para abate produzem 130 vezes mais excrementos do que a população humana inteira. Para se ter uma idéia, um abatedouro suíno típico gera excrementos equivalentes a uma cidade com 12.000 habitantes.
A criação Industrial de Animais para Abate é um dos principais agravantes para a Poluição. Uma imensa quantidade de resíduos tóxicos são despejados diretamente na natureza, além de produzirem gases tóxicos altamente nocivos que poluem a atmosfera.
O transporte de animais, é mais um poluidor.
As queimadas feitas para a criação de pasto e lavouras de cereais, destinadas aos animais de corte, produzem 20% dos gases que contribuem para o aumento do efeito estufa
Além disso, o metano e o dióxido de carbono são os maiores responsáveis pelo estrago que leva ao aquecimento global. O que pouca gente sabe é que os rebanhos bovinos mundias emitem, anualmente, mais de 25% de todo o metano que vai parar na atmosfera. Obra dos gases – sim, do pum! – e dos arrotos do gado. Seria hilário se não fosse trágico. E tem mais: quase 90% das queimadas feitas na Amazônia se destinam a criar gado que vai virar bife na mesa do brasileiro, ou para cultivar soja que será usada com ração de gado no exterior. Essas queimadas emitem mais de dois terços do dióxido de carbono ( CO2 ) que o Brasil despeja na atmosfera todos os anos- e colocam o país entre os quatro maiores poluidores do mundo.
QUANTO MENOS PRODUTOS ANIMAIS CONSUMIMOS, MAIS PESSOAS PODEMOS ALIMENTAR.
Tornar o câncer e doenças cardíacas um raridade e não ocorrências comuns e devolver os territórios selvagens aos seus donos por direito.
Devolver os nossos oceanos aos florescentes mundo subaquáticos repleto e vidas e maravilhas.
A indústria pesqueira provocou um declínio global nas populações de peixe levando-às quase extinção em muitas partes do oceano. Enormes redes com quilômetros de extensão varrem as profundezas dos oceanos capturando e sufocando indiscriminadamente todos aqueles que encontram no caminho. TARTARUGAS, FOCAS, GOLFINHOS, BALEIAS E BILHÕES DE PEIXES.
Viveiros de peixes industriais estão a criar zonas mortas.
Enormes quantidades de resíduos concentrados asfixiam o leito orgânico E TODA VIDA ALI EXISTENTES.

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

12 Respostas

  1. O problema principal não é o consumo desses produtos, mas sim a superpopulação mundial e a tendência ao esbanjamento que nossa sociedade pratica. Já foi a um fast food e viu o quanto jogam fora? E nas feiras e Ceasas?
    É claro que o massacre de animais para o consumo é imoral, aliás basta assistir a alguns filmes mimosos que demonstram como o bife e o frango chegam à mesa para sentir impulsos de se tornar 100% herbívoro.
    Mas não vai ajudar muito se todos nos tornarmos vegetarianos e continuarmos a esbanjar, afinal de onde virá o brócolis diário de 6 bilhões? De milhares de hectares de florestas transformados em campos de cultivo. E para onde irão as toneladas de sobras de vegetais? Apodrecendo em lixões ou jogados no mar, gerando poluição e metano.
    Deixaríamos de ser predadores para nos tornarmos gafanhotos, isto é, a devastação continuaria.
    A mudança de hábito alimentar é boa, mas mudança de atitude é ótima.

  2. Bem, faz parte da natureza humana se alimentar de carnes e de vegetais. Eu sou filiado ao partido verde e junto com outros filiados, somos na maioria ecologistas e periodicamente lancamos ações para preservação ambiental e sustentabilidade. Entranto se eu começar a me alimentar só com vegetais ou mesmo com carne de soja eu acabo me sentindo fraco e indisposto no final das contas.

    Em resumo tanto a carne como os vegetais são necessários para a manutenção da saúde humana.

  3. Sim.

    Defender o meio ambiente significa defender o equilíbrio ecológico. O homem (infelizmente) está no topo da cadeia alimentar e carne faz parte de seu cardápio desde o tempo das cavernas. O problema não está em comer carne, mas no quanto de carne que se produz para alimentação humana.

    Concordo plenamente que o que se gasta hoje no mundo (principalmente no Brasil) na produção de carne é absurdo.
    Se todos diminuírem seu consumo de carne o problema já se resolveria.

  4. Sem dúvida estamos comendo carne de mais. Más depende muito como a carne é produzida para que ela seja ecológica. Na agricultura ecológica é necessário plantar adubação verde, se eu utilizo esta, para a alimentação dos animais e depois o esterco como adubo, é possível aumentar a produtividade em 40%, comparado com uma propriedade só de produção vegetal.

    Más hoje em dia na agricultura convencional a produção vegetal e animal é separada. A adubação verde é substituída por adubo químico e agrotóxicos, nos criadouros o esterco polui o meio ambiente e os animais são mantidos de forma totalmente inadequada, o que proporciona grande sofrimento a eles. Também deve ser levado em conta, que são necessários 10 kg de produtos vegetais, como soja milho, etc., que também serviriam para a alimentação humana, para produzir 1kg de proteína animal.

    Antigamente todo mundo criava suas galinhas, o seu porco com os restos da limpeza e as sobras, assim nada era desperdiçado, más hoje em dia o alimento para os animais tem que ser produzido e falta para os humanos.

  5. Claro que sim. Ecologista é aquele que não quer que os recursos naturais se esgotem. Por isso pode comer carne de animais desde que não estejam em extinção.

  6. Ambientalista, a questão de preservação ambiental vai além dos habitos alimentares, a maior vilão hoje é a forma que está instalado o consumismo.
    Pior que comer carne é jogar seu celular num lixo qualquer e acabar num lixão a céu aberto, ainda mais impressionante é osconstantes derramamentos de petroleo nos leitos marinhos, a falta de responsabilidade de grandes potencias em manuzear, armazenar e dar destino aos lixos radioativos.
    A nossa civilização depende dessa consciencia ambiental, com certeza passa pela alimentação, entretanto é um conjunto de regras que ainda não são conhecidas ou aplicadas.
    forte abraço

Perguntas Relacionadas