Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

é “qual o sentido da vida?” a pergunta mais filosófica possível?

É?

Por quê?

Para mim, sim. Porque ela é expressa a mais fundamental busca possível de ser feita: a que fundamenta a nossa existência, entendida como vida terrena, aqui e agora…

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

9 Respostas

  1. Para muito filósofos como Satre, a vida não tem sentido nenhum a não ser o que lhe atribuímos.
    Outros já pensam que o sentido está em cumprir os desígnios da divindade (monoteìsmo) ou de divindades.(panteísmo)

  2. Boa tarde.

    Cada um deve se fazer essa pergunta e não perguntar aos outros!

    Um amiga minha me mostrou um pensamento:

    “Quem olha para fora sonha e quem olha para dentro, acorda.”

    Devemos olhar para dentro de nós e ver o que temos feito com nossas vidas.

    Então, eu não vejo essa pergunta como filosófica, eu a vejo como um meio de se chegar a uma conclusão, pelo raciocínio dos outros.

    Um abraço.

  3. Olá! Gremio

    Viver para ser vê e sentir, chorar sorrir, sofrer e lutar perder ou ganhar, mas existimos no sentido de “nascer viver crescer e morrer.

    Bjkas de Paz!!!

  4. Para mim, o sentido da vida é nascer, crescer e morrer, ou seja, um ciclo. Tudo tem seu ciclo, um começo e uma finalidade dentro de um contexto, e isso faz completo sentido. Embora eu acredite que seja essa sim uma pergunta das mais filosóficas, acho, para ser honesto, a pergunta menos importante a ser respondida. Isso porque a vida é um acontecimento completamente ad hoc, e, depois que descobrirmos qual o sentido mais profundamente filosófico possível para essa questão, o que faríamos com tamanha informação? Isso mesmo! Depois que você finalmente descobrir o sentido mais profundo da vida, o que pretende fazer com essa informação?
    De repente, imagine que você descobriu um jeito de viver eternamente. Decerto se orgulharia tanto que faria com que as outras pessoas quiséssem o mesmo para elas, não tenha dúvidas no tocante a isso, pois mesmo que elas não aquiescessem dessa maneira, indubitável e inevitavelmente uma hora descobririam esse seu “nx”. Mas o que seria do mundo assim? As pessoas estariam preparadas para viver eternamente? Se com a morte já temos 6 bilhões de habitantes, dentre os quais 90% ou mais não tem uma boa qualidade de vida, imagine se todos vivêssem indefinidamente? É lamentável, mas então desejaríamos um jeito de voltar à matéria inanimada.
    Acima foi só um exemplo. A questão é que a filosofia é o prelúdio da verdade, quem é filósofo não é sábio, mas amigo da sabedoria. Por conseguinte, a filosofia vai abrir sua mente para essa questão, até que você a aborde cientificamente. O problema será quando a ciência, você e suas fórmulas matemáticas corroborarem para confirmar suas hipóteses filosóficas, e você se ver em meio a um fato aparentemente inexorável, mas que a cada quantum de pensamento vai ajuntando mais peças, como em um quebra-cabeças, e você não tem outra escolha.Que dizer de todas as suas convicções, que foram perdidas, e você nesse exato momento estará em um caminho sem volta.
    Tome cuidado com suas dúvidas, pois você não sabe o que será depois, quando você não for mais inocente. O sentido da vida está diante de você em tudo que você faz e vê, de forma simples e sucinta, todas as impressões da verdade estão diante de todos nós.
    Sabe, a filosofia é o oposto da auto ajuda, pois enquanto esta respeita seus limites, a filosofia mostra uma verdade que muitas vezes nem mesmo você sabia que, se pudesse, teria optado pela ignorância e senso comum. Filosofia significa literalmente amizade pela sabedoria. Se a sabedoria for sua amiga, saiba que como tal ela dirá, às vezes, o que você quer ouvir, mas também o que você não quer ouvir. A verdade está dentro de você, em algum lugar. Não avance sem antes uma propedêutica espiritual, mas prefira a luz da verdade às trevas da ignorância se assim suportar.

  5. Olá,,,,, o sentido é viver,,, mas tirar bom proveito dessa vida, com evolução moral,espiritual e intelectual.

  6. O sentido da vida é transcender a materialidade e a espiritualidade tornando-se consciente do aqui e do agora, do presente eterno que Deus nos dá.Esqueça o passado ele já foi, o futuro é algo que construiremos com nossos desejos e a vontade de uma vida melhor.O presente só vc pode te dar do bom e do melhor contando que não afete pra pior a vida de ninguém.Ser feliz é o presente que Deus dá a todas criaturas que se conectam com Ele ao viver o aqui junto Dele na plenitude do ser.

  7. A vida não tem um sentido, ninguém nasce programado para fazer alguma coisa e ninguém nasce com as suas concepções prontas, nós é que devemos dar um novo significado para a nossa vida, criarmos uma meta, um objetivo para nos manter firmes em nossa vida sem nos deixar levar por quaisquer tipos de problemas. Qual é o sentido da vida? É o sentido que você quiser que ela tenha.

    Certo?

    Um abraço!!!

Perguntas Relacionadas