Em que data a SuperVia Trens Urbanos S.A. Foi fundada?
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Aqui vai sobre a do Rio de Janeiro.
A antiga Estrada de Ferro Central do Brasil, privatizada em 1998 pelo então governador do Rio de Janeiro, Marcello Alencar , anda fora dos trilhos. Rebatizada de SuperVia, a empresa nunca saiu do vermelho e seus 135 trens, que servem 89 estações em 11 municípios e carregam 320 mil pessoas por dia, podem parar a qualquer momento. A razão é uma disputa milionária com outra ex-estatal. Com aproximadamente 3,4 mil funcionários, administra uma malha ferroviária de 225 quilômetros de extensão e tem uma frota de 159 trens.
História da SuperVia – Fundada em 1º de Novembro de 1998, a SuperVia Concessionária de Transporte Ferroviário S.A. inicia a operação dos trens urbanos de passageiros na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
A Concessão é por 25 anos, renovável por mais 25.
Em 1999 – Criada a Central de Atendimento ao Cliente e o SuperVia Fone.
Sete estações são modernizadas.
Em 2000 – Inicio da integração Trem-Metrô.
Criada a primeira turma de Mulheres Maquinistas.
Lançado o Programa de Educação Ambiental, em parceria com a Associação Ambientalista Defensores da Terra.
Chegada a Saracuruna do trem movido a energia elétrica.
Vinte e quatro estações são modernizadas.
Em 2001 – Início da integração Trem-ônibus na Zona Oeste.
Criada a linha Nova Iguaçu – Central.
Criada a linha Queimados – Engenho de Dentro.
SuperVia inaugura Programa Por Dentro da SuperVia.
Em 2002 – Primeiro trem com ar condicionado entra em circulação.
Criada a linha Bangu – Central.
Revitalização do ramal de Vila Inhomirim.
Modernização do Centro de Controle Operacional – CCO.
Quatro estações são modernizadas.
Em 2003 – Estação Central do Brasil ganha sistema de climatização. SuperVia recebe Prêmio Revista Ferroviária, como Melhor Operadora de Passageiros.
Em 2004 – Frota totaliza 6 trens com ar condicionado em circulação. Duas estações são modernizadas.
SuperVia recebe 3 Prêmios (ANTP / Colunistas / Os Notáveis).
Em 2005 – Relançamento da integração Trem-Ônibus.
Trens de nove carros para a Baixada Fluminense.
Obras de melhorias recuperam 27 estações da Baixada Fluminense.
Frota totaliza 11 trens com ar condicionado em circulação.
SuperVia recebe 3 Prêmios (Aberje / CIEE / Top of Mind Brazil).
Em 2006 – Até outubro de 2006, a SuperVia recebeu 10 trens novíssimos do Governo do Estado, de acordo com o Programa Estadual de Transportes.
Modernização das estações de São Francisco Xavier, Méier e Madureira, com escadas rolantes e melhor acessibilidade.
Implantação do VT Eletrônico em todas as estações da SuperVia.
Em 2007 – Entrega de mais 10 trens coreanos: O Governo do Estado do Rio de Janeiro entrega mais 10 trens novos, com ar condicionado, totalizando 20 composições modernas, através de investimento de US$ 100 milhões, financiados pelo Banco Mundial.
Início das obras Bilhetagem Eletrônica: A SuperVia está implantando em suas estações o sistema de bilhetagem eletrônica, com investimento de R$ 16 milhões, que irá substituir os bilhetes de papel pelos cartões eletrônicos (smart-cards). Atualmente, as grandes metrópoles mundiais já trabalham com este tipo de sistema, que é a evolução da gestão e da operacionalização dos transportes públicos. A personalização do cartão; a possibilidade de descontos e promoções; recarga do cartão via Internet; integração com outros modais; parceria com outras empresas, segurança e confiabilidade são algumas das principais vantagens. A previsão é que todas as estações estejam prontas para a bilhetagem eletrônica até junho de 2008.
Centro Comercial Bangu: Construído na estação ferroviária do bairro, numa área de 350m2, o novo centro comercial possui oito lojas e teve investimentos da iniciativa privada da ordem de R$ 700 mil. O objetivo é oferecer aos passageiros dos trens mais um serviço de qualidade, aliando praticidade e economia. Esse projeto piloto é uma iniciativa da SuperVia, que pretende ainda expandir para outras estações de trem.
Inauguração da Nova Estação Olímpica Engenho de Dentro: A nova estação foi contemplada com uma passarela de acesso direto ao Estádio João Havelange, além de dois elevadores, três escadas rolantes e cinco escadas, que facilitaram a circulação dos passageiros, principalmente durante os jogos. A estação também recebeu um novo mezanino, com bilheterias mais modernas e catracas eletrônicas. Para a reforma da estação de trem do Engenho de Dentro, a SuperVia investiu R$ 3 milhões em melhorias, entre elas, a mudança da subestação de energia, implantação de bilhetagem eletrônica, treinamento de funcionários e comunicação visual trilíngüe.
Inauguração do Espaço Cultural Jorge Ben Jor: Quem passar pela estação de trem de Realengo pode conferir de perto o Espaço Cultural Jorge Ben Jor. O ambiente é uma parceria entre a SuperVia e a ONG Subúrbio Carioca, que oferece shows, espetáculos teatrais, workshops, feiras e cursos profissionalizantes, entre outras atividades.
Em 2008 – Plano de Investimentos de R$ 190 milhões para 2008 e 2009: A SuperVia investirá R$ 190 milhões na adequação de 14 estações, reforma e instalação de ar condicionado em 20 trens, melhorias na infra-estrutura (rede aérea, via permanente e sinalização) e término da implantação do sistema de bilhetagem eletrônica, que estão na fase inicial de execução, com previsão de término em 2009.
R: 1/11/1998 na Cidade do Rio de Janeiro- RJ
SuperVia é o nome da empresa criada pelo consórcio vencedor da licitação que deu a concessão por 50 anos (25 anos renováveis por mais 25 anos) para operação comercial e manutenção da malha ferroviária urbana de passageiros da região metropolitana do Rio de Janeiro, no dia 1 de novembro de 1998. Transporta mais de 9 milhões de pessoas por mês, com uma média de 450 mil usuários/dia, distribuídos em 89 estações, ao longo de 11 municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Atualmente esta empresa afirma que tem dado atenção a diversas ações para o aumento ainda maior do número de passageiros, que ainda está bem aquém da capacidade do sistema. Em parceria com o governo estadual tem instalado escadas rolantes em diversas estações, tem integrado suas operações com outras modalidades de transporte, como os ônibus e o metrô, implantando um sistema eletrônico de bilhetagem eletrônica única, para realizar integrações com outros modais de transporte