Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Espírita,você estuda apenas os temas referendados pela FEB?o resto não é necessário?você se satisfaz?

Robinson – Grato por sua resposta e por sua delicadeza na discordância. Mas talvez não discordemos, pois também acho que tudo deve ser filtrado pela mente e coração, também acho que deve haver um orgão como a FEB que organize, oriente e sugira; mas não que suprima, sufoque, policie e crie barreiras entre o Conhecimento Universalista e os buscadores da espiritualidade; melhor seria se ao invés de em muitos casos apenas proibirem e desconversarem explicarem de forma aberta e argumentada a razão daquilo que proibem ou ao menos não recomendam. Muitos novos conhecimentos complementares a Doutrina estão sendo desprezados e combatidos, os valorosos espíritas não precisam que alguém lhes diga o que devem estudar ou não e sim apenas sugerirem, o que é bastante diferente na prática. Continuaremos nossas conversas amigo, sei que meus amigos espíritas entendem o que quero expressar ou em breve entenderão. Abraço.

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

6 Respostas

  1. Muito pelo contrário, o estudo de diversas fontes é que nos dará segurança do que aprendemos.

  2. Não é satisfatório. Necessário é que a Ciência Espirita se atualize. Essa área é quase nula, o que é de se lamentar muito. Pior que isso é o grande descaso que os próprios adeptos espíritas tem com a abordagem do Espiritismo pelos métodos da Ciência.

    O Espiritismo não vai sobreviver “mancando” com está por esse lado do tripé. Se esse lado falhar, “cairão” a Religião e Filosofia espíritas.

  3. Eu estudo todos os segmentos,porque na espiritualidade de uma forma geral
    toda via de crescimento,são colocadas por Deus a nossa disposição e bem vinda.
    Mesmo porque não tenho esse preconceito de que a nossa e melhor que as outras.
    Todas são bem vindas.Procuro aprender e não colocar bloqueios contra esta ou aquela,mas
    sim aprender com elas e tirar delas suas experiências,e seus juízos porque e isso que vai valer!
    E não ter uma fé cega que confia em tudo.Kardec nos ensinou extrair o melhor disso,pois
    no meu entender,ou você estuda e tira o melhor ou confia em tudo e vive sem propósito
    sem entender como as coisas funcionam.
    Eu não confio em tudo e todos pois existe muitos falsos profetas por ai!
    Por isso estudo extraio o melhor sempre e sem fanatismo,o Espiritismo não está ai para isso!

  4. Caro amigo,

    nós convergimos em diversos pontos e admiro seu conhecimento, porém nesse ponto nós divergimos um pouco.
    Eu acredito, que assim como prega a Doutrina, nós devemos estar constantemente estudando e evoluindo, mas penso que a FEB tem importante papel ao “filtrar” certos materiais.
    Um exemplo clássico, na minha modesta opinião, é o livro Violetas na Janela, clássico da leitura espiritualista, mas que é indevidamente indicado e apontado à pessoas que estou começando a conhecer o Espiritismo, mas que possui informações que podem assustar ou mesmo gerar desdém sobre a realidade espiritual.

    Devemos estar abertos a novas literaturas, mas com muito senso crítico.

    Abraço fraterno!

    dando continuação, meu irmão.
    Até concordo contigo que em alguns casos talvez fosse mais conveniente abrir mais explicações e ampliar o debate. Entretanto a preocupação em não desvirtuar é válida, visto que já tivemos casos no passado, como por exemplo Waldo Vieira e a família Gasparetto.
    Dessa forma eu prefiro pecar pela rigidez do que pecar pelo excesso, pois embora tenhamos a Espiritualidade Maior nos guiando, temos que fazer a nossa parte.

    Abraços

  5. Prezado Lanto,
    Com todo o respeito pelo trabalho desenvolvido pela FEB, não sinto-me realizada com o material fornecido, tornando necessário buscar outras fontes de conhecimento.
    Na verdade, para mim não importa se tem a FEB envolvida ou não, vou pelo conteúdo, se vai contribuir é devida a necessidade de determinada informação e fonte de pesquisa.

    Leio todas as fontes, de todas as religiões, de todas as culturas, a editora pode ser do fundo do quintal, como nos velhos tempos, porém o que realmente importa é o que contém, e não o nome de oque ou quem!

    Luz e Paz!

  6. Caro Lanto :

    A doutrina espírita codificada por Kardec, há 150 anos, provocou uma revolução no pensamento espiritual e entrou em conflito com forças poderosas do catolicismo e do protestantismo ditos cristãos. À medida em que a doutrina se espalhava por todos os continentes, ia abrindo espaços para muitos médiuns se manifestarem e muitos livros e mensagens, desconhecidos para a grande maioria de nós, foram sendo divulgados, principalmente no Brasil e mais especificamente no estado de Minas Gerais, onde parace que houve uma predestinação para a continuação do trabalho iniciado na Europa.

    Aqui há um ‘celeiro’ de médiuns e trabalhadores da causa espírita, como não existe em outros países. Apesar de atacada por todos os flancos pelos religiosos tradicionais, que nada aceitam que não esteja escrito na bíblia judaico-cristã, o Espiritismo avança e conquista adeptos, não por força de ameaças e através do medo, nem por promessas irrealizáveis aqui e além da matéria densa, porém pela inteligência da palavra, pela não agressão às outras crenças, pela doçura do verdadeiro cristianismo.

    O Espiritismo não é uma doutrina fechada em si mesma, em seus livros psicografados ou não. Como disse Kardec, o Espiritismo deu as primeiras palavras, mas não se sabe quando será pronunciada a última, ou seja, para que fosse evitado derramamento de sangue, somente foi anunciado o que foi possível em meados do séc. 19. Com o passar do tempo, e na medida em que as mentes forem se tornando mais capazes, os ensinamentos seriam gradualmente distribuídos de acordo com o poder de assimilação do entendimento das gentes. Hoje recebemos mensagens que cairiam totalmente no vazio se fossem anunciadas décadas atrás. O planeta está deixando de ser órfão para assumir a sua identidade perante as demais civilizações, ainda para a imensa maioria de nós completamente desconhecida em termos cósmicos, que aguardam o momento certo para que haja condições de um intercâmbio mais estreito com os terrícolas. O que deles recebemos é o que ainda merecemos, vejam só o que poderia ser transmitido em nível de conhecimento, tecnologia, amor e fraternidade se tivéssemos como guardar e distribuir esses presentes e tesouros. Mas estamos a caminho desse dia. Os vanguardeiros estão instruindo seus irmãos e pouco a pouco, de elo em elo, com muito trabalho e confiança, despertarão as consciências para a grande Libertação (não salvação) que desponta no horizonte.

    Haja Luz !

Perguntas Relacionadas