Hello,

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Welcome Back,

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Click on image to update the captcha.

You must login to ask a question.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Questions

  • 0
Anônimo(a)

Estadão reconhece que SP está em decadência !! Falou citar o PSDB, viram?

Do Estadão

Procura-se maquinista

04 de julho de 2011 | 0h 00

José Roberto de Toledo – O Estado de S.Paulo

São Paulo está ficando para trás. A desaceleração da velha locomotiva é suave, mas persistente. Enquanto o interior do Brasil e outras metrópoles pisam no acelerador, a capital paulista anda com o freio de mão puxado. Nem por isso seus governantes deixam de dar nota máxima a si mesmos, como se não tivessem mais nada a fazer. Talvez não tenham mesmo.

Entre 2000 e 2010, a renda dos paulistanos cresceu apenas 4% acima da inflação, uma fração do que cresceu o rendimento dos brasileiros e o pior desempenho entre todas as capitais. Nas outras 26, a renda teve um crescimento real de 37%, na média.

Quais problemas atrasaram o desenvolvimento da cidade na década passada? Uma série deles. Desde a mudança do perfil do emprego até o baixo desempenho de seu sistema de ensino, passando pela perda de competitividade ocasionada, entre outras coisas, pela piora do trânsito e aumento do custo de vida.

Menos qualidade no dia a dia associada à possibilidade de trabalhar à distância expulsaram muitos paulistanos dos extratos mais altos de renda para o exterior, cidades do entorno ou para outras capitais. Foi o caso de Florianópolis, destino de muitos ex-moradores de São Paulo que queriam viver melhor. Não por acaso, a catarinense tornou-se a 1.ª no ranking de renda das capitais e a 2.ª entre todas as cidades brasileiras.

Enquanto Florianópolis subia, São Paulo caía: do 4.º para o 7.º lugar no ranking de renda das capitais, e para o 15.º, entre todas as cidades do País. Vitória, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Curitiba já têm renda por habitante maior do que a paulistana. E, no ritmo atual, logo Belo Horizonte também ultrapassará São Paulo. Está no Censo 2010.

Não foi só na renda que a posição relativa da capital paulista piorou em comparação a outras capitais. A taxa de analfabetismo das pessoas de 10 a 14 anos que moram em São Paulo oscilou de 1,9% para 2% na década passada. Parece baixa, mas não é. A taxa das crianças curitibanas era maior do que a das paulistanas dez anos atrás, agora é metade. São Paulo caiu do 9.º para o 10.º lugar no ranking de alfabetização de crianças em idade escolar. A cidade não mais importa analfabetos, os produz aqui.

Crianças que não são alfabetizadas no momento certo engrossam as estatísticas do atraso escolar e acabam abandonando seus estudos precocemente, sem saber o básico para arrumar um bom emprego. Vão ganhar mal e alimentar a espiral do baixo crescimento da renda.

Nos últimos dez anos, a oferta de emprego – motor que fez São Paulo crescer e atrair imigrantes do mundo inteiro em outras eras – mudou de marcha. A indústria e a administração pública, que pagam melhores salários, viram sua fatia diminuir pouco a pouco no bolo do mercado de trabalho paulistano, enquanto cresceram as do comércio e, principalmente, dos serviços. Proporcionalmente menos metalúrgicos e professores, mais office-boys e balconistas.

Como pizza ainda não é material de exportação, a balança comercial da cidade também sofreu. De um superávit de quase US$ 1 bilhão, em 2003, para o maior déficit do século em 2010: menos US$ 7,9 bilhões.

Se São Paulo fosse uma empresa com ações na Bolsa, sua cotação estaria em baixa. Não uma queda abrupta, daquelas que provocam manchetes, mas um suave e confortável plano inclinado que leva do protagonismo à mediocridade. Ainda não chegou lá, mas está a caminho.

Esse câmbio de locomotiva a vagão mais lento do comboio já foi detectado por pesquisadores, como André Urani (Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade – Iets). Mas talvez o bairrismo e a falta de drama tenham evitado que o assunto ganhasse o destaque necessário – para sorte dos políticos que, em tese, deveriam liderar o processo oposto.

Nenhum partido que passou pela Prefeitura de São Paulo nos últimos 15 ou 20 anos tem a ganhar politicamente com a desaceleração paulistana. Nenhum nível de governo (municipal, estadual e federal) é inocente. Da falta de planejamento (de estratégia, de prioridades corretas) à taxa de câmbio supervalorizada, passando pela guerra fiscal, todos deram sua contribuição para inclinar o plano no sentido errado.

A eleição de 2012 é mais uma oportunidade para encarar o problema e enfrentá-lo. Mas os representantes dos paulistanos parecem mais ocupados com o rame-rame de seus joguetes pelo poder. O trem passa e eles olham da estação. Falta um maquinista.

CHORA PAULISTAS, A DECADÊNCIA ESTA ESCANCARADA

You must login to add an answer.

7 Answers

  1. São Paulo entrou em decadência a mais de trinta anos, só não enxergou quem não quis e não sabe observar.

  2. E mesmo assim a petralhada tá loquinha p pôr as mãos no cofre…imagine se estivesse melhor !

    Mas vou te ensinar uma coisa : é a opinião do autor do artigo, para ser o Estadão teria que ser Editorial , entendeu ?

    CLARO QUE SP ESTA ASSIM : 8 ANOS QUE ESTA PRAGA DE PERNAMBUCO SABOTA O ESTADO
    O MERDI NHA ANDANTE SENADOR POR SP, SÓ NOS BOICOTOU
    O OGRO ANÃOZINHO, PINGUÇO FEZ GUERRA FISCAL CONTRA O ESTADO
    TUDO P SABOTAR O PARTIDO, PSDB QUE ELES ROUBARAM O PLANO DE GOVERNO
    PT ODEIA SP E OS PAULISTAS, NÃO SE ENGANEM , QUEREM ACABAR COM O PSDB, COMO NÃO PODEM..RESOLVERAM ACABAR COM O ESTADO

  3. Ainda é pouco, enquanto São Paulo continuar colaborando com 30% do PIB brasileiro, os tucanos continuarão faturando encima disso, enquanto São Paulo continuar atraindo migrantes de todo o Brasil, essa decadência estará mascarada.
    Enquanto não sair o último tucano daqui roubando a lâmpada, não haverá luz suficiente para que ignorantes paulistas continuem elegendo tucanos.

    Beijos meus

  4. 1) E não param de chegar brasileiros de todos os cantos em S.Paulo!
    2) O interior paulista é o segundo mercaado consumidor do Brasil! O primeiro é a cidade de S.Paulo!
    3) 80% dos eventos internacionai realizados no Brasil, estão em S.Paulo!
    4) Nunca soube que super-cidades melhorassem à medida que crescem! Qualquer estudioso sabe que à medida que uma cidade “explode” sua qualidade de vida decresce!…
    5) Citou-se Florianópolis! O PT ganhou para algum cargo do executivo, lá?
    6) Só para lembrar: Nos últimos 10 ou 15 anos, estão incluidas a administraçaõ de D.Marta Suplicy!
    7) Média: 65% de ocupação dos hotéis de categoria internacional em S.Paulo!
    8) Não precisa ser gênio para saber: Empresas prestadora de serviços, recrutam desde faxineiros a engenheiros! As maiores empresas prestasoras de serviços do Brasil, estão em S.Paulo! Só para lembrar:
    Faxineiros ganham bem menos que engenheiros! Nas estatisticas, isso não conta!..
    9) Gostaria de saber quantos apartamentos estão sendo construidos em outras capitais,fora de S.Paulo!…A construção civil emprega muita mão de obra não especializada, e portanto de baixa remuneração!
    10) “Estatística é a arte de mentir com números corretos!”

  5. A elite paulistana/paulista continua com a mesma exploração da época em que sua riqueza se baseava no plantio de café,ou seja trabalho explorado ao máximo com quase nenhuma remuneração.
    Observe,que aparte algumas classes especiais os operários paulistas tomarão o lugar daqueles pobres e explorados colonos.
    O que permite e mantém esse “status quo” é a classe que predomina na governança.P$DB e DEM nada mais são do que velhos senhores de escravos.

  6. .

    Companheiro Mortadela – estou absolutamente convencida de uma coisa: paulista é amargo, sádico e masoquista,

    …e cegos de carteirinha. .

    Não enxergam um palmo além do nariz .Gostam de “xafuscar” na &*@$#% e lamber os beiços.

    Pior que querem nos convencer que isto é bom – cruz credo!

    Não estou nem aí com essa gente amarga, frustrada e despeitada que se exibem com seus comentários ridículos, e tão pouco preocupada com o que vai acontecer com essa gente ignorante e tapada. São dignos de piedade, e dedico-lhes meu desprezo total.

    Enfim, São Paulo tem o governo que merece. Infames aplaude infames. Quer dizer que pra eles está tudo certo. Que se danem, então!… Enquanto isso os de juízo perfeito, o *P*Trabalhador, vão a luta todos os dias carregando São Paulo nas costas.
    .

    VIVA O PT !!!
    VIVA DILMA !!! – PRESIDENTA DO NOSSO QUERIDO BRASIL (doa a quem doer…)

    Tá falado!
    bjks

    .

Related Questions