Hello,

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Welcome Back,

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Click on image to update the captcha.

You must login to ask a question.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Questions

  • 0
Anônimo(a)

Estou fazendo um trabalho de ciências se chama HERBARIO como faço a planilha de avaliação de um Herbario?

You must login to add an answer.

1 Answer

  1. Herbário do Departamento de Ciências Florestais, da Universidade Federal de Santa Maria possui o registro de espécies vegetais do sul do país, espécies de importância florestais nativas e exóticas. O herbário é uma coleção de plantas secas que tem a finalidade de servir como um arquivo para a identificação das espécies vegetais. Tendo importância para a pesquisa na taxonomia e florística, como para outras ciências como a ecologia. Toda a pesquisa botânica tem somente validade com material comprobatório depositado em um herbário, pois sendo assim possível comprovar a verdadeira identidade da planta em estudo.

    espero ter ajudado :X

    Sistema para Manipulação Eletrônica de Dados para Herbários e Coleções Científicas de Plantas

    PhytoCalc

    Levantamentos de Vegetação

    Obtenção das Exsicatas

    As exsicatas e demais materiais científicos que integram o patrimônio do Herbário do Departamento de Ciências Florestais são provenientes de:

    1.

    Coletas realizadas por docentes, técnicos, estagiários e alunos de graduação e pós-graduação;
    2.

    Doações de outras fontes, geralmente em troca de determinação do material ou permuta;
    3.

    Material de trabalhos de pesquisa ou de trabalhos técnicos como “Inventário Florestal Contínuo do Estado do Rio Grande do Sul e Planos de Manejo de Unidades de Conservação”.

    Organização

    O herbário é organizado ordem alfabética ao nível de famílias e gêneros. As exsicatas são protegidas por papelão, amarradas com barbantes e guardadas em caixas de latas de metal galvanizado. As latas são estocadas em estantes de madeira.

    Pessoal

    O Herbário conta com dois engenheiros florestais lotados no Departamento de Ciências Florestais, professores Dr. José Newton Cardoso Marchiori e Dr. Solon Jonas Longhi, este Curador em exercício, funcionalmente responsáveis pelo acervo. Os trabalhos de montagem, registro, inclusão, armazenamento e conservação de exsicatas são exercidos pelos técnicos e estudantes dos cursos de graduação e pós – graduação em Engenharia Florestal. A mão de obra da montagem de exsicatas é compartilhada por técnicos e estudantes dos cursos referidos. Um acadêmico de graduação possui bolsa PRAE – Pró Reitoria de Assuntos Estudantis e os outros são vinculados aos projetos de pesquisas de docentes do Departamento e vinculados a dissertações e teses. Suas atuações no herbário são essenciais, ainda que esporádicas.

    Incorporação do Material à Coleção Geral do Herbário

    O material apresenta-se geralmente na forma de partes desidratadas de vegetais que, ao ser adquirido, freqüentemente está solto, separado apenas por folhas de jornal. Tal material é ” montado” em uma folha simples de papel Kraft (chamado de “camisa”), junto com a etiqueta contendo os dados de coleta. Esse conjunto é inserido numa folha dupla de papel Kraft (chamado de “saia”). A montagem da exsicata visa sua preservação, tanto durante o armazenamento quanto durante os estudos. Os dados de coleta das exsicatas, já montada, são transcritos, datilograficamente, para uma ficha padrão, que é incluída num fichário padrão, que é incluída num fichário alfabético por família e gênero.
    Os dados de coleta da exsicata, já montada, são transcritos, datilograficamente, para uma ficha padrão, que é incluída num fichário alfabético por família e gênero.

    Conservação do Material

    Para prevenção e combate às pragas que danificam o material, é colocada uma camada de bolotas de naftalina no fundo de cada lata. O expurgo do material já incorporado é feito esporadicamente, também se utiliza método de congelamento, sendo esse menos tóxico. Material novo que chega ao herbário é fichado e incorporado à coleção geral; só sendo expurgado quando se constata infestação por insetos.

Related Questions