Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Ética e Moral se confundem ?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

2 Respostas

  1. Ética e Moral são conceitos comumente relacionados, cujos limites se confundem, tornando-se difícil estabelecer onde termina a ética e começa a moral.
    De forma incompleta, se pode dizer que a moral pode ser definida como ciência especulativa, consubstanciada em normas prescritivas que regem os comportamentos sociais, dizendo como os cidadãos devem agir valorativamente. Neste sentido, a moral tem caráter teórico.
    A ética, tal como os gregos antigos concebiam, diz respeito ao foro íntimo de cada cidadão, tendo por base a liberdade de escolha: só se pode falar em comportamento ético quando não há constrangimento e coerção do agir. Neste sentido, a ética se vincula à prática, e tem por juíz a própria consciência de quem executa a ação.
    Contudo, somos herdeiros do pensamento cristão, que atribui uma consciência exterior ao homem, representada por Deus Trino Onipotente, que não só conhece nossos atos como julga nossas intenções. A consciência ética, a partir de então, funda-se na escolha que fizermos sempre referida a outro que é exterior a nós mesmos, quer seja ele Deus ou nossos semelhantes.
    No caso das profissões, como você coloca, houve a junção da ética com a moral, naquilo que se denominou Código de Deontologia, isto é, os tratados de deveres, daquilo que é aprovado ou reprovado, correto ou incorreto, referente ao exercício de uma determinada profissão. Exemplo: no Código de Deontologia Médica está que “ao médico cumpre utilizar os seus conhecimentos técnicos e científicos em benefício do paciente, agindo sempre com prudência e diligência”. Isto significa que, ao atender um paciente, o médico não deve agir pautado por escolhas pessoais, escolhendo quem irá tratar ou não, de acordo com suas impressões individuais, mas segundo normas morais e éticas prescritas no Código de Deontologia, que devem ser observadas por todos aqueles que exercem legalmente a medicina.

  2. e Religião

    os 3 se fundem

    Não existe ética nem moral sem Deus!

    Por exemplo, é ético matar? Sim ou não? Depende do pais e do momento (uma guerra). Mas para a religião, existe uma “lei”, “não matar”, não existe um “se”, é não matar!!!

    Já a ética diria: “matar se mataram o teu irmão”

Perguntas Relacionadas