Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Eu gostaria de saber a diferença entre ciclones, tornados, furacões e tufões.?

Se poderem também detalhar como se mede a força desses fenômenos naturais e colocar uma escala que define a variação dessas forças eu ficaria muito grata.
Também gostaria de saber qual dentre esses fenômenos naturais é o mais poderoso e forte.

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

7 Respostas

  1. Ciclone, tufão e furacão são nomes diferentes para um mesmo fenômeno sendo que este último é o termo mais usado em contexto científico. O curioso é que essa denominação varia conforme a região: costuma-se chamar de furacão quando acontece na América Central e nos Estados Unidos; e tufão quando aparece no Japão ou na Indonésia. Da mesma maneira que dizemos que só em São Paulo tem garoa. Em outros lugares, é um chuvisco fino, diz o meteorologista Mario Festa, da Universidade de São Paulo (USP). Outra variável pode confundir a questão: qualquer tempestade ou zona de baixa pressão atmosférica pode ser chamada de ciclone. Geralmente, porém, os três termos se referem às mais fortes tempestades que ocorrem na natureza, podendo chegar a 1 000 metros de diâmetro e ventos de, no mínimo, 120 km/h. A região central do furacão, conhecida como olho, atinge até 16 km de diâmetro, mas é bastante calma. O problema está no turbilhão que a cerca, onde os ventos ultrapassam 300 km/h. Furacões só surgem em mares de águas muito quentes: no mínimo 27 graus centígrados. Já os tornados são tormentas muito mais violentas e podem aparecer em qualquer lugar, mas dificilmente duram mais que três minutos. O chamado funil, com poucos metros de diâmetro, traz ventos de até 800 km/h, o suficiente para destruir todas as construções que encontrar pelo caminho.

    [email protected]

    1. Uma massa de ar quente e úmido não se mistura facilmente com outra massa de ar frio e seco. Quando elas se encontram em alta velocidade, vindas de direções opostas, o ar quente é lançado para o alto, se condensa e inicia uma tempestade

    2. No momento de impacto, as duas massas começam a girar para perder velocidade. No centro da tempestade onde a rotação é mais intensa surge um funil que chega até o solo. A velocidade do vento é suficiente para destruir casas e lançar carros aos ares

    As regiões alaranjadas no mapa ao lado são os pontos do planeta onde a água do mar é mais quente. Por isso mesmo, estes são os lugares onde nascem os furacões

    Os furacões são o tipo de tempestade de maior extensão que existe na natureza. Quando acontecem, uma mesma região pode ser atacada durante dias por ventos de 120 km/h

    1. Os furacões originam-se sobre mares e oceanos muito quentes. Em cima dessas regiões se formam enormes quantidades de ar quente que sobem em colunas

    2. A massa de ar torna-se tão grande e compacta que passa a sofrer influência da rotação da Terra. É por isso que, ao subir, forma o movimento em espiral, de redemoinho

    3. Quanto mais próximo do centro, maior é a velocidade de rotação do vento. O ar se mantém em movimento até atingir uma altura elevada, resfriando-se e sendo arrastado para fora do furacão

  2. Furacão
    Quando ocorrem no Atlântico Norte e Pacífico nordeste e Pacífico Sul.

    Tufão
    Sistemas formados sobre o Pacífico noroeste.

    Ciclone Tropical Severo
    Quando se formam sobre as águas do Pacífico sudoeste e sudeste do oceano Índico.

    Tempestade Ciclônica Severa
    Para sistemas sobre o a região norte do oceano Índico.

    Ciclone Tropical
    Na região sudoeste das águas do Índico.

  3. iclone e um furacao mais pequeno queo furacao os, tornados e um outro nome que se da para o furacao,furacao e a aquele negocio grandao que mostra na televisao, tufoes e um furacao de agua

  4. Os cientistas dizem que tanto os tornados como os furacões são vórtices atmosféricos. ( vórtice atmosférico não é nada mais que um forte redemoinho de ar). Mas mesmo que estes dois fenômenos do clima sejam fortes redemoinhos de ar, tornados e furacões têm pouca coisa em comum..

    1 .Furacão ou Tufão(como é chamado em alguns países) é uma tempestade um pouco menor mas mais vigorosa do que um Tornado, está localizada na zona tropical, com sua banda de nuvens com giro em forma circular, apresentando vento com velocidade acima de 64 nós. O diâmeto de um Furacão é de cerca de 800 km. A área circular no seu centro é conhecida como o Olha do Furacão..

    Furacão, tufão e ciclone são nomes regionais para fortes ciclones tropicais. Os meteorologistas chamam de ciclones tropicais as grandes quantidades de ar com baixa pressão atmosférica que se movem de forma organizada sobre os mares da região equatorial da Terra. Nem todos os ciclones tropicais se transformam em furacões; alguns desaparecem poucas horas depois de formados..

    Para que um ciclone tropical passe a ser chamado de furacão, é preciso que seus ventos alcancem a velocidade de 120 km/h. Quando isto acontece, o ciclone assume a forma de uma rosca e é batizado pelos meteorologistas com nomes como Catarina, Andrews, Ophelia..

    2. Tornado é o distúrbio mais violento da atmosfera; é uma coluna de ar com rotação intensa que se estende a partir da base de uma nuvem de tempestade. Algumas vezes chamados de “twisters” ou CICLONE, podem aparecer como trombas ou grandes cilindros circulares. A maioria tem menos que 1 km e muitos são menores que um campo de futebol. Os ventos em um Tornado nunca alcançam o solo e a maior parte surge da base da nuvem como um funil com rápida rotação. Geralmente mergulham para a superfície e sobem novamente desaparecendo..

    Os tornados são o pior tipo de tempestade conhecido pelo homem. Eles acontecem quando uma coluna de ar que gira muito rápido se liga, ao mesmo tempo, a uma nuvem de chuva e ao solo. Os ventos que formam esta coluna podem soprar a mais de 500 km/h! Com ventos tão fortes assim, você já deve ter percebido que não é uma boa ideia ficar na rota de um tornado..

    O tamanho de um tornado fica em torno dos cem metros. Já um furacão pode medir mais de cem quilômetros. Enquanto os tornados se formam a partir de uma única nuvem de chuva, os furacões são feitos de dúzias delas. Tornados também podem ter vários vórtices, ao contrário dos furacões, que só têm um. Além disso, tornados acontecem principalmente sobre a terra, ao passo que furacões só nascem sobre mares quentes – quando alcançam a terra, furacões perdem força, pois não encontram umidade, seu principal combustível. Apesar destas diferenças, furacões podem gerar tornados: isso costuma acontecer quando um furacão toca o solo em dia com tempo muito ruim.

    Mesmo sendo possíveis em qualquer parte do planeta, tornados são mais comuns nas Montanhas Rochosas, nos Estados Unidos, durante os meses de primavera e verão. Maio de 2003, por exemplo, foi um mês recorde em número de tornados: foram registrados, ao todo, 546 tornados em território norte-americano.

    Assim como os terremotos possuem a Escala Richter para medir sua intensidade, os tornados possuem a “Fujita-Pearson Tornado Intensity Scale”, ou seja uma escala usada pelos meteorologistas para medir a intensidade dos ventos de um tornado. Essa escala foi nomeada em homenagem aos dois homens que a desenvolveram: Dr. Theodore Fujita e Allan Pearson, diretores do Centro de Previsão de Tempo de Kansas City, nos EUA.

    A Escala Fujita (mais comum denominada assim) está representada na tabela abaixo:

    Classificação Velocidade do Vento(km/h) Danos
    F0 ate 110 Leve
    F1 111-180 Moderado
    F2 181-250 Considerável
    F3 251-330 Severo
    F4 331-420 Devastador
    F5 421-510 Inacreditável
    F6 511-610 Fora de Série

  5. Vá no Google imagens e coloque tufão,ciclone…
    Depois compare as imagens e ache a diferença, ou se não vá na Wikipédia.

  6. Ciclone, tufão e furacão são nomes diferentes para um mesmo fenômeno sendo que este último é o termo mais usado em contexto científico. O curioso é que essa denominação varia conforme a região: costuma-se chamar de furacão quando acontece na América Central e nos Estados Unidos; e tufão quando aparece no Japão ou na Indonésia. Da mesma maneira que dizemos que só em São Paulo tem garoa. Em outros lugares, é um chuvisco fino, diz o meteorologista Mario Festa, da Universidade de São Paulo (USP). Outra variável pode confundir a questão: qualquer tempestade ou zona de baixa pressão atmosférica pode ser chamada de ciclone. Geralmente, porém, os três termos se referem às mais fortes tempestades que ocorrem na natureza, podendo chegar a 1 000 metros de diâmetro e ventos de, no mínimo, 120 km/h. A região central do furacão, conhecida como olho, atinge até 16 km de diâmetro, mas é bastante calma. O problema está no turbilhão que a cerca, onde os ventos ultrapassam 300 km/h. Furacões só surgem em mares de águas muito quentes: no mínimo 27 graus centígrados. Já os tornados são tormentas muito mais violentas e podem aparecer em qualquer lugar, mas dificilmente duram mais que três minutos. O chamado funil, com poucos metros de diâmetro, traz ventos de até 800 km/h, o suficiente para destruir todas as construções que encontrar pelo caminho.

    Furacão
    Quando ocorrem no Atlântico Norte e Pacífico nordeste e Pacífico Sul.

    Tufão
    Sistemas formados sobre o Pacífico noroeste.

    Ciclone Tropical Severo
    Quando se formam sobre as águas do Pacífico sudoeste e sudeste do oceano Índico.

    Tempestade Ciclônica Severa
    Para sistemas sobre o a região norte do oceano Índico.

    Ciclone Tropical
    Na região sudoeste das águas do Índico.

Perguntas Relacionadas