Olá pessoal, leia minha situação e opine por favor! Principalmente se você passou por isso ou é das forças armadas. O texto é grande, mas eu preciso da ajuda de vocês!
Eu fiz 18 anos em Março, e como todo jovem me alistei na junta militar. Voltei lá agora no começo de junho e não fui dispensado logo de cara como alguns foram, o que já me deu muito medo, vou ter que me apresentar para o exame medico no meio de julho, só que tenho uma viagem para fora do Brasil Marcada para a 2 quinzena de Julho. Tenho Medo que alguma etapa caia neste dia. Quando fui a 2 vez a junta comuniquei isso ao sargento e ele disse que se futuramente cai-se na data eu deveria comunicar na hora para algum responsável, mas tenho medo de que eles não vão com a minha cara e me chamem para servir! Como posso evitar isso? A Viagem é intransferível e estou esperando por ela a anos!
Voltando a questão de servir, eu não quero definitivamente, estou fazendo faculdade e adoro o que estou cursando, e o exercito iria atrapalhar e muito a conclusão da mesma, eu exige alem dos estudos estagio obrigatório justamente no ano que vem. Além disso tenho transtorno obsessivo compulsivo e me trato com medicamentos há uns 3 anos e tenho acompanhamento psiquiátrico. Pode parecer bobo, mas já quase entrei em depressão por causa do medo de pegar o serviço militar, sempre tive aversão a qualquer tipo de esporte e atividades físicas! ( as aulas de educação física na escola eram piores do que as de matemática, física e língua portuguesa juntas)
Qual a opinião sincera de vocês?! Será que podem me pegar ou por eu estar cursando ensino superior ou possuir este transtorno posso ser dispensado?
Preciso Muito da ajuda de vocês! Eu sei que essa “preocupação” é originaria do meu problema psicológico mas… essa é a maneira que eu encontro para tentar me aliviar, perguntando aos colegas… Espero que vocês tenham me compreendido ! Obrigado mesmo!
Estranho eles não terem te dispensado. É bem provável que você seja dispensado no exame médico pelo uso de remédios controlados. Se for designado para FAB, isso concerteza ocorrerá, mas no EB, não sei como funciona. Enfim, o mais provável é que seja dispensado.
Boa sorte e fique bem…
Se você é uma mala, cai fora!
Vc quer dizer: “Exército”.
Amigo, é público e notório que há muito + candidatos ao Serviço Militar Obrigatório (S.M.O.)do que vagas, aproximadamente apenas 4,5% dos jovens são selecionados, logicamente os voluntários é que vão ocupar estas poucas vagas. A possibilidade de um jovem “Servir” contra sua vontade é remotíssima.
Também é de conhecimento público que universitários tem uma diferenciação, no S.M.O., podendo concorrer a uma vaga (disputadíssimas) no CPOR/NPOR, onde são formados os oficiais da reserva, ou mesmo adiar a incorporação. ” Os jovens que freqüentam faculdades ligadas à saúde (Medicina, Farmácia, Odontologia e Veterinária) podem se alistar após a conclusão do curso. E aqueles que cursam a universidade em outras áreas, caso sejam selecionados, podem pedir para servir em unidades do Órgão de Formação de Oficiais da Reserva (Ofor), onde o regime é de meio período. As vagas no Ofor, porém, são limitadas.”
Há também um dispositivo legal, pouco conhecido, que isenta o cidadão do serviço militar caso suas crenças filosóficas, religiosas ou políticas entrem em choque com a atividade. A objeção de consciência, incluída na Constituição de 1988, instituiu que o jovem nesta situação pode optar por um serviço alternativo.
Amigo, se você falasse tudo isso na primeira vez que compareceu ele teriam te dispensado na hora. Ninguem que aluno de faculdade no exercito naum, no maximo eles te chamariam para o NPOR, mas se vc naum quisesse eles te dispensariam. Comigo foi assim. Falei que eu fazia faculdade e eles me chamaram para o NPOR e disse que não queria ai eles me dispensaram de cara. Fim.