Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

existe a predominancia de grandes arvores,arbustos ou plantas rasteiras no pantanal matogrossense?

existe a predominancia de grandes arvores,arbustos ou plantas rasteiras no pantanal matogrossense?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

7 Respostas

  1. O PANTANAL MATOGROSSENSE

    O chamado Pantanal Mato-grossense corresponde a uma área baixa de cerca de 100.000Km2 de terrenos de formação recente, localizada na porção sudoeste do estado do antigo Mato Grosso (hoje dividido em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), e que se prolonga através de parte da Bolívia e do Paraguai.

    O Pantanal é uma enorme planície envolvida em semicírculo pelas terras altas dos planaltos Central e Meridional brasileiros sobre o qual corre o rio Paraguai e alguns de seus tributários (São Lourenço, Cuiabá, Taquari, Negro, Miranda, Aquidauana), formando uma admirável rede hidrográfica, interligada por numerosos lagos, responsável pelo lençol de água que se forma nos primeiros meses do ano: o mar dos Xaraiés, como o denominavam os índios. A configuração plana do solo é responsável pelo escoamento das águas.

    A superfície do Pantanal não é perfeitamente plana, quebram a monotonia elevações em forma de ilhas constituídas de rochas resistentes antigas.

    Por ocasião das cheias (entre janeiro e abril), transforma-se num vasto lençol d’água, cuja presença justifica o nome que os primeiros povoadores lhe deram, Lagoa de Xaraiés, de centenas de Km2 e funda de 2 a 3 metros.

    Entretanto, isso não significa que a região seja de pântanos ou brejos. Bem ao contrário. Por ocasião da seca fica inteiramente livre das águas, transformando-se em excelente região de pastagens. Sua superfície não inteiramente plana, apresenta pequenas elevações isoladas, localmente conhecidas pelos nomes de Trombas e Cordilheiras, embora de modesta altitude, além de importante maciço montanhoso com mais de 1.000 metros, que se ergue, abruptamente, na região de Corumbá: a Serra do Albuquerque ou Maciço de Erucum, onde existem valiosos depósitos minerais, não longe da Serra da Bodoquena que avança planície adentro.

    O Pantanal constitui uma bacia recente, semelhante às encontradas nos rios Araguaia e alto Xingu, onde os depósitos aluviais recentes repousam diretamente no embasamento. Deve ter-se originado no final do Terciário como conseqüência do movimento orogenético que produziu os Andes e posteriormente, com o predomínio da erosão lateral devido a climas mais áridos, ampliou consideravelmente a sua superfície. Após esse período tornou-se área de deposição.

    SOLOS DO PANTANAL

    Dominantes: Solos hidromórficos de natureza não especificada, solos aluviais, grumussolo.

    Outros solos: presumivelmente solonetz e planossolo, a par de solos das partes melhor drenadas, localmente denominadas “cordilheiras”.

    VEGETAÇÃO

    Recobrindo a região existe uma vegetação particular, que difere da de outras regiões brasileiras, o chamado Complexo do Pantanal, em que se misturam espécies próprias dos cerrados, dos terrenos alagadiços e da própria flora amazônica, em virtude das ligações existentes entre o alto rio Paraguai e as cabeceiras de rios da Amazônia. Belas associações de Palmáceas aparecem, constituindo os canandazais. No conjunto, o Pantanal apresenta uma mistura de plantas rasteiras, arbustos e árvores, mas os aspectos predominantes são os grandes campos de ervas, as gramíneas, que constituem excelentes pastagens naturais. Um período seco e um período chuvoso, igualmente duráveis, repercute na vegetação forçando-a a adaptar-se tanto na época de grande umidade (de outubro a março), quanto à da seca pronunciada, já que chove entre setembro e abril.

    FAUNA

    Quando cessa a inundação, sobre os campos correm cervos, veados, antas, lontras, ariranhas, pacas e capivaras. Mas em pequeno número, o que leva os fazendeiros a impedirem a caça. Há, no entanto, abundância de onças (pintadas e pardas), porcos do mato de várias espécies, jaguatiricas, quatis, patos, marrecos, pombos e perdizes. Há ainda as emas, os tamanduás e os jacarés. A caça é encontrada perto dos rios e das lagoas, onde também os pássaros costumam agruparem-se para fazerem seus ninhos. Num mesmo lugar, são os “viveiros”, árvores onde vivem milhares de pássaros como o colhereiro, o tuiuiú e as garças.

    CLIMA

    O clima regional assemelha-se ao do Brasil central, com médias térmicas anuais de 24ºC. O total anual de dias de chuvas é de 70 a 130 dias, o mês mais frio é o mês de julho, o período mais quente é de janeiro a fevereiro e o período da seca é de junho a agosto.

    Espero ter ajudado, boa noite!
    e leia seus livros! rs

  2. Existe a predominancia de todos esses tipos de plantas no Pantanal Matogrossense, pois se trata de uma floresta tropical!!!

  3. Ola,estou fazendo uma pesquisa para a minha escola estadual E.E.ROBERTO BIANCHI.
    Estou no sexto ano B. existe a predominancia de grandes árvores,arbustos ou plantas rasteiras na floresta amazônica?
    Cite cinco exemplos de animais típicos desse ecossistema.
    Qual é o clima predominante na área de ocorrência do ecossistema?
    Existe uma estação seca bem definida? de quantos meses?
    Qual é a precipitação média anual do clima predominante?
    Qual é a temperatura média anual do clima predominante?
    Cite três exemplos de unidades de conservação criadas para proteger esse ecossistema.

Perguntas Relacionadas