Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Existe algum alimento natural azul?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

10 Respostas

  1. Totalmente azul não, mas tem uma nuance de azul, como:
    Repolho roxo, figo…

    Roxo/Azul – cuidam do coração
    Os alimentos com cor arroxeada, em função da anticianina, são: ameixa, uva, figo, beterraba e repolho. Este pigmento é fundamental ao organismo porque tem a capacidade de melhorar a circulação, em conseqüência protegendo o coração. As frutas secas são as que mais contêm o pigmento, além de uma grande quantidade de ferro.

  2. Nao existe nenhum produto naturalmente azul…
    Mas tem os com nuance de azul, repolho roxo, cebola roxa, anis…

  3. Não existe um alimento completamente azul. O mirtilo é azulado, mas não é azul mesmo, assim como as ameixas, os figos, etc.

    “Por que não existem alimentos azuis?

    Não existem porque ninguém parece gostar muito de comida dessa cor. É um caso de seleção natural. ‘A presença rara do azul acontece porque boa parte dos animais tem um tipo de visão que dá preferência às cores quentes, principalmente o vermelho’, explica o engenheiro de alimentos da Unicamp Marcelo Prado. ‘É um processo contínuo: os pássaros e outros bichos ajudam na reprodução das plantas cujas flores e frutos despertam seu apetite, espalhando as sementes e o pólen por onde passam.’ É bem provável que tenham existido alimentos azuis em um passado remoto, mas, por falta de interesse do consumidor, acabaram desaparecendo. O ser humano tem um gosto muito parecido. Você já reparou que a maioria das embalagens de comida tem cores quentes, como vermelho, amarelo e laranja? Por isso, não é à toa que nem as indústrias de produtos alimentícios artificiais se atrevem a inventar alguma comida azulada. Pouca gente compraria.”

    Na prática existem alimentos de todas as cores. Praticamente todos podem estimular nosso apetite. Mas não comemos nada azul, e a presença de um alimento azul-claro, ou azul-vivo, ou um azul- profundo provavelmente será desagradável. A observação de um glacê azul pode causar a impressão de algo extremamente artificial e uma espécie de mal-estar indefinível.
    Existem algumas raras exceções, mas não são convincentes. O azul de alguns queijos tende frequentemente para o verde ou preto. Você pode procurar que não vai encontrar nada azul que se possa comer, pelo menos nada que apeteça. O verde, o vermelho, o laranja, e mesmo preto e branco, são amplamente degustados.

    Beijo

  4. Mirtilo: Blueberry Brasileiro

    O mirtilo é uma fruta pequena de cor azul que compõe benefícios à saúde, auxiliando contra males como o câncer e o infarto.

    Esta fruta é proveniente da América do Norte e Leste Asiático. Também é chamada de outros nomes como blueberry, uva-do-monte e vacínio.

    É semelhante a jabuticaba, sua parte consistente é de cor azul-escura, seu sabor é adocicado e possui sementes.

    Aqui no Brasil, é cultivada no Rio Grande do Sul e grande parte é exportada.

    Estudos sobre suas propriedades apontam o mirtilo como arma contra o câncer, pois contém a fibra pectina que ajuda no combate a esta doença.

    Contém também, antioxidantes que combatem os radicais livres que são prejudiciais ao organismo como um todo.

    Os flavonóides ajudam a melhorar a função de enxergar melhor e melhorar o sistema circulatório. O mirtilo possui ainda, vitamina B2, C, E e magnésio.

    Realmente esta fruta pode ser bem apreciada por todos nós, aproveite-a!

  5. Não, e a explicação é tanto bioquímica quanto histórica. “Os corantes presentes nas plantas, cuja função é protegê-las, são substâncias muito sensíveis à luz, ao oxigênio e à acidez”, afirma o engenheiro de alimentos Marcelo Alexandre Prado, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). “Enquanto os pigmentos verde e vermelho são mais resistentes, o azul se degrada rapidamente, a não ser que esteja em um ambiente alcalino, o que é raro na natureza, já que a maioria dos alimentos tem pH de neutro para ácido.” Para piorar a vida dos rangos azuis, o homem nunca fez nada para ajudar. É que, desde a Pré-História, temos a tendência de associar cores a sabores. “A experiência cognitiva do ser humano relaciona cores quentes, como vermelho e laranja, a alimentos doces. O verde, por sua vez, é associado a comidas ácidas e azedas, como o limão. Já o azul remete a coisas mofadas ou estragadas”, diz Prado. Por isso, pode até ser que, há milhões de anos, tenham existido alimentos naturais azuis, mas eles foram deixados de lado pelos nossos ancestrais e acabaram extintos. A não ser, claro, que você acredite que aqueles ovos vendidos no botequim da esquina são mesmo azuis… 😛

    A cor azul é tão desestimulante para o nosso apetite que algumas dietas de emagrecimento até recomendam o uso de pratos azuis para diminuir a fome dos comilões!

    AZUL, PERO NO MUCHO
    Confira um cardápio especial de rangos “quase” azuis

    BLUEBERRY
    Vinda da América do Norte, essa frutinha, conhecida como mirtilo, talvez seja o alimento natural cuja cor mais se aproxime do azul. Quem dá sua peculiar tonalidade arroxeada são as antocianinas, substâncias antioxidantes que combatem o envelhecimento.

    BOLETO-DO-DIABO
    Boletos é o nome genérico de uma vasta família de fungos comestíveis, com mais de cem espécies. A polpa do boleto-do-diabo (Boletus satanas) tinge-se na hora de azul quando ele é partido ao meio e o miolo entra em contato com o ar

    COUVE-ROXA
    As folhas de alguns tipos de couve, como a couve-roxa, possuem uma coloração púrpura, que varia de tons entre o vermelho e o azul. Ela também é rica no mesmo pigmento encontrado nas blueberries, as antocianinas

    MILHO AZUL
    No México, existe uma variedade de milho cujas espigas estão mais para o azul do que para o tradicional amarelo. A farinha feita desse milho diferentão é usada na fabricação de tortillas, as famosas panquecas mexicanas.

  6. O azul do céu. É um alimento natural para os olhos que infelizmente não tenho apreciado regularmente.

  7. Que eu saiba somente o bluebery, um tipo de cereja mais acho que não tem por aqui.

Perguntas Relacionadas