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Existe corredor estratégico no modal ferroviário?

Existe corredor estratégico no modal ferroviário?

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1 Resposta

  1. MODAL FERROVIÁRIO E O FUTURO ESTRATÉGICO DAS CARGAS AO PORTO DE PARANAGUÁ
    Title: Railways and intermodality: The strategic future for cargos to Paranaguá port.

    A atualidade do modal ferroviário no porto de Paranaguá

    Empresas de logística têm apostado na intermodalidade como forma de baratear custo do frete.

    O uso da intermodalidade no transporte de cargas por empresas que operam no Porto de Paranaguá – ou participam dessa cadeia logística – deve crescer este ano em comparação com os números de 2008. Segundo dados repassados pela América Latina Logística (ALL) à Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), em abril, foram movimentadas, em composições ferroviárias, mais de 951 mil toneladas, o que representou um incremento de 32% em relação ao mesmo mês do ano

    Planejamento estratégico da Vale ignora o Pará

    O planejamento estratégico da Companhia Vale do Rio Doce, contemplando ações de médio e longo prazos para o Sistema Norte já previa, desde a segunda metade da década de 80, a cidade de São Luís como futura sede de um grande centro industrial de processamento de minérios. Batizado com o nome de Pólo Sídero-Metalúrgico do Atlântico, o centro industrial planejado pela Vale seria o responsável pelo beneficiamento industrial dos minérios produzidos em Carajás e deveria atuar como indutor de investimentos ao longo da Estrada de Ferro Carajás, aumentando a rentabilidade da ferrovia e transformando-a também em importante área de negócios.

    A discussão teórica do Pólo Sídero-Metalúrgico do Atlântico foi tema central, inclusive, de um encontro realizado no início da década de 90 em São Luís.

    Investimentos:

    21/jun/07 (AER) – Após quase 20 anos desde o último planejamento de transportes realizado no País, feito pelo extinto Geipot, acaba de ser lançado o Plano Nacional de Logística e Transporte (PNLT). Ainda em versão preliminar, o plano foi realizado pelo Centro de Excelência em Engenharia de Transportes (Centram), uma profícua parceria entre os ministérios do Transporte e da Defesa (Instituo Militar de Engenharia – IME).

    O plano, que contempla dois períodos (2008-2015 e 2016-2023), recomenda uma mudança significativa na matriz de transportes brasileiro: a participação do modal rodoviário deverá cair dos atuais 58% para 33%. A ênfase seria dada aos modais ferroviário (passando de 25% para 32%) e o hidroviário, cuja participação evoluiria de 13 para 29%.

    A recomendação é de investimentos de R$ 101 bilhões no período 2008-2015, entre recursos públicos e privados, e de pelo menos R$ 71 bilhões no período de 2016 a 2023.

    A matriz atual, segundo o relatório do PNLT, “se traduz em desvantagens comparativas em termos de competitividade internacional dos produtos de exportação”. Cálculos citados no plano indicam que o transporte representa 32% dos custos logísticos dos produtores – mais do que itens como a armazenagem, estoques e trâmites legais. Há um gasto desnecessário de pelo menos US$ 2,5 bilhões por ano – os fretes hidroviários e ferroviários são, respectivamente, 62% e 37% mais baratos que os rodoviários.

    Clique no link abaixo e confira:

    http://pontoaporto.blogspot.com/2009/06/modal-ferroviario-e-o-futuro.html

    http://www.alerta.inf.br/Transporte/1071.html

    http://www.bahianegocios.com.br/VerConteudo.aspx?ConteudoID=911

    Sucesso Sempre !!!

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