Hello,

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Welcome Back,

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Click on image to update the captcha.

You must login to ask a question.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Questions

  • 0
Anônimo(a)

Existe em São Paulo-Capital alguma estação ferroviária tombada pelo CONDEPHAAT?

Existe em São Paulo-Capital alguma estação ferroviária tombada pelo CONDEPHAAT?

You must login to add an answer.

2 Answers

  1. Existe sim, é a estação da Luz, foi aberta ao público em 1º de março de 1901, a Estação da Luz ocupa uma área de 7.500 metros quadrados do Jardim da Luz, onde se encontram as estruturas trazidas da Inglaterra que copiam o Big Ben e a abadia de Westminter. Não houve inauguração, já que o tráfego foi sendo deslocado aos poucos, mas não demorou muito para a que o novo marco da cidade fosse considerado como sala de visita de São Paulo. Todas as personalidades ilustres que tinham a capital como destino eram obrigadas a desembarcar lá. Empresários, intelectuais, políticos, diplomatas e reis foram recepcionados em seu saguão e por lá passavam ao se despedir.

    A Estação tornou-se a porta de entrada da cidade também para os imigrantes, promovendo a pequena vila de tropeiros a uma importante metrópole. Esta importância, concedida à São Paulo Railway Station, como era oficialmente conhecida, durou até o fim da Segunda Guerra Mundial. Após este período, o transporte ferroviário foi sendo substituído por aviões, ônibus e carros, muito mais rápidos que os trens, hoje a Estação opera somente com trens urbanos.

    Em 1946, o prédio da Luz foi parcialmente destruído por um incêndio. A reconstrução foi bancada pelo governo e se estendeu até 1951, quando foi reinaugurada. A estação ainda passou por outras reformas ou restaurações. Funcionários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM – monitorados pelo Departamento de Preservação Histórica – DPH –, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Artístico – CONDEPHAT – e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN –, órgão do Ministério da Cultura, estão dando banho de conservação na mais charmosa das estações de trem da cidade.

    Em 1982 o complexo arquitetônico da Estação da Luz foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Condephaat ) – Lá funciona também o Museu da Língua Portuguesa , inaugurado recentemente.

Related Questions