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Anônimo(a)

Existem graus de autismo?

Existem realmente vários graus de autismo? Sou professora e leciono em uma turma de 2º ano de estudos do EF e tenho um aluno que apresenta sintomas de autismo, mas não sou especialista e como tenho muitas dúvidas sobre o assunto gostaria de obter algumas respostas:
1) O autista consegue relacionar-se com outras pessoas?
2) O autista pode ser alfabetizado?
3) A coordenação motora do autista pode ser normal como de um aluno sem dificuldade de aprendizagem?
4) Um autista pode apresentar comportamentos diferenciados durante um certo período?
Estou preocupada em ajudar meu aluno portanto procuro esclarecer minhas dúvidas para que possa desenvolver um bom trabalho.

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4 Respostas

  1. pior que existe,
    o autismo consegue sim se relacionar com outras pessoas,
    pois ele não vive no “mundinho” dele, ele só não nos dá atenção por que para ele, somos ignorantes! Os autistas PODEM e alguns já SÃO alfabetisados, só não querem mostrar muito o que sabem! Trate ele como não se fosse Autista, ele sabe o que você quer dizer a ele :::
    “Bem-Vindo ao NOSSO Planeta”
    eles só apenas pessam que tudo é possível (e eles sempre têm razão)
    bjaum ^^

  2. 1) O autista consegue relacionar-se com outras pessoas?
    O relacionamento tem que ser devagar, o autista tem que se acostumar com a pessoa, não se pode forçar uma aproximação repentina!
    2) O autista pode ser alfabetizado?
    Sim, há escolas somente para autistas!
    3) A coordenação motora do autista pode ser normal como de um aluno sem dificuldade de aprendizagem?
    Isso eu acho que não, pois um autista na verdade é uma pessoa com um QI baixo e não há maneiras de elevar esse índice!
    4) Um autista pode apresentar comportamentos diferenciados durante um certo período?
    Como assim comportamentos diferenciado? Um autista pode ficar nervoso caso haja uma aproximação forçada! O mais normal de um autista é o isolamento mesmo!!

  3. Essa imagem do autista que fica balançando e parece um “tonto” é esteriótipo da TV.

    Procure por esses termos: transtorno autístico, espectro autista, autismo de alta funcionalidade ou de alto funcionamento e síndrome de Asperger.

    E veja essas reportagens ou artigos interessantes:

    http://blogs.estadao.com.br/sinapses/da-enxaqueca-ao-transtorno-autistico/
    http://www.psicologia.com.pt/artigos/textos/A0254.pdf
    http://www.universoautista.com.br/materia/asperger.pdf
    http://www.filosofia.cchla.ufrn.br/claudio/sindromeasperger.pdf

    O Nobel de economia de 2002 é um portador de Síndrome de Asperger, considerada uma forma de autismo. A biografia dele é bem interessante.

    E respondendo a sua pergunta, sim, existem graus. É como a hiperatividade ou o transtorno obsessivo compulsivo, a manifestação não é necessariamente na mesma intensidade pra todos os portadores. Sempre tem casos de gente que nem sabe que tem aquilo. Se vc der uma lida nesses artigos que indiquei vai perceber uma divisão em mais ou menos duas classes, do lado “leve” digamos assim, o portador é quase uma pessoa normal, do lado “profundo” por assim dizer, o portador se aproxima bastante daquela imagem do autista q praticamente não tem comunicação.

  4. Se o autismo foi diagnosticado vale falar com o terapeuta que atende a criança para que ele diga o que pode ou não fazer para orientar o aluno em aula, se o aluno ficar incomodado vc terá problemas com a interação com os outros alunos e para ele tanto faz, mas pra vc e os outros alunos faz diferença sim e é importante principalmente para os alunos saberem como agir sem constrangimento, com tranquilidade, sem preocupações excessivas Se o autismo não foi diagnosticado é importantissimo que isso seja feito com profissional habilitado.

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