Achei algumas descrições na Internet., mas não consegui entender exatamentecomo ele é. Reproduzo o que achei abaixo:
•Swing – O golpe mais potente do boxe, porém dados somente em situações bem oportunas, pois deixa o boxeador completamente aberto para receber o que chamamos de “contra-ataque de encontro”, O golpe é dado com a mão de trás (a mais forte) e é lançado de forma descendente (fazendo uma curva de cima pra baixo) visando atingir o queixo ou qualquer outra parte do rosto do adverssário com toda a potência possivel. Se entrar é nocaute.
Cara, o swing é um golpe muito dificil de fazer.
Sua base é fácil, mas a oportunidade é dificil, pq te deixa muito aberto.
Vou tentar explicar como ele é exatamente e como se faz.
O swing, a principio, é “um cruzado de cima pra baixo”.
Funciona como um cruzado de direita. Você gira o pé de trás, e o move o ombro para o lado contrário.
Se eu não me engano, esse golpe foi proibido pela federação internacional, mas alguns lutadores ainda usam uma forma mais “leve” do swing.
Espero ter ajudado ;DD
É um golpe não ortodoxo, podendo ter muitas variações…
Basicamente um gancho de cima pra baixo…
O lutador ao aplicá-lo faz um semi-círculo de baixo pra cima e joga o peso do ombro, atingindo brutalmente o rosto do adversário…
Acho um golpe muito arriscado, o lutador se expõe muito.
Abraço do Juquinha.
já te responderam.
Eduardo, modéstia a parte, acho que esta descrição a qual se refere foi eu quem deu em uma pergunta aqui mesmo no YR, sobre golpes de boxe.
Muito bem, vou tentar simplificar: O Swing é um golpe bastante difundido entre boxeadores americanos, ingleses, etc, os boxeadores cubanos, do leste europeu (antigas repúblicas soviéticas) e de outros países como Polonia, Sérvia e Montenegro, Turquia, etc, as veses nen reconhecem o Swing como golpe, e sim como uma variação de um direto/cruzado ou coisa parecida. O swing é um golpe fácil de se aplicar mas que devido a sua tragetória (é dado de cima para baixo) e parte do punho de trás do boxeador, que desceo-o ligeiramente, lançando-o pra cima e depois pra baixo (como se fazendo um arco) e com isso visa atingir o adverssário com toda a força (na testa, nariz, queixo, etc). Ou seja é mais ou menos aquele “soco” dado pelo moleque brigão de rua, que joga o braço pra trás e depois manda pra frente em forma de arco ou lateralmente com tudo (no caso do Swing, manda de cima pra baixo). O problema é que todo esse movimento faz o boxeador fazer aquilo que ele aprendeu logo no inicio de seu treinamento: “nunca abra a guarda”, e por esse fato esse golpe só deve ser dado quando a oportunidade for clara, pois esse movimento vai fazer ele ficar com o barço todo aberto (ao invês de colodo no corpo protegendo o rosto, como mandam os ensinamentos) e consequentemente com toda a parte superior do corpo e face expostas a um contra-ataque, esse movimento é rápido, mas como do outro lado também terá um boxeador ele estará preparado para ser rápido o bastante para perceber esse movimento e visualizar esses instantes de guarda aberta e ai mandar um direto no rosto, entrar com um uppercut no queixo ou até mesmo soltar um jab preciso e potente na “fuça” do oponente.
O Swing é também chamado de Mata-Cobra, que é um golpe que alguns atribuem a lutadores de poucos recursos técnicos ou a lutadores que quando se encontramem desvantagem durante uma luta e não conseguem equilibrala, no desespero de reagir soltam golpes abrindo a guarda e usando toda a força possível querendo tentar a sorte de acertar o adverssário e acabar logo com a luta.
Como já disse quem fica dando Swing durante a luta é boxeador que não sabe boxear. O boxedor bom só solta tal golpe na boa e dificilmente erra seu alvo ou dá chance ao adverssário de contra atacá-lo. Abraços.