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Anônimo(a)

explique uma diferença entre etica teleologica e a etica deontologica cristã.?

explique uma diferença entre etica teleologica e a etica deontologica cristã.?

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1 Resposta

  1. ÉTICA DEONTOLÓGICA VERSUS ÉTICA TELEOLÓGICA
    Duas perspectivas diferentes para fundamentar a moral
    Em que diferem estas perspectivas:
    1. Na aplicação e utilização de conceitos
    2. Na forma de considerar a moral
    3. Nos fins a que deve estar submetida a acção

    A moral deontológica baseia-se no princípio da autonomia da vontade face às inclinações naturais. Moral é a acção que obedece apenas ao dever. Porque só a obediência ao dever torna o ser humano livre.
    A moral teleológica baseia-se na utilidade das acções para o bem estar e para aliviar o sofrimento das pessoas. Moral é a acção que produz maior bem estar ao maior número.
    A moral deontológica privilegia a forma e a moral teleológica o resultado material da acção.

    Explicação:

    1. Na moral deontológica, a forma da acção moral é colocada a priori, é a forma que é boa ou má independentemente do resultado da acção.
    Uma forma boa é aquela em que a motivação da acção pode ser universalizável.

    2. Na moral teleológica, a forma – o motivo ou intenção do sujeito é substituída pela previsão que o sujeito deve fazer do resultado da sua acção. O sujeito deve prever, fazer um cálculo ou um juízo dos prós e contras e dos riscos que corre. Se intenção for boa e o resultado mau essa previsão racional não foi bem feita. Mas o que tem valor moral é o resultado material da acção do sujeito sobre o mundo.

    Haverá conciliação entre prazer e dever ou são inconciliáveis?
    O que se entende por prazer?
    Tanto Kant como Stuart Mill consideram o prazer intelectual superior ao sensual.
    A questão é: Será que o prazer deve ser o fim da acção moral?
    Para Kant esse fim já existe naturalmente e a moral não é o reino da natureza mas sim da liberdade.Logo o fim da acção moral não é o prazer.
    Para Stuart Mill não temos motivação para a acção moral se ela não satisfizer também um fim natural, desejável, esse fim é o prazer.

    Mas o Prazer só tem valor moral se não for um prazer egoísta.
    Porque o que caracteriza a moralidade das acções é o Princípio da imparcialidade (contraria a nossa natureza primária) o prazer do outro ou o seu sofrimento é semelhante ao nosso e tem o mesmo valor.

    Uma acção não é moral, não é correcta se o seu resultado for apenas o prazer do próprio.
    Para a moral deontológica o prazer não é um fim, o único fim em si absoluto é a dignidade da pessoa. (não especifica apenas diz que essa dignidade é a sua capacidade de ser autónoma, obedecer às leis da razão, às leis que cada um faz)

    Objecções à teoria deontológica:
    Por ser formal e não ter em conta a totalidade da experiência do indivíduo está afastada das condições de vida concreta e impõe-se como algo demasiado exigente. Pode também legitimar actos morais com resultados práticos prejudiciais para o sujeito ou para os outros.
    Vantagens da perspectiva deontológica sobre a teleológica:

    lValoriza a pessoa e perspectiva da intenção visto que a pessoa só pode ter domínio sobre si própria não pode ter o domínio das situações exteriores.
    lAo exigir respeito pelos princípios morais impede a instrumentalização da pessoa por outra.

    Objecções à teoria teleológica:
    Pode criar situações de justificação moral de acções contra os princípios morais.
    Pode confirmar a máxima de que os fins justificam os meios.
    Vantagens da teoria teleológica sobre a deontológica:
    Aproxima-se do Senso-Comum e da realidade vivencial. Preocupa-se com as condições de vida da humanidade. Privilegia o altruísmo.
    Conclusão?
    – Poderemos conciliar o prazer e o dever?
    – Será a obediência a princípios preponderante sobre a avaliação das situações concretas?
    – Não haverá leis morais absolutas?
    – Será o homem a estabelecer, segundo o seu juízo e tendo em conta a circunstância, o melhor e o pior?
    – Deverá ser a lei moral independente da experiência e ditada pela razão?

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