Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Expressionismo e pós-impressionismo são a mesma coisa?

Expressionismo e pós-impressionismo são a mesma coisa?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

3 Respostas

  1. Não são a mesma coisa…

    O expressionismo, de acordo com o Wikipedia foi um movimento cultural de vanguarda surgido na Alemanha nos primórdios do século XX, de indivíduos que estavam mais interessados na interiorização da criação artística do que na sua exteriorização, projetando na obra de arte uma reflexão individual e subjetiva. Ou seja, a obra de arte é reflexo direto do mundo interior do artista expressionista.

    Em minhas palavras, digo que o expressionismo você muda até mesmo as cores, de modo a mostrar o que realmente vê ou o que realmente sente. No expressionismo é comum você ver pessoas pintadas de azul ou manchadas com cores que não são “cor da pele”, por conta da luz que incide sobre ela e como o artista vê isso. A LUZ sob a face torna-a com tons diferenciados.

    Já o pós-impressionismo foi, de acordo também com o Wikipedia, a expressão artística utilizada para definir a pintura e, posteriormente, a escultura no final do impressionismo, por volta de 1885, marcando também o início do cubismo, já no início do século XX. O pós-impressionismo designa-se por um grupo de artistas e de movimentos diversos onde se seguiram as suas tendências para encontrar novos caminhos para a pintura. Estes, acentuaram a pintura nos seus valores específicos – a cor e bidimensionalidade.A maioria de seus artistas iniciou-se como impressionista, partindo daí para diversas tendências distintas.

    O Impressionismo, que é “pai” do pós, de acordo com o Wikipedia também: A busca pelos elementos fundamentais de cada arte levou os pintores impressionistas a pesquisar a produção pictórica não mais interessados em temáticas nobres ou no retrato fiel da realidade, mas em ver o quadro como obra em si mesma. A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura, sendo que geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores da natureza.

    As cores não são tão fora do que são realmente. Acredito que o diferencial é o MOVIMENTO.

  2. É meio grande o texto mais é isso ai, depois da uma resumida!

    Pós-Impressionismo

    Os historiadores da arte adoram rótulos, e “pós-impressionismo” é o nome dado às diversas vertentes de pintura que vieram logo após o impressionismo e que, em termos aproximados, cobrem o período de 1886 a 1910.

    Os impressionistas haviam destruído para sempre a crença artística na verdade objetiva da natureza.

    Os pintores passaram a entender que a visão depende de como vemos é, mais importante ainda, de quando vemos: o “olhar objetivo” estava, na realidade, sujeito a tanto à percepção quanto ao tempo.

    Vivemos num mundo essencialmente fugaz e incontrolável, e a glória da arte é lutar corpo a corpo com esse conceito.

    O maior de todos os lutadores foi Cézanne.

    Ele compreedeu, como nenhum outro artista antes dele compreendera, a necessidade pessoal do artista de reagir ao que via e produzir uma imagem visual e duradoura dessa beleza inconstante e multidimensional.

    Seurat, outro gigante do pós-impressionismo, buscou uma análise mais científica da cor na pintura, muito embora sua arte transcendesse as teorias que ele propôs.

    Outros artistas preferiram representar o mundo não pela aparência física superficial, mas pelas realidades internas, menos tangíveis, e assim exploraram novas associações simbólicas com a cor e o traço.

    Expressionismo, movimento artístico que se caracteriza pela expressão de intensas emoções.

    As obras não têm preocupação com o padrão de beleza tradicional e exibem enfoque pessimista da vida, marcado por angústia, dor, inadequação do artista diante da realidade e, muitas vezes, necessidade de denunciar problemas sociais.

    Iniciado no fim do século XIX por artistas plásticos da Alemanha, alcança seu auge entre 1910 e 1920 e expande-se para a literatura, a música, o teatro e o cinema.

    Em função da I Guerra Mundial e das limitações impostas pela língua alemã, tem maior expressão entre os povos germânico, eslavo e nórdico.

    No norte da Europa, a celebração fauvista da cor foi levada a novas profundidades emocionais e psicológicas. A partir de 1905, o expressionismo desenvolveu-se quase simultaneamente em países diversos.

    O alemão, em especial, caracterizado por cores intensas e simbólicas e imagens exageradas, tendia a abordar os aspectos mais sombrios e sinistros da alma humana.

    Embora o expressionismo tenha adquirido caráter nitidamente alemão, o francês Georges Rouault (1871 – 1958) foi quem uniu os efeitos decorativos do fauvismo à cor simbólica do expressionismo germânico.

    Rouault foi colega de Matisse na academia de Moreau e expôs com os fauvistas, mas sua paleta e sua temática profunda o colocam como um dos primeiros expressionistas, ainda que isolado.

    A obra de Rouault tem sido descrita como “o fauvismo de óculos escuros”.

    Rouault era muitíssimo devoto, e alguns o consideram o maior artista religioso do século XX. Começou como aprendiz de vitralista, e o amor a contornos severos que contenham cores radiantes dão vigor e enternecimento a suas pinturas de prostitutas e palhaços.

    Ele não julga essas desventuradas figuras, mas a extrema piedade com que as mostra causa poderosa impressão; assim, Prostituta no espelho é um libelo feroz contra a crueldade humana.

    Um abraço!

Perguntas Relacionadas