Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Faculdade de Relações Internacionais, onde?

Quais as faculdades que tem Relações Internacionais pessoa? Me ajudem aew!!

Abraços e Feliz Páscoa!

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

3 Respostas

  1. Jota,
    Relações Internacionais ou Comércio Exterior?
    Acho que você se interessa pela carreira diplomática, é isso?
    Se assim for, você deve concluir um curso superior primeiro e depois passar por um processo de seleção que é considerado muito difícil para entrar no Instituto Rio Branco, em Brasília, onde você fará um curso de dois anos para se formar diplomata. Durante esses dois anos você já ganha salário. Se não me engano estava em R$ 8.000,00 enquanto não concluir o curso. Depois disso o diplomata vai subindo postos e salários. Acho que o salário médio para quem já é formado está em torno de R$ 14.000,00, fora os benefícios adicionais. Mas, como te disse, o processo de admissão para o Rio Branco é muito difícil. Comece por aprender a faalr inglês e outra língua, fluentemente.

  2. Os cursos de graduação em Relações Internacionais são muito recentes no Brasil, e encontram-se em fase de consolidação. No passado, era comum que muitas universidades adotassem a denominação de “Relações Internacionais” em relação a cursos que eram basicamente de Comércio Exterior, Direito Internacional ou mesmo de Diplomacia. Mesmo hoje, é comum que cursos que apenas estão interessados no marketing que as relações internacionais proporcionam montem uma grade curricular de “variedades”. Da mesma forma, muitos acadêmicos, sem nenhuma tradição ou pesquisa na área, aventureiramente aproveitam a oportunidade que acontecimentos como o 11 de setembro proporciona para se projetarem. Uma área nova está sujeita a isto.

    Como o candidato ao estudo das relações internacionais pode identificar um curso deficiente? Geralmente eles tem um currículo recheado com disciplinas de diversos departamentos, que são oferecidas simultaneamente a outros cursos, com um mínimo de disciplinas específicas da área. É comum ver grades curriculares com grande porcentagem de cursos de idiomas e até de antropologia e psicologia. Afinal, como deve ser um curso de Relações Internacionais de qualidade?

    As relações internacionais são um campo de conhecimento multidisciplinar, dentro das ciências sociais puras e aplicadas, ainda em construção. Simplificadamente, pode-se considerar que se apóia em dois pilares básicos: a política e a economia. A Ciência Política e as Ciências Econômicas apóiam-se na História, no Direito, na Geografia e, complementarmente, na Filosofia, Sociologia, Cultura e Administração. O curso deve iniciar com uma introdução geral que dê aos estudantes uma visão articulada de todas estas dimensões, de forma coerente, para que depois o estudante tenha condições de articular as diversas disciplinas que seguem. É necessário uma biblioteca de bom nível (inclusive com periódicos), um corpo docente qualificado e, na medida que o curso se consolida, atividades de pesquisa e estágios.
    São várias universidades que oferecem o curso, os mais conhecidos:

    UNB
    USP
    FGV
    PUCSP
    PUCRIO
    PUCRS
    UNESP
    UFMG
    UFV
    UFRJ
    UFF
    UERJ
    E outros tantos…

  3. A melhor opção seira em Harvard, mas não podendo, na UNB de Brasília!

Perguntas Relacionadas