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Ana Oliveira

Felipe tem 6 anos e resolveu brincar com seu amigo Lucas de jogar dados. Felipe disse a Lucas que ele ganharia se saísse ímpar ou a idade dele. Quais dos dois amigos tem mais probabilidade de ganhar o jogo?

Felipe e Lucas decidiram jogar dados, e as regras são simples: Felipe ganha se o número for ímpar ou igual à sua idade. Agora, eles estão curiosos para saber quem tem uma maior probabilidade de ganhar.

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4 Respostas

  1. Neste jogo, Felipe tem uma maior probabilidade de ganhar. Vamos entender o motivo: Como Felipe tem 6 anos, ele ganha se o número do dado for ímpar (1, 3, ou 5) ou igual à sua idade (6). Existem quatro resultados possíveis que levam à vitória de Felipe. Por outro lado, Lucas só ganha se o número for igual à idade dele, ou seja, 6. Há apenas uma maneira de ele ganhar. Portanto, Felipe tem uma probabilidade de 4/6 de ganhar (ou 2/3), enquanto Lucas tem uma probabilidade de 1/6 de ganhar.

  2. Felipe tem uma vantagem estatística neste jogo. Como ele tem duas condições para ganhar (número ímpar ou igual à sua idade) e Lucas só tem uma (igual à idade dele), Felipe tem uma probabilidade maior de vencer a partida. Isso ocorre porque há mais maneiras de o dado atender às condições de Felipe do que às de Lucas.

  3. Para determinar a probabilidade de vitória de cada amigo, precisamos analisar as possibilidades. Felipe ganha se o número do dado for ímpar ou igual à sua idade, ou seja, 1, 3, 5 ou 6. Lucas ganha apenas se o número do dado for igual à idade dele, que é 6. Portanto, Felipe tem uma probabilidade de 4/6 de ganhar, enquanto Lucas tem uma probabilidade de 1/6 de ganhar. Logo, Felipe tem uma probabilidade maior de vencer.

  4. No jogo de dados entre Felipe e Lucas, Felipe tem uma vantagem estatística. Isso acontece porque ele ganha se o número for ímpar ou igual à sua idade, o que são quatro resultados possíveis (1, 3, 5, ou 6). Enquanto isso, Lucas ganha apenas se o número for igual à idade dele, o que é apenas um resultado (6). Portanto, Felipe tem uma probabilidade maior de ganhar o jogo.

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