Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Fertilidade dos solos?

Do que depende a qualidade e a fertililidade dos solos?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

4 Respostas

  1. Depende de vários fatores, que podem ser físicos, químicos e biológicos.

    Como fatores químicos, além da acidez (pH), é importante observar os níveis de macronutrientes: Nitrogenio, Fósforo e Potássio. Esses 3 nutrientes são os que as plantas precisam em maior quantidade.

    A matéria orgânica elevada nem sempre é garantia de boas colheitas, pois outros critérios podem ser levados em conta para ver se essa matéria organica vai estar ou não disponível para que a planta possa absorver o Nitrogenio.

    Além disso temos q analisar vários outros fatores, como a CTC, saturacao de bases, Teor de Al….e por aí vai……

  2. O solo é um recurso finito, limitado e não renovável, face às suas taxas de degradação potencialmente rápidas, que têm vindo a aumentar nas últimas décadas (pela pressão crescente das actividades humanas) em relação às suas taxas de formação e regeneração extremamente lentas. A formação de uma camada de solo de 30 cm leva 1000 a 10000 anos a estar completa (Haberli et al, 1991).
    O solo desempenha uma grande variedade de funções vitais, de carácter ambiental, ecológico, social e económico, constituindo um importante elemento paisagístico, patrimonial e físico para o desenvolvimento de infra-estruturas e actividades humanas.
    A perda de capacidade do solo para realizar as suas funções, deixando de ser capaz de manter ou sustentar a vegetação, é designada por desertificação.

    A fertilidade dos solos depende de um conjunto de factores, uns de natureza física, outros de natureza química. Da conjugação destes factores, resulta a capacidade de produção do solo, que, dependendo do seu perfil (sucessão de horizontes) apenas atinge o seu máximo quando o nível de todos os factores nutritivos e os itinerários técnicos de mobilização, foram correctamente ajustados em função das necessidades dos sistemas culturais.

    As principais ameaças sobre o solo são a erosão, a mineralização da matéria orgânica, redução da biodiversidade, a contaminação, a impermeabilização, a compactação, a salinização, o efeito degradante das cheias e dos desabamento de terras.
    A ocorrência simultânea de algumas destas ameaças aumenta os seus efeitos, apesar de haver diferentes intensidades regionais e locais (os solos não respondem todos da mesma maneira aos processos de degradação, dependendo das suas próprias características).
    A nível mundial, a erosão é a principal ameaça ambiental para a sustentabilidade e capacidade produtiva do solo e da agricultura convencional.

    A erosão resulta da remoção das partículas mais finas do solo por agentes como a água e o vento, que as transportam para outros locais, resultando na redução da espessura deste, perda de funções e, em caso extremo, do próprio solo, podendo ainda implicar a contaminação de ecossistemas fluviais e marinhos, assim como danos em reservatórios de água, portos e zonas costeiras.

    De onde eu tirei isso tem muito + pra vc ler, entender, copiar e colar se for o caso. gaste 1 tempinho só entrando no site q indiquei e vai ver como é gostoso ler + sobre isso.
    Coragem, vai lá e boa sorte!!

Perguntas Relacionadas