Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Física – Espelhos Planos?

Uma pessoa de altura H acha-se defronte a um espelho plano vertical. Sendo h a distância do olho do observador ao solo, determine:

a) A menor altura desse espelho para que o observador possa ver-se de corpo inteiro.

b) A distância que a borda inferior do espelho está do solo

c) A altura do espelho e sua distância do solo dependem da distância do observador ao espelho?

Respostas:
a) x = H/2
b) y= h/2
c) Não

Alguém me explica por favor? Não entendi nada.

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

1 Resposta

  1. a) para que o observador possa ver-se de corpo inteiro é necessário que possua um campo de visão da cabeça aos pés. Para ver a sua cabeça por completo, necessário que esse espelho esteja à sua altura (a uma altura H do solo). Para ver os seus pés, o observador deve olhar para o espelho num ângulo de incidência i igual ao ângulo de reflexão r (i = r).

    Se você desenhar o espelho, a pessoa e os raios de incidência e de reflexão, você vai ver um triângulo isóceles, de base H, e os dois lados iguais são as duas linhas que representam os raios luminosos. Perceba que o ponto onde o triângulo toca o espelho é ponto mínimo para o observador possa ver os seus pés. Observando o triângulo, percebe-se que a altura desse ponto em relação ao solo é de H/2, pois essa altura é projeção dos raios de incidência e de reflexão (tanto na altura da pessoa, quanto na altura do ponto onde o triângulo toca o espelho).

    Como a parte superior está a uma altura H do solo (altura necessária pra ver a cabeça) e o ponto mínimo onde se pode ver o pé está a uma altura H/2 do solo, então a altura mínima do espelho é de H – H/2 = H/2.

    b)
    quando o observador olha a parte inferior da borda do espelho, ele deverá ver o solo. O mesmo ocorre como na questão anterior, você desenhar e perceber um triângulo isóceles. Só que dessa vez a base do triângulo é h, pois a altura do olho da pessoa até o solo é h (a pessoa não está olhando para a sua cabeça, e sim para o chão). Sabendo que o triângulo é isóceles, então a altura do olho até a borda inferior é h/2. Então a distância da borda até o solo é h – h/2 = h/2.

    c)
    Não, pois estando perto ou longe, o que vai importar é o campo de visão que a pessoa tem do espelho. Ex: vamos imginar que um observador esteja muito perto do espelho. Se um espelho for relativamente pequeno e estiver na altura das pernas do observador, ele verá apenas a parte inferior do seu corpo. Já se o mesmo espelho estiver na altura do peitoral, o campo de visão do observador abrangerá mais detalhes.

Perguntas Relacionadas