Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Fiz meu primeiro sparring de boxe ontem e estou cheio de dúvidas! Será que alguém pode me dar uma ajuda?

Oi pessoal, eu vou tentar ser breve, prometo! rs

Assim, ontem fez um mês que comecei a treinar boxe, faço duas aulas por semana de 01:30, ou seja,fiz 8 aulas até agora, e tem uma moça que treina comigo, ela tá lá há uns 3 meses mais ou menos, ontem no final da aula o professor falou pra gente fazer um sparring, bem de leve, dai blz, a gente colocou o protetor de cabeça, e fomos “brincar”, dai tipo, meu, eu comecei há um mês, eu percebi o quanto ainda sou inexperiente, porque a gente treina na frente do espelho, treinamos manopla e talz, mas na hora de colocar tudo isso em prática, vem um desespero e eu acabo esquecendo quase tudo, fiquei só dando jabs e diretos, e as vezes uns cruzados de direita, ela foi melhor que eu, me acertou um no olho que doeu, ahuaha, eu também acertei no nariz dela, que a gente teve que parar, mas sabe, eu sinto que tenho muito medo de tomar o soco, sem contar que tipo, eu não sei me defender, ela me acertava um monte brincando, só no final da luta que eu comecei a “prever” os movimentos dela, ela tava fazendo sempre jab direto, dai eu esperava o direto e defendia, dai dava um cruzado nela, claro, tudo isso de leve, mas tipo, depois fui fazer sparring com meu professor, é impossível acertar ele, só uma hora que acertei um direto na cara dele, dai ele me deu um no estômago mais forte e todo mundo parou e começamos a dar risada, ahuaha

Eu queria dicas para fazer um sparring melhor, tipo, o que devo fazer? para me defender melhor, eu percebi que toda vez ficava olhando para a mão dela, para ver se consegui defender o movimento

Valew pessoal

Espero ter o privilégio de receber a ajuda do grande Faustino, que sempre é atencioso e entende muito do assunto!
Hey, eu percebi que ela é quem sempre toma a iniciativa, e eu vou pelo contra ataque, quando ela bate, eu tento acertar ela aonde a defesa dela abriu, funcionou bem, mas eu ainda não consigo defender bem, ela me acertava uns socos lentos bem no meio da cara…. eu sei que to treinando só faz um mês, mas mesmo assim, é legal eu ter a opinião de pessoas mais experientes ^^

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

6 Respostas

  1. Primeiramente vc deve conhecer bem seu adversario, tipo, tem uns q vao pelo contra ataque e outros tomam a iniciativa, outros se movimentam e alguns ficam parados, etc. Vc tambem deve SE conhecer, tem q saber o melhor para vc. Esse ´´medo“ q vc tem é passageiro daqi a um tempo de treino vc nem vai mais saber o q é isso . VLW E BOA SORTE !

  2. E ai amigão Lei W. Primeiramente, você só vai melhorar no esparring a medida que for praticando, ou seja, seus defeitos vão começar a desaparecer a medida em que você estiver mais “maduro” para esse tipo de treino, 2º o Fato de você estar com “medo” do punho do adversário é perfeitamente normal (visto que você fez seu 1º sparring), 3º o fato de você estar lutando no contra-ataque é porque ainda esta tímido no sparring, 4º quando treinou com a menima e ela conseguiu te acertar golpes mesmo que de forma lenta é porque você ainda não consegue mesclar: esquiva, movimentação de perna e contra-ataque de encontro (explorando as brechas do adversário, quando este golpeia) e 5º você ainda tem um longo caminho a percorrer para conseguir fazer um sparring com seu professor de igual pra igual. Quanto a você “esquecer” dos golpes, esquivas, etc e parecer que esta numa briga de rua, é normal (no começo) e cabe ao professor ir corrigindo isso. Ele deve parar o sparring vez por outra, dar dicas para os alunos sobre defeitos que estão cometendo e golpes e maneiras de lutar que devem ser mais ou menos explorados de acordo com o adversário, além de exigir um aumento ou diminuíção no ritmo de luta toda a vez que achar necessário. Pois isso vai dar mais segurança e mais confiança aos alunos, além de tornar o sparring mais técnico e menos “brigado”.
    Costumamos treinar o que chamamos de “aula dirigida”. É uma espécie de sparring com golpes e esquiva previamente combinadas, além de muita movimentação de pernas (que cada um faz de acordo com seu estilo), as combinações que geralmente são: jab, direto, esquiva, jab, direto; jab, direto, esquiva, jab, direto, esquiva, cruzado, cruzado, esquiva, esquiva, guancho, gancho; combinações de jabs, diretos, cruzados, guanchos, upercuts, esquivas, passos laterais e pra trás, além de vários tipos de bloqueios (treinamos mais de 15 combinações diferentes, fora as que os lutadores combinam por conta própria). Esse tipo de treinamento te dá reflexo e agilidade pra fazer um sparring real, além de te obrigar a coordenar os golpes, esquivas e bloqueios (evitando que tudo pareça uma briga no mercado de peixe). Sei que muitos professores não usam mão deste tipo de treinamento (a maioria por desconhecimento) e outros por acharem não ser necessário ou não terem conhecimento dos beneficios que este dá ao aluno durante as lutas reais.
    Sobre o fato dele no seu 1º sparring te chamar para lutar com ele, eu não concordo pois acho que para isso você deveria estar mais “cascudo” nos sparrings, além é claro de que professor e aluno quando lutam (seja sparring ou não) deve haver muita confiança e entendimento entre as partes, acho que para esse tipo de treino, vocês deveriam se conhecer melhor (mas não estou dizendo que ele esta errado, pois tudo isso que falei é politica da escola onde treino. Cada professor tem, seus métodos).
    Com muito treino e força de vontade você irá melhorar seu nível no sparring, se tiver alguma dúvida relativo ao treino pergunte a seu professor (ele esta lá pra isso), se não concordar com alguma coisa, questione (sem é claro ultrapassar o limite aluno/professor) e só aceite quando a resposta for satisfatória, se não for, procure ler sobre o assunto ou buscar informações com outras pessoas que entendam de Boxe (não há nada de errado nisso). No mais é só treinar, se dedicar e buscar o conecimento, que logo você vai estar fazendo um sparring solto, com variações de golpes, usando bem as esquivas e coordenado bem sua movimentação de pernas, com isso será capaz de ter a exata noção de distância, velocidade e força e assim conseguira “achar” (acertar) com mais facilidade seu oponente, além de se desviar melhor dos golpes dele.
    OBS: Quanto a história de olhar para os punhos do adversário (isso também é comum no início), converse com seu professor sobre esta dificuldade. Boxeador olha nos olhos do adversário (como um Tigre) e as fintas de golpe e corpo são definidas a partir da movimentação do ombro (que também deve ser observado o tempo todo). Abraços.

  3. heheheh
    com o tempo o nervosismo sai cara…é normal
    é só até vc acostuma a luta 😀
    dai quando vc tiver mais treino vc vai ve a diferença contra os iniciantes…
    e vc fica nervoso tbm pq vc sabe pouca coisa ainda

    abraço

Perguntas Relacionadas