Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Fusão Nuclear das Estrelas ?

Como se calcula o tempo em que uma Estrela ira realizar a fusão Nuclear durante a fase da seqüencia principal por exemplo o Sol realiza a fusão Nuclear durante a fase principal por 10 Bilhões de anos Estrelas mais massivas duram menos Estrelas menos massivas duram mais
Más como se calcula o tempo em que uma Estrela realiza a fusão Nuclear durante a fase da seqüencia principal ?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

4 Respostas

  1. Sabemos que uma estrela encontra-se na sequencia principal quando está produzindo luz, certo?
    Só que a luminosidade é provida da energia nuclear, das reações interiores. Quando essa energia (a luminosa) é “despejada”, na verdade, é a própria energia nuclear que está sendo utilizada.
    Então, dedutivamente, podemos dizer que o tempo de vida é uma relação entre a quantia de energia que uma estrela tem guardada pela quantia de energia que está sendo liberada.
    Da mesma forma que podemos prever o tempo de esvaziamento de uma caixa d’água sabendo sua vazão e a quantia estocada, podemos fazer o mesmo para o Sol.

    Neste caso, temos: t○ = energia estocada/luminosidade

    E de acordo com dados do site http://astro.if.ufrgs.br, temos:

    t○ = 1,26×10^44J/3,9×10^26J = 3,29×10^17s = 10^10 anos

    Abraço!

  2. Até onde eu sei, o cálculo é bastante complexo. A reação de fusão só acontece dentro da estrela, e tem uma taxa de transformação. Por exemplo, o Sol está transformando Hidrogênio em Hélio constantemente, só que ele não está transformando todo o Hidrogênio que tem ao mesmo tempo, mas segundo uma certa proporção. À medida que a nucleossíntese vai substituindo o hélio por hidrogênio, mais hidrogênio tem que entrar na mistura. O curioso é que existem correntes de convecção no Sol: o hélio recém formado parece que é mais quente que o hidrogênio que está na superfície do Sol, assim estabelece-se uma corrente ascendente e outra descendente. Eu não faço idéia da complexidade dos cálculos, mas dá para perceber que é uma dinâmica bem complexa.

  3. Como disse nosso colaborador CesarG, isso tem uma dinâmica muito complexa. A reação nuclear de uma estrela está basicamente atrelada a um quesito: Gravidade. quanto maior for sua gravidade, mais massa ela terá (e vice-versa) e mais rapido ela queimará seu combustivel e em maior quantidade. A gravidade do sol faz com que cerca de 600 milhoes de toneladas de hidrogenio choquem-se POR SEGUNDO liberando luz e calor, mas veja bem, isso é valido PARA NOSSO SOL pois como eu disse uma estrela de maior gravidade vai queimar muito mais que 600 milhoes de toladas de H2 por segundo pois a gravidade é tão ferrenha que faz com que os atomos viagem a velocidades alucinantes, muito mais rapido que dentro de nosso sol e em quantidade muito maiores que a dele. então é uma resposta dificil para te dar com exatidão. Mas creio que fatores como gravidade, massa, calor gerado são essenciais para o calculo.

Perguntas Relacionadas