Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Gêneros masculino e feminino existem mesmo?

Por Ângela Rodrigues em referência ao 8 de março!

Que homens e mulheres são diferentes e que o abismo que os separa é abissal, ninguém discute. Mera questão de fisiologia, de hormônios, de gênero e porque não dizer de DATAS.

No que diz respeito a questões fisiológicas e hormonais deixemos para os especialistas…. Quanto ao gênero e às datas… me parecem convidativos.

O Gênero (masculino e feminino) é um conceito criado na década de 70 para explicitar que sexo social não é determinado pelo sexo biológico; ou seja, a sociedade imputa uma diferença cultural entre homem e mulher que resulta em uma cisão construída, independente portanto de determinações biológicas.

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, considera que o conceito de gênero refere-se a uma “categoria de análise das ciências sociais para questionar a suposta essencialidade da diferença dos sexos, a idéia de que mulheres são passivas, emocionais e frágeis; homens são ativos, racionais e fortes. Na perspectiva de gênero, essas características são produto de uma situação histórico-cultural e política; as diferenças são produto de uma construção social. Portanto, não existe naturalmente o gênero masculino e feminino.” (CASTILHO, 2008, http://pfdc.pgr.mpf.gov.br/eventos/campanhas/dia-da-mulher/verbet).

Portanto, muitas das diferenças entre homem e mulher não decorre da sua constituição natural, mas sim dos atributos que o gênero masculino e feminino incorpora do contexto cultural em que estão inseridos.

Considerações sobre o gênero ( masculino / feminino) e resposta a Vinicius de Moraes – Parte 1/2

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

4 Respostas

  1. Amygo Oculto,

    Falo por mim, quando comecei a fazer análise com uma terapeuta Junguiana, ela disse que eu era Filha do Pai.

    Por ser ativa, racional e muito impulsiva… só não tinha a força que os homens em geral tem. Eu diria que sou uma mulher fálica.

    Com o passar do tempo, pude perceber que temos atributos femininos e masculinos, tanto os homens como as mulheres.

    E que esta coisa de mulher é assim ou assado e o homem também, é mais uma questão cultural.

    Já percebeu que os idosos… dependendo da maneira como estão vestidos…temos que olhar bem, para definir se são machos ou fêmeas, e assim também em muitos bebês…

    O q importa mesmo é ser feliz, ser do bem… o masculino e o feminino, para mim servem para definir se coloco [a] ou [o] antes da palavra.

    Trazemos dentro de nós as duas energias… a manifestação é cultural, a atração, o impulso natural, seja por um sexo ou outro, na minha maneira de ver, são atributos naturais de experiências espirituais que precisamos passar, vivenciar.

    Conheci um padre do Nordeste, que diz que os homossexuais, são anjos na terra com a oportunidade de vivenciar as duas energias, ao mesmo tempo. E que por serem anjos, deveriam sublimar a prática homossexual, pode ser coisa da igreja católica, mas faz sentido.

    AINDA sou heterossexual, mas cheguei à conclusão, que nossa natureza humana é Bissexual.

    Como sempre, traz um assunto polêmico, que nos faz pensar… e falar…

    Beijo grande, bom feriado!

  2. O adjetivo bizantino se deve às frívolas discussões que existiriam em Bizâncio, onde se discutiria o sexo dos anjos. Oxalá, no futuro, brasileiro não seja usado desdenhosamente como referência a um país onde a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão escreve em documento oficial que “não existe naturalmente o gênero masculino e feminino.”

    Abs

Perguntas Relacionadas