Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

gente me ajuda plano de curso para maternal e jardim 1?

olá pessoal.sou professora do maternal e jardim 1.é a minha primeira turma e estou com dificuldade para montar o plano de curso.por favor me ajudem enviando alguns modelos

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

2 Respostas

  1. Oi Guria! Vou te dar uma mão,primero tu pensa o que vai trabalhar com o Maternal porque eles são menores exs:Faz com os menores um projeto de brincadeiras antigas:piao,cinco marias,peteca,pipa etc………..
    Agora com o jardim tu pode explorar td.A matematica,domino,quebra cabeça,contar historias a eles e as crianças dao o fim,calendario,trabalhar frio calor.
    Alfabeto movel;
    Jogo que se trabalha os nomes proprios;
    Boliche de rotulos;
    Folclore;
    Bingo de palavras e figuras;
    Bingo dos rotulos ex:Omo,Lux,traquinas…….
    Vara de numeral;
    Se quiser mais ajuda è so mandar um e-mail que te ajudo.
    Sou professora do Maternal

  2. Olá amiga educadora!! Espero poder ajudar:

    COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS – PLANO DE CURSO (MODELO) :
    TURMA: MATERNAL (Pode ser adaptado para JARDIM I )

    ÁREA DO CONHECIMENTO
    OBJETIVOS
    LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
    Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar necessidades e sentimentos;
    Interessar-se pela leitura de histórias;
    Familiarizar-se com a escrita no cotidiano com livros, revistas, histórias e etc;
    Aprender a escutar textos e histórias;
    Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
    Escolher livros para ler;
    Demonstrar capacidades de reconto de histórias;
    Participar de pequenas dramatizações;
    Reconhecer as vogais;
    Identificar os nomes dos colegas;
    Copiar seu nome;
    Diferenciar escrita de desenhos.

    MATEMÁTICA

    Estabelecer noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem por exemplo;
    Construir conceitos matemáticos: longe, perto, dentro, fora, em cima , embaixo, novo, velho, em frente, atrás, primeiro, último, noite, dia, agora e hoje;
    Perceber relações de causa e efeito nas coisa;
    Seriar objetos: tamanho, comprimento, espessura;
    Construir noção de quantidade: muito, pouco, cheio, vazio, mais, menos, o mesmo tanto;
    Descrever qualidades quanto a cor, forma e tamanho;
    Agrupamento de objetos ( classificação);
    Discriminar e nomear as primárias, as figuras geométricas, grande, pequeno, grosso, fino, alto, baixo, frio, quente, gelado, liso, áspero, leve, pesado, molhado, seco, duro, macio;
    Discriminar sabores diversos e odores: salgado, doce, azedo, amargo, agradável e desagradável;
    Identificar gradativamente os numerais ( até 5) e as quantidades correspondentes.

    ARTES

    Manipular diferentes objetos e materiais explorando suas características, entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
    Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos, ampliando suas possibilidades de expressão e comunicação;
    Interessar-se pelas próprias produções e pelas diversas obras artísticas ampliando seus conhecimentos do mundo e da cultura;
    Produzir trabalhos de artes, desenvolvendo o gosto e o respeito pelo processo de produção e criação.

    MOVIMENTO

    Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
    Desenvolver atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras;
    Explorar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento;
    Controlar gradualmente o próprio movimento e ajustar habilidades motoras;
    Apropriar-se progressivamente da imagem global do corpo, conhecendo e identificando seus elementos;
    Desenvolver atitudes de interesse e cuidado com o próprio corpo;
    Segurar corretamente o lápis e manejar a tesoura;
    Realizar a atividade de enrolar, modelar, rasgar e empilhar;
    Deslocar-se com destreza progressiva no espaço.

    NATUREZA E SOCIEDADE

    Explorar o ambiente para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contatos com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos;
    Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias;
    Estabelecer relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação da espécies e para a qualidade de vida humana.

    MÚSICA

    Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos;
    Brincar com música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
    Explorar materiais e escutar obras musicais para propiciar o contato e experiências com a matéria prima da linguagem musical;
    Refletir sobre a música como produto cultural do ser humano e importante forma de conhecer e representar o mundo.

Perguntas Relacionadas