Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Gente me responde essa pergunta de história?

Eu quero saber porque o grego Heródoto (480a.ac a 425a.c) é considerado o pai da história ?

Só isso.

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

3 Respostas

  1. Oi!

    Heródoto de Halicarnasso foi um historiador grego, continuador de Hecateu de Mileto, nascido no século V a.C. (420 a.C. – 485 a.C.?). Heródoto de Halicarnasso (moderno Bodrum na Turquia) foi o autor da história da invasão persa da Grécia nos princípios do século V a.c., conhecida simplesmente como As histórias de Heródoto. Esta obra foi reconhecida como uma nova forma de literatura pouco depois de ser publicada. Antes de Heródoto, tinham existido crônicas e épicos, e também estes haviam preservado o conhecimento do passado. Mas Heródoto foi o primeiro não só a gravar o passado mas também a considerá-lo um problema filosófico ou um projeto de pesquisa que podia revelar conhecimento do comportamento humano. A sua criação deu-lhe o título de “Pai da História” e a palavra que utilizou para o conseguir, história, que previamente tinha significado simplesmente “pesquisa”, tomou a conotação atual de “história”.

    Fim

  2. Muito se tem escrito de Heródoto e a sua obra. Todavia, as conclusões tem sido as mais diversas possíveis. Alguns autores têm se empenhado em apresentar Heródoto como um charlatão, que forjou deliberou datas e fatos. Já outros autores buscam defender o título de “Pai da História” para Heródoto, fazendo todo o possível para aproximar os métodos do grego do século V a. C. aos dos historiadores contemporâneos.

    Esta linha de pesquisadores, que busca transformar Heródoto em um historiador positivista, na mais estrita concepção do termo, tem em Collingwood um de seus representantes mais ilustres. Para este autor, Heródoto preenchia os quatro requisitos básicos para fazer uma história positivista, a saber: científica (começa por uma indagação e procura uma resposta), humanista (preocupa-se, basicamente com os feitos realizados pelos homens), racional (busca fundamentar com provas as suas conclusões) e auto-reveladora (mostra aos homens o que os seus semelhantes realizaram no passado).

    Collingwood afirma que: “Heródoto não limita a sua atenção aos simples acontecimentos, considerando estes acontecimentos, (…) como ações dos seres humanos que tiveram suas razões para atuarem como o fizeram”. Mais do que isso, para Collingwood é “claro que a história, para Heródoto é humanista, e não mística ou teocrática”. Nestes trechos, fica evidente que Collingwood se dedica a defender Heródoto da “acusação” de fazer uma história religiosa. Para aquele autor, caso ficasse comprovado que Heródoto realizou uma História com determinante religioso seria impossível enquadrar o historiador grego entre os positivistas, o que inviabilizaria o título de “Pai da História”.

Perguntas Relacionadas