meu marido sempre me manda embora e me diz que ñ tenho nenhum direito sou casada no civil
ha 13 anos e tenho 4 filhos com ele todos de menor e queria saber se algum dia eu resolver mesmo
ir embora quais são meus direitos de esposa e tbm dos meus filhos a mais velha tem 12 anos e o mais novo 08 anos porque ñ temos casa propria vivemos de aluguel e esse meu medo de me separar dele ja nos separamos uma vez ah alguns anos atras e ele ñ me ajudava em nada agora eu penso muito em ir embora quando ele me manda me ajude
aff, vc tem mais direito q ele, tem q lutar, vc pode se dar bem, vai no promotoria e na delegacia da mulher, pede uma restrição de 3 metro e boa !!
Que regime vocês são casados? e for comunhão parcial de bens, você tem 50% de tudo que vocês tiverem construido após o casamento,e ele tem que pagar pensão(30% do salario dele) Alimenticia para os filhos e pra você tambem.Se você realmente decidir ir embora vá até a AOB da sua cidade e peça um advogado, eles te dão assistencia de graça.
Olha,se vcs possuírem alguns bens dependendo do regime de casamento de vcs tudo devera ser partilhado
Como vcs moram de aluguel tanto faz vc ir embora como ele,
Ele tem o dever de pagar a pensão para os filhos,esse valor deve cobrir 50% dos gastos dos filhos incluindo o aluguel e a outra parte é vc quem deve cobrir,
Se vc não trabalha procure um trabalho,faça algum curso pq assim vc terá dinheiro para manter vc e seus filhos.
Caso ele continue te humilhando dessa forma a melhor coisa a se fazer é se separar,procure um defensor publico e conte o que esta acontecendo,vc pode pedir o afastamento dele do lar alegando agressão psicológica,,,sendo assim o juiz manda ele sair de casa e estipula o valor da pensão.
Se vocês tiverem algum bem móvel ou imóvel e forem casados sob o regime de comunhão parcial de bens, você terá direito a metade dos bens do casal, que são todos aqueles bens adquiridos após o casamento.
Se vocês se separarem, seus filhos terão direito à pensão alimentícia e, se ele negar-se a pagar, procure a defensoria pública, que ele será intimado e obrigado a dar um percentual do salário que ele ganha, de acordo com o que o juiz estipular.
Boa sorte.
Amiga, vc com 4 filhos querer sair no mundão é loucura, nem casa própria vc tem, se eu fosse vc faria alguma coisa para tentar salvar seu casamento, leia alguns sites especializados nesse assunto, separação vai ser pior pra vc… Converse com seu marido, entrem num acordo que é melhor pra vcs.
PEnsao né menina……………………. 4 filhos + 20% do salario dele dividido por cada um dos 4= uma boa pensada por mes …………….. ja paga seu aluguel .
Vamos lá:
1- vc nem precisaria ser casada pra ter direitos. A lei determina que 2 anos convivendo juntos, sob mesmo teto faz o vínculo da União estável;
2- se saires de casa, caracteriza abandono de lar e isso te fará perder muitos direitos adquiridos, inclusive pensão e possivelmente a guarda dos filhos, pois ele poderá alegar seqüestro.
3- desde 1977 o regime de casamento é comunhão parcial de bens, ou seja, TUDO o que foi adquirido depois do casamento ou união se comunica e terá que ser dividido em partes iguais.
4- teus filhos tem direito a pensão alimentícia+educação+saúde.
5- toda separação pra preservar direitos, DEVERÁ ser feita somente em juízo, para que os filhos menores tenham seus direitos preservados totalmente.
6- poderá ser exigido que ele continue pagando aluguel da casa, pois os filhos menores tem o direito de uma vida estável.
Amiguinha, procure um advogado, se não tiveres dinheiro pra pagar as custas, tudo poderá ser feito por um Defensor Dativo (pago pelo estado).
Vc tem direitos, e deve preservá-los, assim como brigar até pelos centavos dos teus filhos.
Este advogado gratuito vc pode conseguir junto a OAB, ou mesmo no Fórum da sua cidade.
13 ANOS CASADA E 4 FILHOS E MORAM DE ALUGUEL???
NA SUA CIDADE NÃO TEM ANTICONCEPCIONAL? CAMISINHA?SEU MARIDO É MAIS POBRETÃO QUE UM MENDIGO SEM TETO, SEUS DIREITOS É COLOCAR AS MANGAS PRA FORA E IR TRABALHAR
Sou advogado e posso responder sua pergunta apenas com cunho de informação. Saliento que tenha cuidado com as respostas nesta categoria que são respondidas de forma irresponsável sem o mínimo de conhecimento e de forma errônea por pessoas que acreditam saber mais que um advogado.
Bem, na verdade quanto a vc, se não tem condições de arcar com sua própria subsistência, desde que, não deu motivos para a separação, poderá pedir uma pensão.
Quanto aos bens possíveis de haver, se for regime de casamento de comunhão universal de bens, tem direito a meação de tudo o que vocês tem de bens móveis e imóveis. Em caso de comunhão parcial de bens, tem direito a meação do que foi adquirido a título oneroso na constância do casamento.
Quanto a seus filhos eles tem direito de receber pensão alimentícia, em média de 33% do total de rendimentos líquidos do outro conjugê que não detém a guarda. Não cabe qualquer bem, pois não é herança, e logo não existe herança de pessoa viva.
Aconselho vc a procurar um advogado de sua confiança para que confirme minha assertiva.
Espero ter ajudado.