Estão dizendo que a Terra gira mais lentamente na sua parte interna, descobriram agora, que eu saiba em relação a parte externa o giro externo sempre será bem maior que a parte interna, gostaria de saber. Só descobriram isso agora, deve ter algo mesmo que o burro aqui não saiba. ALGUÉM PODE ME EXPLICAR ISSO ?
O Zeca Ateu, aparece e explica para o velho burro aqui…he..he..he…
Joca, Werner Von Braum eu era amigo dele, um grande sujeito, fugiu da Alemanha Nazista e escondeu bem os planos da V2, foi um grande sujeito, veja bem que sou verdadeiro, eu era amigo dele, não disse que ele era meu amigo….he..he..he..he…
NERO!
Meu grande amigo, aqui não tenho nem canais abertos ..he…he..he…que dirá fechado….he..he..he…
Mas a competencia e sabedoria de MAGRELO, Já explicou com clareza tudo que perguntei, ele mostrou que é um elemento de grande capacidade, deve ter estudado bastante, [ se não copiou e colou] mas agora só falta entrar em um cursinho que nossas vovós faziam de educação e boas maneiras para vir a ser um grande homem com certeza…..he..he..he……
O Daniel, mostrou que é um sujeito sabido mesmo e bem educado com certeza.
Lorem….fostes maravilha superando tudo…..
Bysa e Egipcya,,,,, a presença de você sempre é gratificante obrigado, estamos aprendendo aqui com certeza.
XLSX=== obrigado linda ….
Djavi……eu não vi nada he…he..he..
Na verdade, a velocidade angular é igual em todo o planeta. Entretanto, quanto maior o raio, para a mesma velocidade angular, maior a velocidade linear. Como à medida que nos afastamos do centro da Terra estamos aumentando o raio, a velocidade linear é maior. Agora, isso não é novidade…
Abraço, boa semana.
O estudo desenvolvido pelo Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Cambridge detalha que o núcleo do planeta se move mais lentamente do que o grau anual do que se pensava, a velocidade de rotação é inferior a um grau a cada 1 milhão de anos.
O núcleo interno da Terra cresce mais devagar na medida em que o fluído externo vai se solidificando sobre a superfície do núcleo externo, afirma a pesquisa de Lauren Waszek, e a diferença na velocidade hemisférica leste-oeste deste processo fica congelada na estrutura do núcleo interno.
“Descobrimos que a velocidade de rotação provém da evolução da estrutura hemisférica, e assim demonstramos que os hemisférios e a rotação são compatíveis”, explica Waszek.
Até agora, assinalou a geofísico da Universidade de Cambridge, este era um importante problema para a geofísica, “porque as rápidas velocidades de rotação eram incompatíveis com os hemisférios observados no núcleo interno, não permitiam tempo suficiente para que as diferenças congelassem a estrutura”.
Para obter estes resultados, os cientistas utilizaram ondas sísmicas que cruzaram o núcleo interno, 5,2 mil quilômetros abaixo da superfície da Terra, e as compararam com o tempo de viagem das ondas refletidas na superfície do núcleo.
Posteriormente, observaram as diferenças na rotação dos hemisférios leste e oeste e comprovaram que giram de maneira consistente em direção a leste e para dentro, por isso que a estrutura mais profunda é a mais velha.
A descoberta é importante porque o calor produzido durante a solidificação e o crescimento do núcleo interno dirige a convecção do fluído nas camadas externas do núcleo.
Os fluxos de calor são os que encontram os campos magnéticos, que protegem à superfície terrestre da radiação solar, e sem os quais não haveria vida na Terra.
Waszek disse que os resultados “apresentam uma perspectiva adicional para compreender a evolução do nosso campo magnético”.
Olá Guardião,
Burrinha sou eu que imaginava o contrário hehehe
Essa não é muito minha área, como pode perceber, rs!
= # = # = # =
Eu que tenho a agradecer a amizade, as perguntas e respostas e os comentários de sempre, és um amigão.
Carácoles ! Pelas giradas.
Eu emprestei o meu caderno de apontamentos de física e astro física.
Ao meu amigo Wernher Von Braun.
Pois ele queria fabricar uns foguetes
Logo que receber de volta eu responderei tua pergunta.
Tenham todos um ótimo dia.
Eu não posso explicar…..mas gostei de ler as respostas acima…..bjs.
Temos quase a mesma idade
amigo meu,
e antes de partirmos desta
para “uma melhor’,muitas
outras descobertas serão
“descobridas”
é esperar para ver.
Meu caro amigo
Podera ter essa sua pergunta muito mais bem explicada se por ventura
assistir o canal fechado de HISTORIA .
Seu conteudo, do canal, coloca todas as impulhações de seculos para
o lixo, Tudo é divulgado cientificamente, e seus pesquisadores informa
com os minimos detalhes.
Nesse meio tempo mais uma da gangue do Lula e suas rapinas::
E o mico?
Entendi que foram descobertas uma fraude de R$ 2,5 bilhões e outra de R$ 1,3 bilhão no Panamericano, que colocaram em risco o patrimônio de Silvio Santos e criaram sérios problemas para a Caixa Econômica Federal. Também entendi que, para evitar essa “tragédia”, o Banco Central está “costurando” uma solução que livra todos de prejuízos, ainda permitindo que o BTG Pactual compre a parte de Silvio limpa de “esqueletos”. Tudo será possível com a injeção maciça de dinheiro de um tal Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Entendi quase tudo. Só não entendi quem vai ficar com o mico. Parece que, como sempre, os que ganham em negócios de risco e fraudes vão sair numa boa, enquanto o abacaxi deles será descascado com recursos de correntistas e contribuintes. Triste sina a de nosso país.
CASO BANCOOP
Sede penhorada
A Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop), ligada ao PT e à CUT e suspeita de fraudes, lavagem de dinheiro e de dar calote em quem sonhava com a casa própria, está com a sede penhorada. Seu ex-presidente João Vaccari Neto continua tesoureiro do PT nacional, recebendo salário. Não tenho notícia de que suas contas foram bloqueadas. Quem será o padrinho?
Só pode ser a gangue do LULA
bstks®
Eles estão falando da velocidade angular e não da velocidade radial, logo a questão NÃO É tão intuitiva quanto pensa. O título da manchete é enganoso. A verdade é que os pesquisadores provaram que o núcleo possui uma estrutura dotada de dois hemisférios com propriedades diferentes, nada a ver com a velocidade de rotação. Além do mais, é sabido que a rotação do núcleo é MAIS VELOZ QUE A ROTAÇÃO DA SUPERFÍCIE.
Voltando ao problema da super-rotação do núcleo:
Faça o seguinte experimento: encha um copo de água, segure-o pela boca e o gire tentando não mover seu centro de posição, o que ocorre? Apesar das paredes do copo girarem, a água em seu interior permanece quase imóvel e imperturbada. Isso é ocorre porque a água é um fluído dotado de inércia, ou seja, seu fluxo (no caso da água parada, nulo) tende a permanecer igual.
A estrutura da Terra é parecida. Temos um núcleo sólido, cercado por uma grande camada líquida que é evolvida por uma casca sólida. Por causa da camada líquida os movimentos de rotação do núcleo e da crosta são praticamente desacoplados, ou seja, eles giram de forma quase independente. Isso permite que as velocidades ANGULARES das duas partes sejam diferentes.
Estudar a estrutura interna do planeta é algo extremamente difícil. A quem diga que o verdadeiro desafio não é o espaço, mas sim o centro da Terra. Abaixo de nossos pés, temperaturas e pressões gigantescas impedem o envio de instrumentos que sondem as propriedades do planeta diretamente, por isso somos obrigados a usar de inferência indireta para entendê-lo.
Por exemplo, sabemos que a Terra possui núcleo sólido baseados nas características da propagação de ondas sísmicas pelo interior do planeta. É algo parecido com tentar ver se um coco tem água batendo nele e ouvindo o som! A medição atual da velocidade angular do núcleo vem de usos mais avançados do mesmo princípio.
Só sei que Deus parou as núvens para o Povo sair do egito na sombra.
E que descobriram que tinha água em marte. Se Deus reuniu todas as águas e formou o mar e distribuiu em lagos , rios etc. Tirou a água de marte né? kkkkkkkkkkkkk
Esses cientistas teem cada uma.
Bye.
Graças a vc amigo, aprendi um pouco mais aqui hoje.
Não fosse sua pergunta, eu não saberia dos fatos.
Mas adorei as respostas do Daniel e da Lorem, elucidaram bem a questão!
Bjus Guardião!