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Anônimo(a)

gostaria de ver por escrito uma garantia de retifica de motores?

pois fis o motor do meu carro, e com menos de seis meses ele apresentou problemas de novo, é um Fiat argentino

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3 Respostas

  1. Um certificado de garantia èpode ser explicito(por escrito) ou implicito ou seja, se houve o fato, ha tambem o direito.
    Cabem aqui muitas perguntas… voce tem uma nota fiscal do serviço? foi retifica completa ou parcial? foi retificado seu motor ou foi base de troca?é uma empresa que trabalha com retifica de motores ou uma mecanica geral?
    Pelo codigo de defesa do consumidor, todo serviço ou peça tem obrigatoriamente e no minimo 3 meses de garantia. No caso de haver explicitado na nota fiscal ou haver um certificado de garantia com prazo maior, vale o que esta escrito. Toda garantia tem seus direitos e deveres e eles devem estar bem explicados por escrito para que tenham valor. Geralmente as garantias de retifica sao de 1 ano ou de 10.000 a 20.000 Km, o que acontecer primeiro. No seu caso fica dificil avaliar pois nao disponho de dados fazer um julgamento. Se voce esta tentando buscar algum direito mas nao tem nota fiscal ou certificado de garantia pode se apegar nos seguintes fatos: 1 – o fornecimento de nota fiscal do serviço e das peças é obrigatorio. (se nao fizeram ponto seu). Verifique se eles tem alguma publicidade do serviço de retifica e qual a garantia que consta e se for o caso se apegue por ai se ainda estiver dentro dos prazos. De outra forma, so tribunal de pequenas causas. Boa sorte.

  2. Isso tens que pedir à oficina que fez seu motor. Mas garantia é garantia, se seu carro apresenta problemas na parte estrutural, onde foi mexido no conserto, sem dúvida está na garantia. Mas a garantia regulamentar é de três meses, então se não tiver garantia adicional, a sua já expirou.

  3. Nunca espere que a retífica de um motor atinja 10% da longevidade inicial.

    O principal furo da retífica acontece nas camisas do pistão, onde o brunimento é feito com lixas, ou seja, por abrasão.
    O brunimento tem por fim criar sulcos microscópicos a fim de reter uma pequena porção de óleo lubrificante do motor, de formas que quando o cilindro desce e raspa o excesso de óleo que é borrifado contra as suas paredes. Esse óleo é para lubrificar as duas partes compostas por aço ( do anel e da camisa) e é o responsável direto pela longevidade do motor.

    Mas o brunimento de fábrica é feito por uma máquina que cria um sulco em forma de parafuso, feito por esferas que são comprimidas contras as paredes do cilindro, de forma que assim a profundidade é mínima e retém apenas uma quantidade muito pequena de óleo, razão pela qual o motor não queima óleo, ou seja, o brunimento é quase invisível. No brunimento de retífica a lixa cria muitos sulcos em desalinho e com profundidades diversas e grandes, o que retém muito óleo e faz o nível de óleo baixar muito rápido, quando o cliente reclama e não vai adiantar nada.
    Por isso muitas retíficas não dão uma garantia clara e definitiva.

    Nem menciono os outro problemas que podem ocorrer nos mancais, bielas e edes de válvula, o que são indícios de uma retífica de segunda.

    Qualquer dúvida, exija a garantia e procure o PROCON.

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