Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Governo Brasileiro sofre ataque cibernético. Seria um tipo de retaliação?

Os sites da Presidência da República, da Receita Federal e da Petrobrás foram alvos de ataques de hackers na madrugada da quarta-feira (22). Este foi o maior já registrado pelo governo.

Os efeitos dos ataques se deram ao longo do dia quando foi difícil acessar as páginas atingidas.

O ataque às páginas brasileiras partiu de PROVEDORES ITALIANOS, mas os INVASORES podem estar em qualquer lugar do mundo.

As páginas ficaram fora do ar entre 0h40 01h40 da madrugada da quarta-feira.

O Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) informou em nota que NÃO houve acesso aos bancos de dados e NEM danos aos sistemas e suas informações.

No sábado, os ataques cibernéticos ATINGIRAM DADOS do Exército e divulgaram informações de quase mil funcionários.

As Forças Armadas estão preocupadas com os ATAQUES e no segundo semestre inauguram um Centro de Defesa Cibernética (CDCiber), que reunirá cerca de CEM OFICIAIS DO EXÉRCITO em um prédio em Brasília.

Para dar a dimensão da gravidade do problema no mundo hoje, o coronel do Exército Luis Cláudio Gomes Gonçalves, que coordena a implantação do CDCiber, citou o vírus Stuxnet que prejudicou principalmente as centrífugas das usinas nucleares do Irã. “É um vírus sofisticado, que ataca um determinado tipo de equipamento, alterando a velocidade das centrífugas e fazendo com que elas se autodestruam. Dizem que foi criado para atrasar o programa nuclear iraniano”, disse o militar em entrevista ao Estadão. O programa nuclear iraniano é alvo das pressões dos EUA.
CDCiber – Na guerra cibernética, Brasil adota estratégia do contra-ataque
General “firewall” prega defesa-ativa e diz que criação de ciberarmas ainda é assunto tratado como tabu entre os países

O Quartel General do Exército Brasileiro para a guerra do século XXI fica no 3º andar, bloco “G” do Setor Militar Urbano de Brasília. É de lá, operando um pequeno notebook, que o general José Carlos dos Santos prepara sua tropa para enfrentar um inimigo invisível: HACKERS e VÍRUS que invadem redes do governo, capturam segredos e destroem programas essenciais para a defesa do País.

Sobre notícias dando conta de vírus criados por governos estrangeiros, como o Stuxnet, que segundo o jornal The New York Times foi feito em parceria entre os Estados Unidos e Israel para atrasar o programa nuclear iraniano, o general busca se distanciar.

“Tenho lido muito sobre ataques e ciberguerra. Nós vimos o caso da Estônia, que teve toda sua rede paralisada por um ataque, especula-se, da Rússia. Mas ninguém afirma quem é o responsável. Na mídia é dito que vários exércitos seguem o caminho de desenvolver armas. Os Estados Unidos, Inglaterra, Israel, mas não há confirmação, isso é tratado como um tabu. Ninguém admite o que está fazendo”, explica.

Cerca de 30 mil ataques diários

Na íntegra aqui no site: http://www.defesanet.com.br/cyberwar/noticia/1632/CDCiber—Na-guerra-cibernetica–Brasil-adota-estrategia-do-contra-ataque

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

5 Respostas

  1. Meu; se não for deveria ser veja a ultima do nosso Des-Governo em vigor á partir de 04/07/11=Governo, Politica, Ètica e Caráter !?
    Aos que já colocaram esta para votação delataram e disse que vou chamar a mamãe, acho que depois desta blindagem aos bandidos nem sua mãe escapa, para resumir os PTralhas em beneficio próprio aprovaram a modificação no Código Penal Brasileiro, Assim á partir de 4 de Julho de 2.011, Não haverá mais prisão em flagrante ou preventiva para, Assaltos, inclusive os praticados diariamente pelos políticos, portar armas inclusive de uso restrito as forças armadas, estupro, quebrar a companheira na porrada, homicídio culposo, homicídio simples e etc. conforme consta na A reforma das cautelares no Código de Processo Penal – Revista Jus …
    A Lei n. 12.403, de 4 de maio de 2011, publicada no Diário Oficial de 5 de maio de 2011 … em 4 de julho de 2011 (vacatio legis de 60 dias), altera 32 artigos do Código de … no tribunal do júri brasileiro e as alterações da Lei nº 11.689/08 … Militar na atribuição constitucional de manutenção da ordem pública .., e ainda me criticam quando digo que o STF criou Jurisprudência no caso Battisti para o arti 121 que doravante será não homicida mas ATIVISTA DE ESQUERDA E AINDA TEM DEFENSOR DO PT TOMARA QUE SEJAM AS PRIMEIRAS VITIMAS DOS 200 MIL DETENTOS QUE VÃO GANHAR AS RUAS A PARTIR DE 04/07/11

  2. Como o Brasil está virando uma potência mundial é evidente que seremos alvos de várias situações. O ataque na rede era evidente…cedo ou tarde.

  3. Não acho que isso é uma retaliação da Itália como querem fazer crer.
    O Brasil chama a atenção do mundo e dos vagabundos virtuais também, que tentam atacar os sites do governo apenas por vaidade, por nada mais.

    Beijos meus

  4. Com certeza estamos incomodando muita gente lá fora e em especial aqueles que outrora mantínhamos continuamente com fortunas oriundas do povo chamado de subdesenvolvido que somos nós. Agora que crescemos, que estamos mantendo fortes laços comerciais como a China, tentam e tentarão continuamente nos taxar de comungados com o mal.
    O Brasil é o País mais democrático do mundo. Se disserem que nos alinhamos com o comunismo, não sei como irão tentar provar isto.
    Teremos que estar sempre em alerta. Quando um País emerge e ofusca a luz dos outros, estes por sua vez, procuram apagar esta nova luz e infelismente ainda temos muitos que crêem no que os outros inventam, plantam e não buscam a verdade.
    O Brasil hoje é uma potência sim por isso incomoda e para isso temos qu pagar um preço e o preço por sermos grandes é de que temos que pensar grande também.

Perguntas Relacionadas