Se um casal que não casou no papel, mas está junto há 10 anos e tem um filho de 8 anos, na hora da separação com quem deve ficar a criança? Existe a guarda conjunta mesmo se a mãe não tem muitas condiçoes financeiras? E a pensão como será calculada se o pai é autônomo? E a guarda conjunta? Como funciona?
O juiz sempre deixa o filho com a mãe, isso já é normal,mas tem casos que não, para o filho ficar com o pai,ele deve entrar com recurso eprovar que o filho tera uma melhor vida com ele, melhor vida em tudo não só financeira,tratamento,carinho,amor,tudo isso conta. quanto a condições financeiras ele deve pagar pensão ao filho,não vem com essa de que não quer dinheiro dele, isso é para o filho e não para vc,direito dele,obrigação do pai.abraços
A criança deve ficar com quem tem mais condições de cuidar… No Brasil, é tradição os filhos ficarem com a mãe, mas isso está mudando com o passar do tempo, foi introduzida a guarda compartilhada e hj em dia está aumentando o número de pais que estão ganhando a guarda dos filhos…
Pensão funciona mais ou menos assim: Deve ser feito um calculo de quanto custa mensalmente as despesas do filho, ex: Se as despesas ficarem em 500 reais, o pagante da pensão paga 250 reais e os outros 250 reais, ficam por conta da pessoa que ficou com a guarda, o pagante da pensão terá direito a visitas.
Mas no seu caso, na minha opinião acho que vcs devem fazer guarda compartilhada, da mesma forma o casal separado participará da criação do filho e os dois são responsáveis pelas despesas da criança, dessa forma a mulher poderá arrumar um emprego. O casal separado, deve combinar horários de ficar com o filho, dias, quem leva para escola, quem busca… Fazer da melhor maneira que os dois possam trabalhar e criarem o filho da melhor maneira possível.
SO A JUSTIÇA PODE RESOLVER ISSO SE O PAI É AUTONOMO PARECE Q É 30% DE UM SALARIO MINIMO
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11698.htm
acima de tudo o a criança ficará com o tutor que tem mais condições de instruir a criança.
dependendo da situação financeira, psicologica, moral entre outras.
Só não fica com a mãe se ela tiver problemas psicos ou com drogas, porque isso é considerado risco para criança. A parte financeira não influencia muito visto que o pai dará a pensão para auxiliar nas despesas. A guarda conjunta é dividir com o pai por exemplo: de segunda a quinta com um e de quinta a domingo com outro. Ou até mesmo por semana ou quinzena. Mas isso depende da distancia que os pais moram.
E a pensão dele pode ser baseada no extrato bancario ou renda que ele declarar. Será por exemplo 30% dos ganhos mensais dele.