Diziam que o ferroanel iria fazer um trajeto semelhante ao Rodoanel, passando por toda região do Grande ABC, interligando Mauá, São Bernardo, Guarulhos, Osasco e Barueri. Alguém sabe se já tem algum projeto e Capital apropriado para a obra?
Agradeço boas respostas, pois preciso fazer um trabalho, e está dificil encontrar na Internet matérias sobre o assunto.
Felipe – há pelo menos uma década, governos, empresários e especialistas tentam encontrar uma solução para a disputa de trilhos da centenária estrada de ferro Santos-Jundiaí. Com o avanço populacional da Grande São Paulo e o crescimento da economia nacional, a convivência entre trens de carga e de passageiros começou a ficar complicada. Para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o compartilhamento dos trilhos prejudica o serviço prestado a milhares de passageiros. Já a MRS, concessionária que atua no transporte de cargas, reclama das restrições de horários para transitar.O primeiro projeto para resolver o problema surgiu na década de 90, com o desenho do Ferroanel. A ideia era semelhante ao do Rodoanel, ou seja, contornar São Paulo com trilhos que levassem ao Porto de Santos. Isso liberaria a malha existente para o transporte de passageiros. Tanto MRS como governo federal se empenharam para criar o projeto mais viável. Durante meses, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estudou o empreendimento tanto do ponto de vista econômico como técnico.
No final, ficou definido que a saída seria construir o Ferroanel Tramo ( Unidade ) Norte, entre Campo Limpo (SP) e a estação Engenheiro Manuel Feio, em Itaquaquecetuba, ligando a uma ferrovia já existente até Santos. A obra foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com data de conclusão em 2011. Mas até hoje não saiu do papel e o projeto deve mudar radicalmente.O Ferroanel Norte abriria caminho rumo ao Rio de Janeiro, desviando cargas do Porto de Santos que ligaria Rio Grande da Serra a Evangelista de Souza (SP), aproveitando área do Rodoanel. Mas o que parece estar se consagrando como a alternativa mais viável foge ao desenho dos duas alternativas acima. Trata-se do Mergulhão. A direção da CPTM explicou que haveria a segregação de linhas de passageiro e de cargas com a construção de uma nova via entre Rio Grande da Serra e Mooca, de onde partiria um túnel que passaria sob Brás, Luz e Barra Funda. Desse trecho até Jundiaí também seriam construídas novas vias térreas. O Mergulhão deverá custar R$ 900 milhões e ser concluído em 24 meses. A CPTM afirmou que só aguarda um pronunciamento do governo federal para sair do prancheta.
O Projeto prevê a CIRCULAÇÃO FERROVIÁRIA : Tramo ( Unidade ) Sul que vai interligar MRS e Ferroban – Tramo ( Unidade ) Norte que vai interligar o Norte do Estado aos Portos de Santos e Sepetiba e segregar o transporte de carga e passageiro. COLETA E DISTRIBUIÇÃO : vai viabilizar a intermodalidade rodo-ferroviária , otimizar as operações de coleta e distribuição na RMSP e reduzir os custos logísticos do transporte. ATIVIDADE PRODUTIVA : Integrará aos CLIs ( Centro Logístico Integrados ) e ao Rodoanel e induzirá a atração de atividade econômica associado a políticas urbanas podendo reorientar a atividade produtiva.O Ferroanel viria atender as estratégias de interesse público a longo prazo.Este projeto está previsto está previsto no PAC e no Plano Nacional de Logística e Transportes – RESUMO : Vai demorar e muito e dizem que é para melhorar a qualidade de vida ou seja, a redução dos impactos de acidentes nos transportes , poluição e congestionamento de trânsito. Vamos aguardar e quem sabe daqui uns 20 anos – @
Tenho amigo que trabalha na Cetesb. e está trabalhando em uma Equipe para levantar o inpacto ambiental da região, como foi feito com o rodoanel