Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Há pessoas que têm o hábito de guardarem objetos, que na verdade…..?

Nem têm muita utilidade e até poderia jogar fora ou simplesmente se desfazer, mas sejam por razões diferentes, continuam a guarda-los,anos a fio….

Comente como desejar.

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

7 Respostas

  1. Sou psicóloga, e a resposta é sim, tem pessoas que guardam não, acumulam ás vezes uma casa cheia de objetos como: lixo, restos de comida, ou seja, tudo. Isso é uma doença parecida com TOC ( transtorno obssesivo compulsivo), deve ser tratado com medicação. abç

  2. Acredito muito que pessoas com esse hábito tenham também hábito de guardar “mágoas” de um passado longínquo. Lógico que são pessoas que não estão livre, leve e solta no presente por motivo destas raivas não resolvidas do passado.
    Assim acendem um fósforo e guarda o palito novamente na caixa…… etc… etc… etc….
    Então: devemos lidar com raivas passadas, lidarmos com inadequações comportamentais já cometidas, expandir nos em alegria neste presente maravilhoso.
    Legal se fizesse uma terapia.
    Geja35

  3. A ‘mania’ de guardar objetos, em alguns casos, pode ser decorrente de sentimentos de culpa, de medo ou apego sentimental, gerando a síndrome da acumulação.
    Os acumuladores não são capazes de jogar coisas fora e de tirar o lixo. Vão acumulando coisas inúteis por anos, chegando ao ponto de não terem espaço para transitar ou criar insetos e ter a liberdade restringida.
    Passam uma vida sem conforto, mas acreditam guardar coisas importantes para o futuro mesmo tendo o presente comprometido. Isso pode ocorrer por sentimentos de culpa, de medo ou apego sentimental.
    Abç

  4. Turista deixa comigo que respondo numa boa,,,primeiro,,para a nossa psicóloga de plantão,a Gisele Alves,,doutora posso fazer uma perguntei meia sem vergonha,,o porque essa tal doença só da em pobre?,,explico,,se vc entrar na casa de um pobre vc vai encontrar tanta trata que vc nem imagine,,(não to fora dessa que aqui eu tenho um quarto que é chamado cariosamente de quarto da bagunça, tem até um disco de freio em pastilha do antigo VW,,rsrsr ,,mais isso é coisa do meu filho),mais continuando,,e rico so guarda coisas velhas mais que tem valor incalculavem,,como por exemplo,,quadros,,e mais uma tralha de coisa,,tudo velho,,,mais para o rico é ARTE,, e comparando as tralhas do pobre,,,,é TRALHA mesmo,,então essa doença so da mesmo em pobre pelo visto.Bem,falando nisso,,acho que vou da uma limpesa,,nas minhas TRALHAS.

  5. O “apego” tem suas origens naquilo que determinado “objeto” possa representar um “algo” à pessoa ou a faz “recordar” de um momento, uma data em especial ou ainda, uma pessoa que marcou sua vida…… o valor dele é meramente sentimental…… pouco vai importar se foi um situação de alegria ou tristeza….. o que jaz é a “intenção” de recordar mesmo…..

  6. Alguns colegas falaram
    Vou tentar resumir.
    É apego sentimental mesmo que o objeto não tenha mais utilidade ,e se foi de
    alguém que morreu..ai sim que a pessoa se agarra aquele objeto como recordação
    achando que jogando fora estará sendo infiél a memória etc
    Mas existe a doença em si de pessoas que tem a necessidade de encher a casa de coisas velhas
    uma tipo de vicio..(o ser humano não se vicia em bebida e cigarro?)
    É mais o menos isso.
    Então o que precisa ser feito é tratar os dois tipos de pessoas.
    Essa é a minha opinião.Bjs..OBS Existem também as pessoas de idade que tem o velho hábito de guardar coisas antigas mais neste caso são pessoas idosas que gostam de recordar o passado através de objetos antigos.

Perguntas Relacionadas