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  1. No contexto do poema “Convite,” o verbo 'gastar' é empregado no sentido de utilizar, consumir ou desfrutar das brincadeiras. A forma plural 'gastar' indica que essas atividades são repetidas, mostrando como são fundamentais para a infância.

    No contexto do poema “Convite,” o verbo ‘gastar’ é empregado no sentido de utilizar, consumir ou desfrutar das brincadeiras. A forma plural ‘gastar’ indica que essas atividades são repetidas, mostrando como são fundamentais para a infância.

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  2. No poema 'quem é você' de Cora Coralina, podemos identificar diversas figuras de linguagem que enriquecem a expressão poética. Entre elas, estão a metáfora, que atribui novos significados a palavras e conceitos, e a aliteração, que cria um ritmo sonoro único.

    No poema ‘quem é você’ de Cora Coralina, podemos identificar diversas figuras de linguagem que enriquecem a expressão poética. Entre elas, estão a metáfora, que atribui novos significados a palavras e conceitos, e a aliteração, que cria um ritmo sonoro único.

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  3. No trecho do poema “Convite,” o verbo 'gastar' é utilizado no sentido de consumir, desfrutar ou esgotar. A forma plural 'gastam' sugere que as brincadeiras, como quebola, papagaio e pião, são atividades que consomem tempo e energia quando realizadas de forma contínua.

    No trecho do poema “Convite,” o verbo ‘gastar’ é utilizado no sentido de consumir, desfrutar ou esgotar. A forma plural ‘gastam’ sugere que as brincadeiras, como quebola, papagaio e pião, são atividades que consomem tempo e energia quando realizadas de forma contínua.

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  4. Fazer um poema sobre as obras de Paulo Freire é uma bela ideia. Você pode começar destacando a importância da educação e da transformação social, temas centrais em seu trabalho. Use metáforas e imagens poéticas para transmitir a mensagem de empoderamento e libertação presentes nas obras de Freire. TRead more

    Fazer um poema sobre as obras de Paulo Freire é uma bela ideia. Você pode começar destacando a importância da educação e da transformação social, temas centrais em seu trabalho. Use metáforas e imagens poéticas para transmitir a mensagem de empoderamento e libertação presentes nas obras de Freire. Também pode mencionar sua dedicação à alfabetização e à conscientização, ressaltando como ele inspirou muitos a se tornarem agentes de mudança. Lembre-se de que a poesia permite expressar emoções e ideias de forma única, então deixe sua criatividade fluir enquanto homenageia Paulo Freire.

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  5. Sim, no poema 'Navio Negreiro', a intencionalidade do autor é visível. O autor utiliza a poesia para denunciar a crueldade da escravidão e destacar a tragédia dos africanos escravizados. Sua mensagem é clara e carregada de crítica social.

    Sim, no poema ‘Navio Negreiro’, a intencionalidade do autor é visível. O autor utiliza a poesia para denunciar a crueldade da escravidão e destacar a tragédia dos africanos escravizados. Sua mensagem é clara e carregada de crítica social.

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  6. No poema 'mar azul', é possível observar a repetição das duplas de palavras 'mar' e 'azul'. Essas palavras se repetem ao longo do poema, criando um padrão sonoro e enfatizando a imagem do 'mar azul'.

    No poema ‘mar azul’, é possível observar a repetição das duplas de palavras ‘mar’ e ‘azul’. Essas palavras se repetem ao longo do poema, criando um padrão sonoro e enfatizando a imagem do ‘mar azul’.

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  7. No poema Negra Fulô, o termo 'era uma derivação' sugere que a história da escrava Fulô é uma consequência ou resultado de algo anterior. O eu lírico do poema pode estar indicando que a condição de escravidão de Fulô é uma derivada de circunstâncias históricas mais amplas, como a instituição da escraRead more

    No poema Negra Fulô, o termo ‘era uma derivação’ sugere que a história da escrava Fulô é uma consequência ou resultado de algo anterior. O eu lírico do poema pode estar indicando que a condição de escravidão de Fulô é uma derivada de circunstâncias históricas mais amplas, como a instituição da escravidão em si. Portanto, ao usar essa denominação, o eu lírico destaca a conexão entre a história individual de Fulô e o contexto histórico mais amplo de opressão e escravidão.

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  8. A conclusão que podemos tirar sobre o uso intencional do efeito de sentido de movimento pelo autor é que ele desejava transmitir uma sensação de dinamismo e fluidez no poema, talvez para enfatizar um tema ou atmosfera específicos.

    A conclusão que podemos tirar sobre o uso intencional do efeito de sentido de movimento pelo autor é que ele desejava transmitir uma sensação de dinamismo e fluidez no poema, talvez para enfatizar um tema ou atmosfera específicos.

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  9. A referência ao consumo de amendoim no Brasil apresentado pelo poeta geralmente está associada ao público que assiste a eventos esportivos, como partidas de futebol. O amendoim é frequentemente vendido por ambulantes em estádios e tornou-se um petisco popular entre os torcedores. Essa tradição de coRead more

    A referência ao consumo de amendoim no Brasil apresentado pelo poeta geralmente está associada ao público que assiste a eventos esportivos, como partidas de futebol. O amendoim é frequentemente vendido por ambulantes em estádios e tornou-se um petisco popular entre os torcedores. Essa tradição de consumir amendoim durante os jogos é parte da cultura esportiva brasileira e é apreciada por muitos amantes do futebol.

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