Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

históriaa periodo colonial !!!!!!!!!!!!?

Oláaa quem poderia me explicar a descoberta do ouro no brasil XVIII, E AS MEDIDAS TOMADAS PELA COROA PORTUGUESA PARA CONTROLAR OS TERRITORIOS ONDE ESSA RIQUEZA FOI ENCONTRADA…Fiz várias pesquisas e nao conseguir axar..
agradeço desde jáa !!

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

2 Respostas

  1. Denomina-se Brasil Colônia período da história entre a chegada dos primeiros portugueses em 1500, e a independência, em 1822, quando o Brasil estava sob domínio socioeconômico e político de Portugal. Todavia, a rigor, o período colonial já havia terminado em 1815, quando Dom João VI elevou a condição do Brasil de colônia para a de Reino Unido, juntamente com Portugal e Algarves.

  2. A descoberta de ouro no brasil começou através dos bandeirantes, no final do seculo XVII, nas regiões chamadas de minas gerais, que na epoca pertenciam a capitania de são paulo…a partir daí, a coroa portuguesa tomou medidas para controlar a produção e a saida do ouro…foi criada a Intendência das Minas, órgão responsavel para cobrar os impostos e superintender todo o serviço de mineração. Foi criada uma Intendência para cada Capitania em que houvesse extração de ouro. A Intendência compunha-se de um superintendente, a quem cabia a supervisão geral dos trabalhos e de um guarda-mor, que fazia a repartição e fiscalização das jazidas entre os mineradores. Em lugares afastados da Intendência, era nomeado um Guarda-menor (nomeado pelo Guarda-mor), o que acabou gerando abusos, como a venda de nomeações, etc. Dentre os impostos pagos à intendência de minas estão o Quinto, que consistia na cobrança de 20% do ouro encontrado, a Capitação, que era o imposto per capita e a Finta, que exigia 30 arrobas do ouro encontrado (cobrado anualmente e saía da região mineradora). Depois de um tempo o ouro começou a passar por uma crise, afinal de contas o ouro é um recurso não-renovável, portanto se não explorado da melhor forma não dura muito, e foi o que aconteceu. Devido a queda no pagamento de impostos a cora começou a acusar o povo de estar mentido sobre a escassez do ouro, e os acusavam de estar contrabandeando-o. A postura de Portugal em relação à essa situação foi a de aumentar os impostos, constituindo assim o Derrama que era a cobrança de impostos (mais precisamente, os Quintos) atrasados, quem não tivesse como pagar teria bens confiscados.

Perguntas Relacionadas