Ouve um período após a queda do Império Romano Ocidental de grande ignorância e um quase caos administrativo na Europa, foi Idade ds Trevas.
Queria saber se Igreja Católica já representava uma grande força cultural nessa época.
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Porque no ocidente, a igreja foi a unica instituição herdeira de roma que sobreviveu as mudanças e o desmantelamento das instituições que vieram após a extinção do império.
Toda a documentação, os registros culturais do período clássico. Conhecimentos em filosofia, matemática, geografia, desenvolvidos e acumulados até ali, estavam na mão da Igreja, que usou disso em benefício próprio.
Sim. Nessa época todo o conhecimento científico produzido ficava enclausurado no interior dos mosteiros nas bibliotecas. Como ainda ñ existia a prensa, os livros eram produzidos à mão e era feito um intercâmbio de livros entre as diversas bibliotecas dos diversos mosteiros da Igreja católica. Somente determinados monges podiam manipular os livros (ou seja a população era ignorante e totalmente excluída do conhecimento) e em um local denominado com ‘Escriptorium’ era feita a copia dos livros. O motivo da Igreja controlar esse conhecimento é prq já na idade média já se sabia o que hoje, através do filósofo Francis Bacon, sabemos: SABER É PODER, então por isso que o povo era excluído do conhecimento, para que a igreja os dominasse. Então a força cultural que ela exercia era imensa.
Um livro muito bom e muito premiado que fala sobre a Idade média de uma forma muito interessante (livro estilo suspense) é o ‘O NOME DA ROSA’ do Italiano Umberto Eco. Vale a pena ler!