Hello,

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Welcome Back,

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Click on image to update the captcha.

You must login to ask a question.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Questions

  • 0
Anônimo(a)

Ihhhhhhhhhhh…o quê fazer com serra?

O que fazer com Serra?

O que está acontecendo hoje confirma o que Serra calculava (e temia). Perdeu a eleição, ficou sem mandato, viu seu desafeto Geraldo Alckmin vencer e está a caminho acelerado da aposentadoria

Triste sina a de José Serra. Nem bem terminou uma eleição em que foi protagonista, ninguém (nem ele) sabe o que será de sua vida.

Pelo que vemos na imprensa, anda à procura de plateias e interlocutores. Topa se encontrar com quem quer que seja, para tratar de qualquer coisa. Se houver alguém que queira conversar, está à disposição.

O problema (para ele) é que não parecem ser muitos os interessados. Salvo um ou outro amigo, um ou outro jornalista fiel, anda sumido e tem que se esforçar para ser lembrado. Fala-se dele, mas não com ele.

Há um ano, era um ator fundamental do jogo político nacional. Depois de um longo percurso, tornara-se o candidato de seu partido à sucessão de Lula. Havia quem o visse como futuro presidente da República, alguns por pura torcida, outros por não entenderem o que as pesquisas diziam.

Ele mesmo, pessoa racional que sempre foi, sabia que suas chances eram pequenas. Tinha consciência de que Dilma era franca favorita e que só se ela errasse teria possibilidades apreciáveis de vencer. Não chegava ao ponto de achar que a derrota era inevitável. Mas não se iludia a respeito das dificuldades.

Via sua candidatura como uma espécie de destino do qual não conseguiria escapar nem se tentasse. Na verdade, sempre a buscara e não seria na hora em que a tinha em mãos que a recusaria. Ele tinha que ser, pelas pressões de seus companheiros e correligionários, e queria ser candidato.

Apesar disso, assumir a candidatura, consciente de que o mais provável era perder, não foi fácil. Deu sinais tão nítidos de hesitação que a grande imprensa paulista, aliada de primeira hora, chegou a publicar editoriais em que avisava que romperia com ele se não fosse em frente. Teve que ir.

O que o assombrava era a perspectiva de algo que está acontecendo hoje. Se não vencesse, o risco era que sua carreira política terminasse dali a alguns meses. No cenário que ele admitia ser mais provável, em que Dilma seria presidente e ele não teria mandato, estaria aposentado e seria para breve. Com idade para trabalhar por ainda muito tempo e no auge de sua capacidade como homem público, teria que pendurar as chuteiras.

A tentação era grande de ceder aos apelos da família, ficar em São Paulo, disputar (como favorito) a reeleição e permanecer na ativa.

Dilema semelhante a esse nunca houve no PT. Lula perdeu três eleições e continuou candidato, sem questionamento relevante (é verdade que Eduardo Suplicy tentou, mas, como ninguém o leva a sério, acabou não dando em nada). E Lula não ficou sem ter o que fazer depois das derrotas. O partido logo criou uma agenda para mantê-lo politicamente vivo, como seu candidato natural para a eleição seguinte.

No PSDB, isso não existe. Quem perde cede a vez, a menos que ninguém queira. E Serra sabia que havia quem a quisesse: Aécio, que se movimentara para ser candidato naquela (mesmo consciente de que suas chances eram escassas), já estava em campo.

O que está acontecendo hoje confirma o que Serra calculava (e temia). Perdeu a eleição, ficou sem mandato, viu seu desafeto Geraldo Alckmin vencer e está a caminho acelerado da aposentadoria.

Seria diferente se tivesse feito uma boa campanha, sem apelações e em nível elevado? Se não tivesse cometido tantos erros? Se tivesse se poupado de vexames como as bolinhas de papel, as procissões, as baixas acusações?

É impossível dizer com segurança, mas o certo é que teria preservado maior credibilidade. Se não tivesse, por exemplo, prometido ficções como um valor irreal para o salário mínimo, o 13º do Bolsa Família, aumentar em 30% o número de professores na rede pública, entre outras maluquices, suas opiniões sobre a política econômica do governo Dilma seriam mais ouvidas.

O fato é que não tem como evitar ser o que se tornou. Como dizem seus companheiros de partido, um problema para a renovação das oposições. – De Marcos Coimbra
Comando, abandonar o tratamento antes de começar é isso que dá!Vc tá piorando a cada dia…faz companhia ao serra…

You must login to add an answer.

8 Answers

  1. .
    Memélia
    Estou impressionado com a sua FOBIA!!!
    Diante de tudo o que você já mostrou para essa cambada de seguidores de sua flauta e de seu líder, posso te garantir uma coisa:
    Vocês não vão acreditar nos próximos 5 anos de “Brasil”…
    .
    .

  2. Pobre Serra, sem futuro,
    Cambaleante, moribundo,
    De tantos passos no escuro
    Já sente faltar-lhe o mundo!

  3. E Serra ainda carrega o fardo
    de ser o candidato que fez a
    campanha mais suja de nossa
    história republicana!

  4. O PIOR, MEMÉLIA, É QUE EU NÃO CONSIGO LEMBRAR DE MAIS NINGUÉM NA OPOSIÇÃO ALÉM DO SERRA. SE ELE JÁ É FRACO, IMAGINE OS OUTROS! AÉCIO? SÓ TEM FORÇA EM MINAS. ALCKMIN? O POVO NÃO GOSTA DE JANOTINHA. QUEM? NÃO TEM NINGUÉM!
    O PSDB E O DEM ESTÃO EM FRANCA DECADÊNCIA! DEVE VIR POR AÍ MAIS UMA CRIAÇÃO DA GLOBO, TIPO COLLOR. Enquanto isso o PSDB tenta tirar proveito dos postos políticos que ainda tem. Olha só:
    O MAU EXEMPLO DO PSDB
    Só posso enviar 10 links no YR:
    1.Vice-governador de Santa Catarina Leonel Pavan (PSDB) foi indiciado pela Polícia Federal http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2009/12/11/vice-governador-de-santa-catarina-indiciado-pela-policia-federal-915154914.asp
    2.Senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de ter cometido crimes de peculato e lavagem de dinheiro http://www.sinttelmg.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=267&Itemid=71
    3.Ex-ministro dos Transportes do governo FHC, Padilha é acusado de fraude nos processos licitatórios http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=17444&editoria_id=4
    4.O Prefeito de Sinop Nilson Leitão (PSDB), foi indiciado no STJ http://www.noticiasvirtuais.com.br/index.php?mega=codigo_noticias&cod=1955
    5.Pérsio Arida, ex-presidente do Banco Central (BC) no governo Fernando Henrique Cardoso, está entre os indiciados pela Polícia Federal (PF) na Operação Satiagraha. http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,persio-arida-esta-entre-os-indiciados-pela-satiagraha,696639,0.htm
    6.Vereador de Cuiabá (MT), Ralf Rodrigues Viegas Leite (PSDB), foi indiciado nesta quarta-feira pela Polícia Civil pelos crimes de exploração sexual e atentado violento ao pudor. http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI3864892-EI5030,00-Vereador+de+Cuiaba+e+indiciado+por+atentado+violento+ao+pudor.html
    7.Ex-prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena Filho (PSDB), foi preso ontem na Operação Confraria, da Polícia Federal http://licitacao.uol.com.br/notdescricao.asp?cod=1301
    8.Suplente de senador Fernando Flexa Ribeiro (PSDB) é preso http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u65556.shtml
    9.Senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) é investigada no inquérito no Supremo Tribunal Federal http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL67142-5601,00.html
    10.O Supremo Tribunal Federal (STF) investiga se o senador Marconi Perillo (PSDB-GO) recebeu propina http://noticias.uol.com.br/escandalos-congresso/2010/2010/07/12/span34spansenador-marconi-perillo-psdb-go-e-investigado-por-suposto-recebimento-de-propina.jhtm

  5. Faz um bolota de papel e embrulha o zé ruela e poe pra reciclar

Related Questions