ISO 9000: Sistema de Gestao da Qualidade
Fundamentos e vocabulario
Tipo, pra ter o ISO 9000, tem que todo mundo falar formal bonitinho? se falar palavrao nao ganha certificado?
nao entendi mt bem
E outra coisa.
Meu professor falo que ISO é o certificado para a EMPRESA, nao necessariamente o produto é bom. Entao se uma companhia de onibus tem o ISO, isso quer dizer o que? Que eles cumprem os horarios tal? mas nao necessariamente que o onibus é de qualidade?
obrigado
O certificado ISO ( International Organization for Standization) 9000 é um sistema
de gestão de qualidade que visa promover a normatização de produtos e servi
ços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada. Para
tanto, estabelece requisitos para a otimização dos processos internos, constan
te capacitação dos seus colaboradores, monitoramento do ambiente de trabalho,
verificação e aferição do grau de satisfação dos clientes, colaboradores e fornece
dores.
Estas avaliações são feitas por auditorias externas independentes.Uma em
presa que exiba este certificado, fica com maior credibilidade junto ao seu pú
blico alvo além de aumentar sua competitividade no concorrido mercado brasilei
ro. Seu professor tem razão. Quem recebe o certificado é a empresa. No seu e
xemplo. a empresa de ônibus presta serviços de qualidade, os veículos estão
limpos, os motoristas são uniformizados e atenciosos, há uma boa conservação
e serviços de manutenção nos coletivos, um bom plano de renovação da frota,
as tabelas de horários e as rotas são obedecidas, etc…