Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Isso dá processo ? Vejam se pode:?

Há algum tempo, na campanha eleitoral municipal de 2008, um dos partidos políticos veiculou uma paródia satírica, no ritmo de ciranda, que em uma das estrofes dizia assim:
“Eu como capim de planta, como palma, como terra, eu como até pó-de-serra, eu como vidro ralado, como esterco de gato, como orelha de jumenta, mas só não como quarenta pra não morrer entalado”.
Agora vamos ao que interessa: quarenta, aqui na Paraíba, é um nome que se dá a uma iguaria feita de fubá, água, sal e/ou margarina, geralmente consumida pelas famílias de baixa renda. Recentemente, algumas pessoas daqui estão fazendo uma investigação para saber quem foi que editou uma página na desciclopédia sobre o município, e ficaram “indignados” com algumas coisas que se fala do povo e querem acusar tal pessoas de crime, de difamar o povo, eu mesmo já vi a página e digo que quase tudo que se diz do povo ali é verdade, porém de uma forma satírica e com alguns exageros, típicos de uma sátira. Mas será que a paródia inicialmente citada, também não seria “um crime e difamação ao povo”? Uma vez que subentende-se da paródia que é preferível comer orelhas de jumenta ou esterco de gato do que comer a iguaria consumida pelos pobres, inclusive aqui no município? Antes de quererem processar a desciclopédia em nome do povo, não deveriam eles também investigar quem veiculou essa paródia, apesar de ser uma sátira ao número da oposiçao de então, se também querem levar a sátira ao munícipio a sério? uma vez que todos sabem que a desciclopédia é um site de humor satírico e nada do que há lá é confiável ou deve ser levado a sério, e todos sabem que é quase tudo exagero e invenção dos internautas.

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

1 Resposta

  1. Isso depende muito da interpretação de quem analisa o caso.
    Assim como você disse, pode ser que entendam o conteúdo da desciclopédia apenas como brincadeira e fique por isso mesmo.
    Mas também pode ser levado para outro lado. Podem alegar que o tipo de humor ali exposto apresenta conteúdo preconceituoso, aí a história muda e fica muito mais séria e pode dar um processo sim, independente da paródia que fizeram, pois o fato de alguém ter se referido à população de forma pejorativa não dá o direito de outra pessoa ou instituição de fazer o mesmo.
    Mas como eu disse no início, depende muito da intepretação de quem analisa o caso.
    .’.

Perguntas Relacionadas