Em regiões onde a umidade do ar é alta, tanto o calor como o frio são mais desconfortáveis para o calor como o frio são mais desconfortáveis para o ser humano do que em regiões secas, baixa umidade do ar.
Obrigado a Todos que responderem com uma resposta lógica, sem zuação, por favor, Obrigado.
nao sei D: http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AnRYw_nhyHFkRVflnU1_pijI6gt.;_ylv=3?qid=20110301105828AAuXmEP responde ai?
po isso é facil, a umidade dificulta as trocas de calor da pele com o meio ambiente, tornando as sensações térmicas mais perceptiveis ao organismo.
A umidade do ar diz respeito à quantidade de vapor de água presente na atmosfera – o que caracteriza se o ar é seco ou úmido – e varia de um dia para o outro. A alta quantidade de vapor de água na atmosfera favorece a ocorrência de chuvas. Já com a umidade do ar baixa, é difícil chover.
Quando falamos de umidade relativa, comparamos a umidade real, que é verificada por aparelhos como o higrômetro, e o valor teórico, estimado para aquelas condições. A umidade relativa pode variar de 0% (ausência de vapor de água no ar) a 100% (quantidade máxima de vapor de água que o ar pode dissolver, indicando que o ar está saturado).
Em regiões onde a umidade relativa do ar se mantém muito baixa por longos períodos, as chuvas são escassas. Isso caracteriza uma região de clima seco.
A atmosfera com umidade do ar muito alta é um fator que favorece a ocorrência de chuva. Quem mora, por exemplo em Manaus sabe bem disso. Com clima úmido, na capital amazonense o tempo é freqüentemente chuvoso.
Como já vimos, a umidade do ar muito baixa causa clima seco e escassez de chuvas.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), valores de umidade abaixo de 20% oferecem risco à saúde, sendo recomendável a suspensão de atividades físicas, principalmente das 10 às 15horas. A baixa umidade do ar, entre outros efeitos no nosso organismo pode provocar sangramento nasal, em função do ressecamento das mucosas.
No entanto, também é comum as pessoas não se sentirem bem em dias quentes e em lugares com umidade do ar elevada. Isso acontece porque, com o ar saturado de vapor de água, a evaporação do suor do corpo se torna difícil, inibindo a perda de calor. E nosso corpo se refresca quando o suor que eliminamos evapora, retirando calor da pele.
A umidade serve de condutor para as temperaturas, tornando a temperatura ambiente mais intensa de acordo com cada clima.
Em relação ao calor, quando a região é muito úmida, o calor se concentra nas partículas de água que estão na umidade, fazendo com que o mesmo se mantenha, ao invés de se dissipar.
No caso do do frio, as partículas de agua são esfriadas, mantendo o gelo, fazendo com que a temperatura ambiente continue fria por mais tempo.