letras de musicas são poesias ou poemas, ou os dois?
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Hihihihihih acho q são poemas…
Há controvérsias.
Poetas (que escrevem poemas para serem lidos em livros) normalmente não gostam que digam que versos para música sejam chamados de poesia. Para eles, mesmo que haja um valor poético bastante grande nesses versos, eles estão irremediavelmente atrelados à melodia, e sem ela, eles perdem muito de seu valor – o que é uma verdade – leia os versos de uma música (sem cantar), vc vai ver que eles soam “estranhos”, falta alguma coisa.
Poesia e poema são a mesma coisa. É claro que a letra de algumas músicas tem um indicutível valor poético – mas chamar essa letra de poesia, às vezes, podemos dizer que é um exagero.
Agora. é bom lembrar que nem toda letra de música tem valor poético. Para que um poema ou uma letra de música tenham valor poético é preciso que eles tenham determinadas qualidades e características. Aí, só estudando teoria da poesia – ou tendo muito bom gosto.
Vou lhe dar dois exemplos:
Da música “Pedaço de mim”, de Chico Buarque:
“Ó pedaço de mim
Ó medade arrancada de mim
Leva o vulto teu, que a saudade é o revés de um parto
A saudade é arrumar o quarto
Do filho que já morreu”
Da música “Pense em mim” , de Leandro e Leonardo
“Vamos pegar o primeiro avião
Com destino à felicidade
A felicidade pra mim é você
Pense em mim, chore por mim, liga pra mim
Não liga pra ele”
Se vc conseguiu ver que a letra de Chico Buarque é altamente poética, de altíssima qualidade – e que essa “coisa” desses sertanejos não passa de um monte de mer.da, vc está num bom caminho. Mas se não viu isso, ainda tem de aprender muito!
os dois….
com poemas ou com poesia podes fzr uma musica
isso ,e muito subjetivo.
Isto está sempre em discussão. Na verdade, a qualidade baixa das letras de música, em sua maioria, não pode ser uma prova de que não são poesia. Uma característica exclusiva da poesia não é a rima? Existe até a prosa rimada, que é um tipo de poesia, mas não existe a prosa com rima. E as letras tem rimas e muitos outros aspectos que as caracterizam como poesia. É uma poesia performática, como são também aquelas que declamadas encontram sua melhor expressão e ainda as poesias concretas com recursos de computação. E isso de dizer que a letra sem música fica descaracterizada é verdade, mas onde está a melodia original da “Cantiga da Ribeirinha” que nós sempre estudamos como poesia trovadoresca? Na minha opinião as letras são poesia na forma, e no estilo são um meio termo entre a poesia popular e a poesia erudita, pendendo mais para o popular. E mesmo na chamada poesia acadêmica existem poetas que desenvolveram um estilo simples e de fácil entendimento como é o caso de Casimiro de Abreu. Significativo é o caso do soneto:
“O soneto teria sido criado no começo do século XIII, na Sicília, onde era cantado na corte de Frederico II Hohenstaufen da mesma forma que as tradicionais baladas provençais. A invenção do soneto é atribuída a Jacopo da Lentiniotaro, poeta siciliano e imperial de Frederico II, que surgiu como uma espécie de canção ou de letra escrita para música, possuindo uma oitava e dois tercetos, com melodias diferentes.”
O que existem são formas diferentes de se apreciar um texto de poesia. Pode ser lido, escutado e até contemplado dependendo do estilo em que se apresenta ou do modo como é apresentado (canção, declamação, texto formal ou com efeitos visuais, etc.).
São simplesmente letras de música. Poesia e poemas são diferentes. Como é difícil as pessoas entenderem ou aceitarem isso, né? Reparem nos poemas do Drummond, são completamente diferentes de letras de música, são alógicos, como todo poema moderno que se preze. Chico Buarque disse: poesia é pra sentir, não pra entender, eu nunca escrevi uma poesia na vida. As letras do Caetano, como honrosa excessão, também são, frequentemente, poemas. Boa terça.
Creio que poesia e música, são íntima mentee ligadas.Observe que, quando se declama uma poesia_ e aí,entra a interpretação, a performance poética_ você vislumbra entre os versos, uma certa “musicalidade”.Aqui na Ilha de Marajó, nós poetas,fazemos parcerias com compositores de melodias,,,então transformamos a poesia em música.Um poeta pode ser um compositor, porém, um compositor pode não ser um poeta.Temos grandes poetas compositores e reputo Vinicius de Moraes e Chico Buarque, como os dois maiores poetas contemporâneos que temos, sem se falar no dom de cantar…outro grande poeta que tivemos, foi AGP que cantava suas poesias em ritmo de
samba: “Deixa eu te amar
Faz de conta que sou o primeiro
Na beleza desse teu olhar
Eu quero estar o tempo inteiro”
É poesia pura!!!!