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Anônimo(a)

Locomotivas Diesel-Elétrica – como é o sistema de funcionamento ?

Os motores como são ? Como é o tipo de funcionamento , a tração – se todos eles impulsionam a máquina ?

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4 Answers

  1. Em uma locomotiva diesel-elétrica o motor primário diesel aciona um gerador elétrico que irá transmitir a potência para os motores de tração. Não existe conexão mecânica entre o motor primário e as rodas de tração. Conceitualmente, este tipo de locomotiva é um veículo híbrido, que incorpora sua própria estação geradora, feita para operar em áreas em que a estrada de ferro não é eletrificada.

    Importantes componentes da tração elétrica são o motor primário (motor diesel), gerador principal (ou gerador de tração, que atualmente é um alternador), motores de tração e o sistema de controle que consiste no governador do motor diesel, regulador de carga e o chaveamento (disjuntor) dos motores de tração. Em princípio, a eletricidade de saída do gerador é diretamente enviada do disjuntor para os motores de tração, que são mecanicamente acoplados às rodas via engrenagens de redução.
    maiores detalhes no SITE

  2. A locomotiva diesel-elétrica possui um motor a diesel, geralmente de 8, 12 ou 16 cilindros, que impulsiona um grande gerador de energia elétrica. Esse gerador fornece corrente para os motores elétricos, um em cada roda. Quando os motores “seguram” o peso do trem – por exemplo, num aclive, em que atuam como freio-motor – eles devolvem a energia não utilizada para ser dissipada em forma de calor, que é o recurso chamado freio dinâmico, por isso você vê em algumas locomotivas uma espécie de gás, ou vapor, saindo de grandes ventiladores no teto.
    Por que se utiliza esse sistema? Porque o motor elétrico fornece a mesma potência sob qualquer condição de funcionamento. Como o trem não sobe montanha, a velocidade dele é mais ou menos constante. Então o motor diesel mantém uma rotação uniforme, tornando-se econômico tendo em vista o peso tracionado; com essa economia, pode-se percorrer grandes distâncias sem reabastecimento, como acontece nos EUA onde é comum os trens viajarem 5 ou 6.000 km de uma só vez. As locomotivas atuais são computadorizadas.

  3. Comandante ! a turma ai já deu varias respostas e todas com alguns textos colados do Google e nóis como “caipira” também sabe pesquisar no google e bing – veja o que encontrei , é bem interessante – http://www.worldlingo.com/ma/enwiki/pt/Diesel_locomotive – essa eu acho que o pessoal não conhecia – fala de todos os tipos de motores diesel, vale a pena ler.Inté / “nóis é caipira mais sabi pesquisá tamém” – agora ocê junta a deles e mais a minha e me dá a MR ( kkkkk – brincadeira viu ! ).

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