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Anônimo(a)

maternal, jardim e pré-escolar . qual a idade certa para entrar nestes respectivos anos:?

maternal, jardim e pré-escolar . qual a idade certa para entrar nestes respectivos anos:?

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6 Respostas

  1. Eu sinceramente acho maternal uma perda de tempo e dinheiro, a menos que vc não tenha ninguém para ficar com o bebe.Pois lá ele só vai dormir, o que podia estar fazendo em casa.

    Idade certa para começar o jardim 1 é 3 anos.

    ps:jardim e pré-escolar são a mesma coisa.

  2. Nossa! estou abismada que ainda existam SERES HUMANOS que acreditam que Educação Infantil não é importante para a criança ou ainda seja perca de tempo.
    Só para constar: Educação Infantil segundo a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) da educação do nosso país passou a fazer parte da Educação Básica, ou seja, Educação Infantil assim como Ensino Fundamental e Ensino Médio se tornaram base educacional para qualquer pessoa em nossa sociedade.

    BERÇÁRIO: meses à 1 ano e meio;
    MATERNAL I : 1 ano e meio à 2 anos;
    MATERNAL II: 2 anos à 3 anos.

    JARDIM I (ou Fase I): 4 anos;
    JARDIM II (ou Fase II): 5 anos.

    Obs.: Não se usa mais o termo “pré-escola” para a classificação das idades, apenas para nomear a escola que é de educação infantil.

    Espero ter ajudado, um forte abraço!! =D

  3. Depende da escola, cada escola adota um calendário de idade.
    Na escola municipal que trabalho as crianças são divididas assim;

    Mini-maternal – 2 anos
    Maternal – 3 anos
    Jardim I – 4 anos
    Jardim II – 5 anos
    As crianças do antigo pré 6 anos agora vão para o ensino fundamental 1º ano.

  4. A criança não vai para escola só para dormir não. Aliás, depende da escola. O meu filho entrou no maternal com dois anos e hoje ele tem três anos já sabe escrever o proprio nome e o nome dos colegas, conhece as letras do alfabeto, os números, formas geométricas…
    Certamente se ele estivesse em casa não saberia, pois sub estimamos muito as crianças achando que elas não tem capacidade ou que são muito novas para tal. criança aprende brincando.

  5. Cara colega, acredito que vc deva avaliar a decisão da entrada da criança – nos primeiros anos de vida – na escola. Indico a avaliação de alguns aspectos qto ao ambiente que esta criança estará cercada seja na escola infantil ou em casa com a família.
    Se optar por cuidar da criança em casa pense que deve proporcionar um ambiente de desenvolvimento com brinquedos pedagógicos, de forma que seu cuidador interaja com a criança e não apenas espalhar brinquedos e mais brinquedos pela casa; a interação com outras crianças seja em parques, playgrounds, praças ou atividades esportiva é importante para interação social. O estimulo que ela receberá em casa será enriquecedor partindo do ponto que este familiar que ficará com a criança se dedicará a ler entender, se permitir conhecer a criança.
    Caso a opção seja em colocar a criança na escola avalie o ambiente: quantos educadores por criança (o indicado é 1 para 4 crianças) se ele terá o contato, se irá pegá-la, pois precisa do contato fisico, avaliar a infra estrutura adequada com espaços para brincadeiras em contato com a natureza, animais, brinquedos pedagógicos, musicas. Procure saber como será feita as atividades lúdicas com esta criança.
    A criança tem o direito do acesso a educação infantil regida por leis, mas se a família tem um ambiente mais favorável a oferecer a criança é salutar tanto para criança quanto pro familiar que irá cuidar desta criança, pois nos primeiros anos de vida o contato com a base familiar faz a diferença, desde que haja qualidade, eficácia e eficiência nesta relação.
    Podemos pesquisar em experiências educacionais em países europeus e EUA, onde é permitido a criança receber a educação em casa, mas é claro tem um contrato que a rege, onde a família presta conta do desenvolvimento deste programa para a instituição escolar.
    Tenho pesquisado um pouco sobre a educação infantil pra me preparar em dois anos qdo pretendo ter um filho, enqto isso sou uma tia ativa na educação dos sobrinhos e num grupo de uma comunidade cristã.

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