De acordo com o Seminário Internacional do Consórcio da Deficiência e do Desenvolvimento (International Disability and Development Consortium – IDDC) sobre a Educação Inclusiva, realizado em março de 1998 em Angra, na Índia, um sistema educacional só pode ser considerado inclusivo quando abrange a definição ampla deste conceito, nos seguintes termos:
Reconhece que todas as crianças podem aprender;
Reconhece e respeita diferenças nas crianças: idade, sexo, etnia, língua, deficiência/inabilidade, classe social, estado de saúde (HIV, Tuberculose, Hemofilia, Hidrocefalia, ou qualquer outra condição);
Permite que as estruturas, sistemas e metodologias de ensino atendam as necessidades de todas as crianças;
Faz parte de uma estratégia mais abrangente de promover uma sociedade inclusiva;
É um processo dinâmico que está em evolução constante;
Não deve ser restrito ou limitado por salas de aula numerosas nem por falta de recursos materiais.
Estas perspectivas históricas levam em conta a evolução do pensamento acerca das pessoas com deficiência ao longo dos últimos cinqüenta anos, no entanto, elas não se desenvolvem simultaneamente em todos os países, e conseqüentemente retrata uma visão histórica global que não corresponde ao mesmo estágio evolutivo de cada sociedade.
Estas perspectivas são descritas segundo Peter Clough:
O Legado Psico-médico ou clínico: (predominou na década de50) vê o indivíduo como tendo de algum modo um deficit/patologia e por sua vez defende a necessidade de uma educação especial para aqueles indivíduos.
A Resposta Sociológica: (predominou na década de 60) representa a crítica ao legado psico-médico, e defende uma construção social de necessidades educativas especiais.
Abordagens Curriculares: (predominou na década de 70) enfatiza o papel do currículo na solução e, para alguns escritores, eficazmente criando – dificuldades de aprendizagem.
Estratégias de Melhoria da Escola: (predominou na década de 80) enfatiza a importância da organização sistêmica detalhada na busca de educar verdadeiramente.
Crítica aos Estudos da Deficiência: (predominou na década de 90) frequentemente elaborada por agentes externos à educação, elabora uma resposta política aos efeitos do modelo exclusionista do legado psico-médico.
Um acordo foi celebrado em 25 de agosto de 2006 em Nova Iorque, por diversos Estados em uma convenção preliminar das Nações Unidas sobre os direitos da pessoa com deficiência o qual realça, no artigo 24, a Educação Inclusiva como um direito de todos. O artigo foi substancialmente revisado e fortalecido durante as negociações que começaram há cinco anos. Em estágio avançado das negociações, a opção de educação especial (segregada do ensino regular) foi removida da convenção, e entre 14 e 25 agosto de 2006, esforços perduraram até os últimos dias para remover um outro texto que poderia justificar o segregação de estudantes com deficiência. Após longas negociações, o objetivo da inclusão plena foi finalmente alcançado e a nova redação do parágrafo 2 do artigo 24 foi definida sem objeção.
Cerca de sessenta delegações de Estado e a Liga Internacional da Deficiência (International Disability Caucus), que representa cerca de 70 organizações não governamentais (ONGs), apoiaram uma emenda proposta pelo Panamá que obriga os governos a assegurar que: as medidas efetivas de apoio individualizado sejam garantidas nos estabelecimentos que priorizam o desenvolvimento acadêmico e social, em sintonia com o objetivo da inclusão plena.
De acordo com o Seminário Internacional do Consórcio da Deficiência e do Desenvolvimento (International Disability and Development Coneito, nos seguintes termos:
Reconhecruturas, sistemas e metodologias de ensino atendam as necessidades de todas as crianças; 1. misture a manteiga, as gemas e o açúcar
2. Junte a farinha aos poucos, até formar uma massa que não grude nas mãos
Forre com a massa uma forma de torta redonda untada levemente com manteiga e fure toda a superfície com um garfo e leve ao forno pré-aquecido em temperatura média/baixa para a massa dourar, aproximadamente 15 minutos
Retire as maçãs com uma escumadeira e acrescente a gelatina à água que sobrou na panela, mexendo bemDeixe esfriar Leve à geladeira por 10 minutos ontagem:coloque o creme frio sobre a massa assada Decore com a maçã Espalhe a gelatina Leve para a geladeira Sirva gelado
Faz parte de uma estratégia mais abrangente de promover uma sociedade inclusiva;
É um procesnde ao mesmo estágio evolutivo de cada sociedade.
Estas perspectivas são descritas segundo Peter Clough:
O Legado Psico-médico ou clínico: (predominou na década de50) vê o indivíduo como tendo de algumdivíduos.
A Resposta Sociológica: (predominou na década de 60) representa a crítica ao legado psico-médico, e defende uma construção social de necessidades educativas especiais.
Abordagens Curriculares: (predominou na década de 70) enfatiza o papel do currículo na solução e, para alguns escritores, eficazmente criando – dificuldades de aprendizagem.
Estratégias de Melhoria da Escola: (predominou na década de 80) enfatiza a importância da organização sistêmica detalhada na busca de educar verdadeiramente.
Crítica aos Estudos da Deficiência: (predominou na década de 90) frequentemente elaborada por agentes externos à educação, elabora uma resposta política aos efeitos do modelo exclusionista do legado psico-médico.
Um acordo foi celebrado em 25 de agosto de 2006 em Nova Iorque, por diversos Estados em uma conve inclusão plena foi finalmente alcançado e a nova redação do parágrafo 2 do artigo 24 foi definida sem objeção.
Cerca de sessenta delegações de Estado e a Liga Internacional da Deficiência (International Disabiliam g o objetivo da inclusão plena.
Para vc resumir esse texto é simples:
– Grife as idéias principais e as organize de modo q pareça um texto
boa sorte!
Abraço
ou entao vc entra em ferramentas e clika auto-resumo
Se vc for o office 2007 vc faz os seguintes passos
“Abre o word, vai no primeiro ícone que tem o logo do office (botão office) depois opções do word
Na janela que abrir vai em personalizar e no campo “escolher comandos em” escolha a opção comandos fora da faixa de opções
Vai descendo que nessa coluna tem uma opção “ferramenta de autoresumo”
É só adicionar na barra de ferramentas e pronto”
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