Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

ME AJUDEM AQUI POR FAVOR!!!?

QUIAS AS JUSTIFICATIVAS PARA A APLIAÇAÕ DAS IDÉIAS NEOLIBERAIS NOS PAÍSES SUDESENVOLVIDOS EM GERAL E NO BRASIL EM PARTICULAR ?

*————-*

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

2 Respostas

  1. Daymiller,

    Temos que entender o cenário em que esta situação ocorreu.
    Os países latinoamericanos estavam excluídos do mercado financeiro internacional. Nos anos 1980, tivemos o que se chamou de década perdida, com as economias “patinando” e as dívidas externas “decolando”. As ideias neoliberais surgiram desde o final dos anos 1970, mas houve alguma resistência para a participação no processo, até que, em 1989, o Consenso de Washington (CW) apresentou 10 propostas que seriam a redenção, a salvação para os países subdesenvolvidos, seriam a forma possível para que voltassem a dispor de crédito e a participar do mercado financeiro internacional.
    O Brasil, em particular, se colocou mais cético e avesso ao processo. Por exemplo Chile e Argentina resolveram participar logo do novo sistema e adotaram quase que integralmente a receita neoliberal contida no CW. Coloco fora desta abordagem os países asiáticos, uma vez que o Japão deu tratamento diferente para eles. Também coloco fora desta a bordagem os países africanos, por serem detentores de economias muito pobres. Voltando ao Brasil, ainda tentamos sanar nossos problemas com planos econômicos implementados nos anos 1980 (Plano Cruzado, Verão,…), mas não logramos êxito, o que acabou deixando como alternativa a agenda neoliberal. A partir do governo Collor, em especial, entramos no bloco, e cada vez mais implementamos o receituário, mas sempre um pouco defasado, em tempo, em relação a outras economias latinoamericanas, talvez porque o Brasil disponha de uma indústria um pouco mais estruturada.

    Caso haja alguma dúvida, aponte na observação.

    BOns estudos.

Perguntas Relacionadas