Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Me ajudem por favor eu queria sabe tudo do Nelore?

Minha professora de zootecnia, passou pra mim fazer um trabalho sobre o Nelore pra explicar, eu procuro nos site mais não axo muita coisa não eu queria saber sobre sanidade alimentação, essasa coisas alguém pode me explicar?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

2 Respostas

  1. procurar na pagina da cidade de uberaba TRIANGULO MINEIRO A CAPITAL DO ZEBU , NELORE ETC….

  2. Raça zebuína de origem indiana, trazida para o Brasil do início para a metade do século XX, adaptou-se muito bem ao nosso clima e condições criatórias. Pelagem branca marmórea, esse animal é bem rústico, resiste às altas temperaturas e umidade relativa, bem como aos principais parasitos (verminoses, carrapatos, mosca do chifre, miíases, etc). A recomendação de controle sanitário desta raça é bastante semelhante ao que se recomenda às demais raças zebuínas: vacinação contra pneumoenterite aos 15 dias de idade, contra brucelose (somente as fêmeas) entre 3 e 5 meses de vida, contra carbúnculo sintomático aos 4 meses repetindo-se essa vacina aos 8 meses. Vacinar contra raiva (em regiões de ocorrência) aos 6 meses e revacinar aos 12 meses. Os animais devem ser pesados mensalmente do nascimento até completarem um ano de idade para acompanhamento do desenvolvimento ponderal (panho de peso médio). A vermifugação deve ser realizada com uma periodicidade variável em função do princípio ativo do vermífugo, o mesmo ocorrendo com o controle de miíases e carrapatos.
    A alimentação é dependente do sistema de exploração. Se for criação a pasto, deve-se dar uma mistura de sal comum com sal mineral numa prporção que varia com as concentrações do sal mineral e com o fabricante e colcoar os animais em pastagens formadas de preferência por gramíneas tropicais, especialmente as do gênero Panicum (colonião, mombaça, tanzânia, etc), do gênero Cynodon (tifton, estrela, coast cross, etc.) e as do gênero brachiaria (Brachiaria decumbens e Brachiaria brizanta). Entretanto, em todos os casos, se o pasto não for irrigado, haverá a necessidade de suplementação no inverno com forrageiras conservadas como silagens, cana-de-açúcar picada com ou sem capim e com ou sem uréia. Se não houver oferta de forragens conservadas, uma outra alternativa é preservar uma área de pasto especialmente para oferecer no inverno e, neste caso, deve-se colocar no cocho um mistura de sal mineral com uma fonte de proteína e de carbohidratos (denominado sal proteinado ou suplemento múltiplo ou mistura múltipla).
    Se o regime de criação for confinamento parcial, então os animais ficarão no pasto durante o período de disponibilidade de chuvas (na maior parte do Brasil corresponde ao verão) e durante os meses de estiagem (inverno) os animais são mantidos em um espaço restrito denominado confinamento, onde receberão alimentos concentrados (em geral a base de farelos de oleaginosas e cereais) e forragens conservadas.

Perguntas Relacionadas