Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Medo de dormir só. Por que?

Minha filha tem 16 anos, mas tem o jeito de ser menos madura que suas amigas da mesma idade. Ela tem muito medo de dormir só, é tipo um pânico mesmo, eu já tentei diversas vezes conversar com ela sobre isso, mas ela tem vergonha e sempre foge do assunto e eu não quero força-la. Ela só pega no sono com alguém do lado dela, segurando a mão dela, aí quando ela dorme eu saio do quarto, mas ela sempre acorda chorando, e tem pesadelos frequentemente. O que eu faço? Por que ela tem tanto medo?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

10 Respostas

  1. Bom, tem diversos fatores que pode influenciar o sono. De repente o costume desde pequena, algum susto que ela tenha levado, o melhor é consultar uma psicóloga. Mas também ajuda muito uma oração antes de deitar, faça com ela com as próprias palavras. Peça a proteção de Deus, agradeça a Ele tudo de bom que tiveram durante o dia. Saiba que Ele cuida de nós que não precisamos ter medo de nada, se confiamos em Deus. Devemos ter temor a Ele e não medo, é diferente. Temer a Deus quer dizer respeitá-lo, cumprir os mandamentos, amar o próximo, fazendo sempre o bem. E amar a si mesmo, assim ficaremos em paz com nossa consciência.

    Bjos!!!

  2. Falando sério… isso PODE SER uma fobia. Autofobia = Fobia de si mesmo, ou (no caso dela) de ficar sozinho.
    –Existe tratamento.
    Espero ter ajudado.

  3. Bom, eu não conheço nenhum adulto que durma na mesma cama que os pais, o que me faz acreditar que esse é um medo que passa com o tempo. E passa mesmo. “Dormir sozinho significa que a gente está crescendo”, explica a psicóloga, a mesma que nos deu algumas dicas sobre como enfrentar o medo do escuro.

    Se isso faz parte do processo de crescimento ou do amadurecimento, significa que não é preciso ter vergonha em admitir o medo de dormir sozinho. Aliás, de acordo com a psicóloga, sempre que a gente tem algum tipo de medo deve contar a algum adulto de confiança. E olha só que engraçado, segundo ela, só o fato de dizer o seu temor para você pode ajudar a superá-lo. “Conforme falamos sobre nosso medo, a gente vai ouvindo aquilo e começa a perceber que aquela situação não é tão assustadora assim. E pronto, perdemos o medo”, diz.

    É claro que isso não funciona em todos os casos, por isso, vamos aprender algumas estratégias para superar a angústia de dormir sem os pais. Pense só que legal vai ser poder dormir na casa daquele seu colega da escola na maior tranquilidade. Vocês vão se divertir bastante e depois tirar aquela soneca boa.

    A explicação para o medo

    Geralmente quem tem medo de dormir sozinho acredita que não vai conseguir se defender se alguma coisa acontecer durante a noite. “Durante o dia a criança sempre tem um adulto por perto, o que traz segurança. À noite, quando ela está sozinha, pode se sentir indefesa”, afirma a psicóloga.

    Outro motivo de não conseguirmos dormir sozinhos pode ser o hábito. Alguns pais, com medo de que algo ruim aconteça aos filhos e eles não possam ajudar, deixam a criança ficar na mesma cama. Atitude que, segundo Suzy Camacho, não é boa e pode dificultar ainda mais o processo de dormir sozinho. “A criança fica acostumada a dormir sentindo aquele calor do corpo da outra pessoa”, diz.

    Ou seja, dormir no quarto dos pais está proibido. Mas não precisa ficar desesperado: seguindo algumas as dicas você logo, logo vai começar a curtir o soninho em sua própria cama a noite inteirinha.

    Como enfrentar

    Dormir no quarto dos pais está proibido, mas eles podem dormir no seu até que você se acostume a ficar sozinho. A dica é simples, mas tem algumas regras.

    Peça para que o seu pai ou a sua mãe coloquem um colchonete ou colchão ao lado da sua cama. Vocês podem aproveitar para conversar um pouco sobre o dia, contar alguma história. Só não vale ficar segurando na mão ou dormir na mesma cama, que não vai adiantar em nada. Aí, quem estiver com você espera até o seu sono chegar, fica lá mais um pouquinho e depois vai embora.

    No começo pode ser um pouco difícil, talvez você acorde no meio da noite e se assuste. Se isso acontecer, não se preocupe e chame seus pais. Com o tempo você nem vai perceber que a pessoa saiu do seu quarto.

    É importante também que você durma e acorde no mesmo lugar. “Muitos pais deixam a criança dormir no quarto do casal e depois a levam para a cama. Isso não é bom porque na manhã seguinte ela pode não entender como foi parar ali”, explica Suzy Camacho.

    Você não vai deixar de ter medo de uma hora para outra, então, faça tudo aos poucos, respeitando seus limites e dos seus pais. Quando você achar que já está seguro o suficiente pode tentar dormir sozinho na casa de algum tio, ou avó. Se for passar a noite na casa de um colega e acabar ficando com muito medo, converse com ele, explique a situação, diga que você ainda está se habituando a dormir sozinho. Como ele é um bom amigo, vai entender. Para distrair, vocês podem ficar conversando sobre coisas legais até cair no sono. E, se precisar, dê uma ligadinha para seus pais.

    E nada de substituir os pais pela televisão. O barulho e a luz da TV podem atrapalhar seu descanso. Aproveite a noite para relaxar e dormir. Melhor deixar os desenhos animados para o dia seguinte.

  4. Talvez ela tenha algum tipo de trauma ou algo assim tente consulta um psicologo ou psiquiatra caso nao resolva leve-a a uma igreja quem sabe ela nao esteja precisando da traquilidade de Deus mas tente algum tratamento antes ok’.

  5. O melhor seria procurar um médico, estabelecer uma psicoterapia, medicamentos que colaborem no relaxamento do corpo e da mente, na hora de dormir. Espero tê-lo ajudado….OK? Martha Pelotas, RS

  6. Olha, ela deve ter passado alguma coisa em criança ou anda vendo muito filme de terror.
    Aliás, nem é só isso, pq minha filha com idade próxima passa por isso e não é nenhum dos motivos acima…
    Mas, se eu te disser o que pode ser, vc iria acreditar?*.*

  7. Oi,

    Eu tive esse “medo” até os 8 anos.Sumiu sem mais nem menos!
    Acho q no caso de sua filha já passou da hora de buscar ajuda terapeutica,pois as causas podem ser inúmeras.

    bjosss

  8. Um dos grandes segredos da vida, de um modo geral ( e este se aplica aos relacionamentos ), é saber escolher entre duas situações, agindo com sensatez. O que muitos pensam é que, para isso, devemos ser apenas racionais. Puro engano. Podemos e até devemos levar em consideração nossos sentimentos e intuições. A decisão equilibrada combina razão com emoção.

    Às vezes, evitamos falar sobre algo aparentemente pequeno e sem importância para não parecermos sensíveis demais para nossa companhia. Não damos valor a algo que, sendo deixado de lado, pode vir a crescer e perturbar uma boa convivência. É necessário conhecermos bem nossos limites de desagrado.

    Assumindo a tristeza, a mágoa e a raiva, você terá oportunidade de olhar para sua vida como ela é hoje. Apesar da raiva, aproveite essa fase para refletir sobre sua vida, suas escolhas, seus projetos, seus desejos. Que coisas boas você pode escolher fazer por você e sua vida a partir de agora. A raiva pode ser boa fonte de energia se você souber usá-la. Direcione-a às suas metas e desenvolva-as com garra.

    Viva a diferença. Você talvez só precise ousar um pouco, mas sempre com delicadeza, respeitando seus limites. Cada um com seu estilo.

    Ter medo do novo é mais do que normal. O que não é possível é se deixar paralisar e se tornar refém dos próprios preconceitos.

Perguntas Relacionadas