Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Mencione 3 características da religião ortodoxa.?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

5 Respostas

  1. Olá

    A Igreja Ortodoxa acabou assimilando muito do misticismo das religiões pagãs eslavas e gregas, desenvolvendo desta forma suas próprias doutrinas e sua própria liturgia, muito mais intrincadas e ritualísticas do que as da Igreja Católica. Cada detalhe de uma missa ortodoxa é imbuído de um profundo significado místico.

    • Igreja Ortodoxa também difere na hierarquia em relação à Católica. A liderança dos ortodoxos não é constituída por apenas uma pessoa, como no caso dos católicos, que se curvam perante apenas um Papa. A Igreja Ortodoxa é liderada por um Conselho de Arcebispos, cujo número tem variado muito ao longo do tempo, mas este número geralmente gira em torno de doze. Muitas vezes, porém, o Arcebispo de Constantinopla acaba agindo como líder no caso de um impasse na resolução do Conselho de Arcebispos. Antigamente a Bavária, e agora toda a Baviera, representa um dos Arcebispados, e o assento do arcebispo localiza-se na Catedral de São Basílio, em Budapeste.

    • São Basílio é o patrono da Igreja Ortodoxa no Reino da Baviera, pois foi o monge que levou os dogmas ortodoxos para os habitantes da região durante o período de dominação bizantina, no século VIII. Também na Igreja Ortodoxa existem ordens monásticas, como a Ordem de Obertus, com sede em Constantinopla, que conta com alguns monastérios na Baviera. “Obertus” significa, em grego, “segredo”, e a ordem é responsável por manter um enorme acervo de textos de filósofos gregos e árabes, considerados perdidos nesta época.

    • Outra das mais importantes características da Igreja Ortodoxa reside na Iconoclastia. A Iconoclastia é um dos principais dogmas dos ortodoxos e foi resultado de uma revolta entre duas correntes teológicas em Constantinopla no século VII. Basicamente, a Iconoclastia roga que nenhuma imagem pode ser imbuída do significado divino que ela representa, porque isto faria com que o fiel deixasse de adorar o ideal, para adorar o ídolo; este é um dos maiores pecados que um cristão pode cometer

  2. Só tres? Então segue aí:
    1) é permitido aos padres da Igreja Ortodoxa que se casem e tenham filhos

    2) a Igreja Ortodoxa proíbe a execução e adoração de estátuas, mas não de pinturas.

    3) A Igreja Ortodoxa é liderada por um Conselho de Arcebispos, cujo número tem variado muito ao longo do tempo, mas este número geralmente gira em torno de doze

  3. – A liturgia ortodoxa está escrita em grego;
    – A Igreja Ortodoxa não exige dos seus sacerdotes o celibato;
    – A Iconoclastia é um dos principais dogmas dos ortodoxos e foi resultado de uma revolta entre duas correntes teológicas em Constantinopla no século VII. A iconoclastia determina que nenhuma imagem pode ser imbuída do significado divino que ela representa, porque isto faria com que o fiel deixasse de adorar o ideal, para adorar o ídolo. Este é considerado um dos maiores pecados que um cristão ortosoxo pode cometer. Portanto, nenhum artesão pode fazer uma estátua de um santo, pois teria como objetivo representá-lo à perfeição, tentando desta forma conceder à estátua a característica divina do santo. Já quando um artesão faz uma pintura de um santo, ele, deliberadamente, já não está buscando representá-lo de forma perfeita, pois um desenho não compreende as três dimensões de uma imagem real. Assim sendo, por causa da iconoclastia, a Igreja Ortodoxa proíbe a execução e adoração de estátuas, mas não de pinturas. Em alguns casos, para frisar a característica efêmera de uma pintura, periodicamente artesãos pintam, nas paredes das igrejas, desenhos novos em cima dos antigos. A Iconoclastia também é um dos motivos do desenvolvimento dos belíssimos mosaicos bizantinos que adornam as igrejas ortodoxas.

  4. As diferenças entre a Religião Católica e a Igreja Ortodoxa

    <http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&safe=off&q=ortodoxa+site%3Awww.montfort.org.br&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=

    Apesar das semelhanças, as diferenças doutrinárias são profundas, conforme abaixo resumidas.

    a – Primazia e infalibilidade papal: A Igreja Ortodoxa não aceita, de forma alguma, tanto a primazia como a infalibilidade do bispo de Roma, o Papa, conforme definido pela Igreja Católica.

    b – Espírito Santo: pela doutrina católica, o Espírito Santo, terceira pessoa da Santíssima Trindade, procede do Pai e do Filho, definido no Concílio de Nicéia, enquanto que, para os ortodoxos, o Espírito Santo só procede do Pai.

    c – Juízo particular: a Igreja Ortodoxa não aceita o Juízo particular imediatamente após a morte, como ensina a Igreja Católica, admitindo somente o Juízo Universal; conseqüentemente, a Igreja Ortodoxa não admite a existência do purgatório nem do limbo, bem como não aceita as indulgências.

    d – Imaculada Conceição: Nossa Senhora, para os ortodoxos, foi concebida com o pecado original, enquanto que a Igreja católica sempre defendeu o contrário, definido por Pio IX como dogma, em 1854.

    Algumas diferenças relativas à liturgia, ao culto, aos sacramentos e à disciplina eclesiástica:

    a – Para os ortodoxos, a consagração do pão e do vinho é realizada no Prefácio da Missa, e não no Canon, com as palavras pronunciadas por Nosso Senhor na última Ceia, conforme a liturgia católica.

    b – Na Igreja Ortodoxa não há as tradicionais devoções da Igreja Católica, como a comemoração de Corpus Christi, do Sagrado Coração de Jesus, a cerimônia da Via Crucis, o culto ao Imaculado Coração de Maria, Rosário, e outras.

    c- Os ortodoxos só aceitam ícones nos templos.

    d- Para os ortodoxos, o Sacramento do Matrimônio é ministrado pelo padre, enquanto que para a Igreja Católica, os ministros são os nubentes.

    e – Os sacerdotes ortodoxos têm liberdade de optar entre o celibato e o matrimônio, enquanto os sacerdotes católicos são celibatários.

    A Missa é um ponto semelhante: em ambas renova-se o sacrifício do Calvário. A Igreja ortodoxa segue a Missa composta por S. João Crisóstomo, portanto válida, embora ilícita, pela separação que há com o Papa.

    A relação entre os líderes de ambas, pelo que foi visto em Assis, é cordial. Porém, você pode notar que as diferenças doutrinárias são profundas e que, para suplantá-las, é necessária uma verdadeira conversão.

    Nosso Senhor Jesus Cristo, na parábola do Bom Pastor, referindo-se às ovelhas que se encontram fora do seu aprisco, disse: “… é preciso que eu as traga e elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor” (S. João 10, 16).

    Com tais palavras Nosso Senhor exprime um desejo ou uma oração para que todos se submetam aos ensinamentos que Ele nos deixou, sob a orientação de um só pastor, Pedro e seus sucessores, e não de vários, ou de quaisquer pastores. Para isso é necessário, antes de tudo, professar a mesma e única doutrina por Ele ensinada. Essa é a única tentativa de união.

    In corde Iesu semper
    Marcelo Fedeli

Perguntas Relacionadas