Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

meu nenem é adotado, tem 1 ano, como faço pra contar pra ele que é adotado? é cedo ainda ou ja devo ir falando?

Sei que ele é novinho pra isso, mas nao era bom eu ir falando devagar pra ele? quando ele começar entender tenho medo que ele sofra e tambem de nao saber como falar

obrigada

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

30 Respostas

  1. Só conte para ele quando ele tiver discernimento suficiente para entender o que é adoção.

  2. QUERO É VER SII VC FALAR AGORA SII ELE VAI INTENDER DEIXA ELE TER UNS 7 A 10 AI VC POD CONTAR

  3. na minha opinião espera ele completar 4 anos…se coloca no lugar dele e a decisão é só sua.
    abraço.

  4. Viviane, vc tem uma idéia boa, ao meu ver, se ele crescer sabendo não será nenhuma surpresa, e sempre falando com muito amor ele vai entender direitinho e vai crescer bem acostumado com a idéia…no meu caso, eu iria contando mas evitaria ficar repetindo muitas vezes…Um abraço!

  5. espera um pouco ele começar a intender melhor as coisas
    e já vai ta na hora de ir contando..
    é Bom contar quando é pequeno ainda.

  6. Ele ainda é muito bebe!
    mas tenho uma amiga que tem uma bebe que ja esta com 3 anos, ela desde que aprendeu a falar, ela diz pra ela sempre assim:
    meu bebe vc sabia que vc é um presente que Deus me deu sabia?
    da maneira mais carinhosa!

  7. Acho muiiiito cedo, afinal o bebê não vai entender oque é isso, nem porque aconteceu!

    É interessante você esperar mais um tempo, para que ele entenda oque se passa!

    Se você achar que não dá conta, procure um pscicologo e tenha uma orientação profissonal para que nenhuma das partes sofra!

    Abraço e boa sorte!

  8. Espera pelo menos ele completar uns 4 anos pra poder ele te entender, pq com um ano eh muito novinho pra entender essas coisas que agente sabe que é complicado de se contar, então dá um tempinho pra ele!!
    Boa Sorte!!
    Luz no seu s2!

  9. Se Você esconder vai ser pior,é melhor ir falando aos poucos …No entanto que ele cresça sabendo !!!
    Boa Sorte !!

  10. Ainda é cedo sim, ele não vai entender, espera ele ter por volta de 4 a 5 anos e ai você começa a falar como você adotou ele mas sempre tentado passar a idéia de que apesar de adotado ele é seu filho, e que não importa de onde ele veio.

  11. É bem subjetivo, cada pessoa pensa de um jeito. Mas acho melhor vc ir falando sim. Que uma mamãe deu ele de presente pra vc e contar a história dele para seus amigos na frente dele. Deixar todo mundo ciente, afinal, isso não é nenhum constrangimento. Muito pelo contrário, é um ato de amor. E deixar pra contar só qdo vc achar que ele entende é bem pior. Pq agora, mesmo com pouca idade, ele vai entender de uma forma mais carinhosa. E nada de mimá-lo demais só por causa da adoção hein!!!

  12. Vai chegar um momento em que ele vai fazer perguntas a respeito. Tipo: Como eu nasci? De onde eu vim?
    Aquelas coisas típicas de criança.
    Então vai ser a hora certa. É o momento em que ele estará pronto p/ receber a mensagem.
    Não esqueça de falar que ele é seu filho de coração e que . . .Ai, que lindo! Sempre me sensibilizo com histórias de adoção!
    Boa Sorte,
    Seja Feliz

  13. Deixe mais um tempo quando ele crescer mais ,pois ele vai entender melhor o q vc quer dizer!!!

    parabens por sua ação

    feilicidades com seu bebe

    beijoss

  14. Aiii que dificíl einh!!?? nossa..nao fale nada agora até porque vc é mae dele..esqueca isso por uns 10 anos ..ele é teu filho,porque mae é quem cuida com amor,carinho,atencao e tudo oque vc poder oferecer..esquece isso de contar e coisas assim..deixa rolar..quando ele for adolescente pode usar isso pra achar q nao é amado ou coisas assim ..entao segure o maximo que vc poder…será bem melhor!!! quando ele for maduro o suficiente pra entender ..aiii sim vc explica!!!

    bjao e Deus vai te abencoar muito com esse coracao lindo que vc tem!!

  15. Com uns 3 aninhos já é bom ir explicando.Minha amiga tem um filho de 4 anos,e ele já sabe,tanto que sempre que perguntam,ele diz que tem 2 mães e 2 pais,mas que mora com só 1 pai e uma mãe.

  16. eu acho MEGA cedo pra falar à ele, deixa ele crescer mais um pouco,porque uma criança com apenas 1 ano de idade é muito pequena, com certeza não deve saber o que é isso ainda 🙂
    bjsbjs; boa sorte (:

  17. Bom so fale quando ele tiver noção do que é uma adoção, pode ser com 5 anos dependendo da maturidade da criança pois nessa idade na escolinha já ensinam diferentes formas de ter uma familia.E essa que vc fez e uma delas .
    Parabéns pela atitude.

  18. Ainda é cedo. Não esconda nada dela, mas também não force as coisas. Quando ela começar a perguntar sobre sua própria origem você conta com a maior naturalidade. Vai ser muito mais fácil do que vc imagina.

  19. Seu filho é muito novinho para você tocar neste assunto.
    A curiosidade da criança se acentua aos 3 anos de idade, quando ela pergunta sobre o mundo que a circunda. Tem necessidade de saber sobre a origem das coisas e sua própria origem. Portanto, o período infantil é o mais propício para contar a verdade.
    Leia tudo que puder sobre os passos da infância(sobre como funciona a cabecinha deles em cada fase)Beijos e boa sorte!!!

  20. Filho do coração!!!

    Olha, eu acho que é cedo pra sair falando: “vc é adotado!”
    Acho que agora é a hora de vc apelar pro lado lúdico do tema.
    Dizer que ele é seu filho do coração, que vc esperou por ele por muito tempo e agora seu presente chegou ou outras coisinhas que, mesmo que não sejam claras, mais tarde, quando ele entender tudo, vai saber que vc não mentiu pra ele.

    Quando começarem mais perguntas ou quando vc achar que ele abriu uma brecha pro assunto fala que ele não veio da sua barriga mas do seu coração.

    Veja quantas resposta vc já tem hein! O bom é vc pegar o que lhe parecer melhor de todas elas e começar a aplicar com calma.

    Boa sorte e parabéns!

  21. Bidui, estou em processo de adoção na minha cidade. Na palestra com o Psicólogo e Assistente Social eles sugeriram a gente a ir treinando a falar desde cedo. Dizem que a gente não pode transmitir insegurança nem dúvida então na verdade ´nós é que temos que treinar, treinar e treinar para ver o melhor jeito de contar. Tipo quando ele estiver dormindo chegue perto do berço e diga que ele é uma benção, que foi um presente que te deram, como vc é feliz em te-lo como filho, enfim abra seu coração. Com o tempo vc vai ver qual das formas é a melhor para dizer a ele quando ele estiver maiorzinho e já entender alguma coisa. Existem também livrinhos infantis sobre o tema, assim será fácil introduzir o assunto. Boa Sorte!!!

  22. Eu tbém tenho uma filhinha adotada,começei bem cedo a falar com ela;que ela nasceu no meu coração para ficar mas pertinho para eu fazer carinho,sempre chamei ela de bebezinho que nasceu no coração da mamãe;quando estavamos sózinhas.Dizia filhinha vc não nasceu da minha barriguinha,nasceu no coração;falava com sinais.colocando as mãos na barriga no coração,quase todos os dias,brincando com as bonequinhas e mostrando.Quando foi p colegio eu tbém;eu falava que a amava mas ela não nasceu na minha barriga e que era um segredo nosso sempre com muito carinho;conversava então sobre os bebezinhos jogados fora;quando aparecia na tv.Um dia ela me falou mamãe sei que nasci no coração isso e adotado;respondi com carinho que sim;hj ela tem 11 aninhos;é um segredo nosso;mostrei a ela os pais biologicos e irmãos,com um medo horrivél logico;mas Graças a DEUS tenho certeza da paixão da minha filhotinha por mim,valeu a pena.

  23. uma dica é começar dizendo que o uqe une uma familia nao sao os laços de sangue, mais os sentimentos que temos pelas pessoas que estoa a nossa volta. Explique que familia são todas as pessoas que amamos. O mais importante é ir falando desde já. Que ele é filho nao da sua barriga mais do seu coração!!!!

  24. ainda eh mto cedo, naturista, ele nao tem discernimento e maturidade necessario. Ele ainda estah se acostumando com a ideia de te-lo como pai, que, claro, deve agir como um pai normal, como todos os outros. Um pouco mais tarde, lah pelos 10, 12 anos, vc conta.

    Acho bom vc contar com a ajuda de uma psicologa, para dar uma orientacao a vc e a ele, vai ser de grande ajuda

    abracos

  25. Biduí, tenha calma! A coisa mais difícil você já fez! Adotou uma criança. Acho que você deve ir contando gradativamente, aos poucos, mas com 1 ano de idade ele não vai entender! O que você pretende dizer: “Oi neném! Eu não sou a sua mamãe de verdade!?!” Deixe ele fazer uns quatro anos e vá lhe ensinando aos poucos o que é adoção, falando de como as famílias são formadas e dizendo-lhe o quanto o ama e prepare-se para muitas perguntas,porque as crianças são muito boas nisso…
    Acho muito boa e louvável a sua iniciativa, isso o ajudará bastante no colégio e em outros campos na vida, mas vá com calma e não deixe isso separá-los ou criar um abismo entre vocês.
    Grande beijo, tenha fé, Helina. 🙂

  26. com um ano se vc falar que ele é filho do et,não significará muito,espere até +- 3 anos,ou qd for para escolinha,e procure um profissional antes para te ajudar em como falar sem parecer que vc não o quer.

  27. olha amiga,ele e novinho demais,mais voce acha que eo certo contar?
    vai do seu coração, veja realmente se isso que vc quer
    olha axo que vc nao deveria contar ainda e muito cedo ele nao vai entender.
    se não tiver ninguém que conte a ele, que ele e adotado, e melhor vc nao contar ainda espere só mais um pouco, nao sepreucupe quando ele pegar mais uns anos, se vc acha que hora, conte mais deus vai lhe dar uma solução.,
    boa sorte

Perguntas Relacionadas