desejo eu proprio retificar motor cht 1.0,como proceder.melhor eh trocar okit.
Anônimo(a)
Asked: 25 de fevereiro de 20112011-02-25T07:06:46-03:00 2011-02-25T07:06:46-03:00Consertos e Manutenção
motor cht 1.0,como retificalo?
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OLÁ KARECA: Sem problemas !! Faça o seguinte:
1)Retire o motor e desmonte-o completamente, não esquecendo do marcar a posição das bielas pois elas devem voltar para o mesmo lugar onde estavam.
2) Mande o bloco para uma retífica de qualidade ( aqui em SP tem a Palmedine – proxima à Anhaia Melo e a Potencial – no Ipiranga. e mande encamisar e brunir os cilindros .
3) Mande também o virabrequim que pode ser retificado até 0,2 ( 2a retífica ) ; se um ou 2 mancais estiverem desgastados acima desta marca, podem ser “reenchidos” sem problemas; se 3 ou mais mancais estiverem desgastados acima de 0.2, troque-o por outro novo.
4) O cabeçote deve ser totalmente refeito: aplainado, esmerilhado, etc, etc. ; voce deve mandar trocar as guias de válvulas e os retentores; no caso do motor CHT voce deve mandar trocar as sedes das válvulas de descarga que costumam estar danificadas.
5) Troque o kit da corrente de comando ( corrente, engrenagens e sapata tensora )
6) Verifique a bomba de óleo, e bomba dágua e se estiverem desgastadas ou com folga, não pense 2 vezes ! Troque.
7) troque todas as mangueiras e a correia principal, troque a válvula termostática e troque os sensores de temperatura do motor ( são 2 sensores).
8) Compre o kit de casquilhos compatível com a retíica que voce fez, compre o jogo de pistões e anéis standard e mande as bielas para embuchar ( buchas de pé de biela)
9) Compre um jogo de juntas novo e …pronto !
10) Com ferramental adequado ( torquimetro, paquímetro, micrômetro, etc) remonte o motor com muita atenção …e voce terá um motor novo-de-novo !!
Ajudei?
Boa tarde
Se vc tiver conhecimento de mecânica tudo bem, caso não tenha não mexa! A colocação das camisas caso não tenha alguma ferrugem no sangue costuma dar vazamentos agua-óleo e uma tremenda dor de cabeça, Desmonte motor eixo virabrequim, bielas e cabeçote retífica neles! Bomba de óleo do cht? não hesite, troque-a junto com a engrenagem da distribuição (é quase sagrado trocar estes dois componentes neste motor). Coroa, pinhão e esticador também aproveite e coloque o kit 1.6 que elevará seu motor para 1.2 ganhando alguns cavalinhos de graça e um quase imperceptível aumento no consumo algo em torno de 10% motor cht também agradece velas e rotor novo peças que este motor exige muito devido a alta voltagem e combustão em alta turbulência. O filtro de óleo sempre da marca MANN o melhor e retentores do virabrequim e polia sempre SABÓ, a retífica vai te dar as medidas do casquilho do fixo, compre e peça para eles mesmos ajustarem as duas meias luas (casquilhos de encosto) para vc, retificas que querem agradar clientes não costumar cobrar extras por este serviço. Quanto a regulagem dos balancins sugiro ver algum tutorial no youtube passo a passo ou dar um trocado a algum amigo mecânico e deixar ele fazer o serviço, apertar biela, mancis e cabeçote com torquímetro e acostumar seu motor somente com óleo sintético ou semi, uma vez colocado mineral e o motor acostumado a este NUNCA! coloque sintético pois tem ação detergente arrancando borras das paredes do motor entupindo todo o sistema de lubrificação.
Obrigado pela dica companheiro…valeu muito!!!
abraço,